NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Geraldo Magela Duraes
   
Título(s):
[pt] Programas esportivos televisivos: contribuições para a Educação Física Escolar.
   
Instituição de Defesa: Universidade Católica de Brasília
   
Resumo(s):
[pt] Verificar as possíveis contribuições do programa Globo Esporte, apresentado pela Rede Globo de Televisão, e sua utilização nas aulas de educação física como objeto motivacional e instrumento de percepção crítica das diversas matérias jornalísticas foram os objetivos deste estudo, que trata de uma pesquisa qualitativa que dialoga com as teorias de comunicação de massa e com as abordagens da educação física, dentro de uma proposta de roteiro para análises de produtos televisivos, elaborado por FISCHER (2001, p. 99-109), que é composto de seis perguntas, as quais foram respondidas após as gravações de vinte e quatro programas, por um período de quatro semanas consecutivas. Partindo deste método, efetuou-se a descrição e análise dos programas gravados pela linguagem audiovisual citada por BABIN e KOULOUMDJIAN (1989) e a educação para a mídia como preconiza BELLONI (2001). A seguir, foram feitas contribuições e sugestões de como os Programas Esportivos poderiam auxiliar os professores nas aulas de Educação Física. Dominar a linguagem televisiva, para não ser dominada por ela e usar o Kit Tecnológico presente hoje na maioria das escolas brasileiras, bem como os programas da TV Escola, são sugestões para incorporação da televisão no contexto escolar. Uma abordagem multidisciplinar, o aumento das experiências diretas, os trabalhos práticos com o vídeo, a aprendizagem significativa, a aplicação do método compreensivo, o acompanhamento familiar e a troca de experiências são sugestões de como incorporar esses programas no cotidiano educacional. No diálogo com os autores citados e nas observações dos programas gravados, foi identificada uma predominância da tendência em fortalecer o esporte-rendimento, sendo função da Educação Física Escolar contrapor essa perspectiva e trabalhar em prol de uma consciência corporal com atividades físicas que contemplem o desenvolvimento, o prazer e a qualidade de vida. Tem-se, então, a televisão como veículo de comunicação de massa presente na vida dos brasileiros desde a metade do século passado, mostrando-se viável como uma possibilidade pedagógica a ser explorada pelos professores de educação física, principalmente os programas Esportivos Televisivos apresentados diariamente pelos canais abertos de televisão.
   
Titulação: Mestre em Educação Física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Alfredo Feres Neto
[Membro da Banca] Laercio Elias Pereira**
[Membro da Banca] Luis Otávio Teles Assumpção
   
Assunto(s):
[pt] não disponível
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Brasília - DF - BR
   
Data da defesa:
[pt] 28/11/2002
[en] 28/11/2002
   
Número de Páginas: 120
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br