NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Miriam Stock Palma
   
Título(s):
[pt] A influência da atividade física sistemática sobre o nível de autoconceito de crianças pré-escolares
   
Instituição de Defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
   
Resumo(s):
[pt] O presente estudo teve por objetivo detectar as alterações ocorridas no nível de autoconceito de crianças em idade pré-escolar, após terem sido submetidas a um Programa Sistemático de Atividade Física. O Referencial Teórico aborda a importância da atividade física para criança, sendo enfocado os aspectos mais relevantes do desenvolvimento da criança em idade pré-escolar e conceitos básicos sobre autoconceito, auto-imagem e auto-estima. O estudo é quantitativo de nível exploratório-descritivo, longitudinal, quase-experimental. A amostra final foi de 24 crianças, com idade entre 4 e 6 anos, 14 cursando o Jardim B e 10 o Jardim A de uma Creche localizada na zona urbana de Porto Alegre, RS. A avaliação do nível de autoconceito foi feita com a Escala Ilustrada da Competência e Aceitação Percebidas para Crianças Pequenas, de Susan Harter e Robin Pike (1984). O instrumento permitiu avaliar o nível de autoconceito geral das crianças, assim com as áreas de competência cognitiva, aceitação do grupo, competência motora e aceitação materna. Os dados obtidos foram interpretados estatisticamente por meio do teste t de Student e os resultados indicaram que o Programa Sistemático de Atividade Física possibilitou mudanças significativas no nível de autoconceito geral das crianças, em ambas as turmas. O mesmo ocorreu nas áreas de competência cognitiva e competência motora. Quanto à área de aceitação do grupo, as alterações foram significativas para Jardim B, e não significativas para Jardim A. Quanto à aceitação materna, não houve diferença significativa no nível de autoconceito das crianças das duas turmas. Os resultados evidenciam que, entre as inúmeras contribuições que a Educação Física pode vir a dar à criança, está a de auxiliar na construção e consolidação de seu autoconceito.
[] The purpose of this study was to detect the alterations occured in the level of self-concept of the young children, after they have been submited to a Physical Activity Systematic Program. The Bibliographic research approach on the importance of physical activity for the child, the emphasis was on the more relevant aspects of the young child development and basic concepts about self-concepts, self-image and self-esteem. The study is quantitative, descriptive-exploratory, longitudinal, almost experimental. In the final sample were twenty four children, ages between four and six years old, fourteen coursing kindergarten second level and ten coursing kindergarten first level of a day-care placed on a urban zone of Porto Alegre city, RS state. Avaliation of the self-concept level was done using The Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children - Susan Harter and Robin Pike (1984). This instrument evaluated the level of general self-concept of the children, as well as Cognitive Competence, Motor Competence, Peer Acceptance and Maternal Acceptance. Information data were statiscaly interpreted by the test t of Student and the results obtained indicated that the Physical Activity Systematic Program made significant changes in the level of general self-concept of the children, for both classes. The same occured in the Cognitive Competence and Motor Competence. In relation to Peer Acceptance the alterations were significant for kindergarten second level and no significant for kindergarten first level. On Maternal Acceptance, there was no significant difference in the level of self concept of the children for the two classes. The results showed that Physical Education can contribute in many aspects of children development. An important one is the self-concept construction and consolidation.
   
Titulação: Mestre em Ciências do Movimento Humano
   
Programa de Pós-Graduação: Ciências do Movimento Humano
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Claus Dieter Stobàus
   
Assunto(s):
[pt] não disponível
[] not available
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Porto Alegre - RS - BR
   
Data da defesa:
[pt] 12/1995
[en] 12/1995
   
Número de Páginas: 281
   
Arquivo(s):
PDF - PDF-dissertação (parte 1)
PDF - PDF-dissertação (parte 2)
PDF - PDF-dissertação (parte 3)
PDF - PDF-dissertação (parte 4)
PDF - PDF-dissertação (parte 5)
PDF - PDF-dissertação (parte 6)
PDF - PDF-dissertação (parte 7)
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br