NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Tereza Luiza de França
   
Título(s):
[en] Practical the pedagogical one in the interior of them you discipline specific of the course of Licenciatura in Physical Education and technician in sports of the Federal University of Pernambuco: capacity, possibilities and motivation in the teaching work.
[pt] A prática pedagógica no interior das disciplinas específicas do curso de Licenciatura em Educação Física e técnico em desportos da Universidade Federal de Pernambuco: capacidade, possibilidades e motivação no trabalho docente.
   
Instituição de Defesa: Universidade Estadual de Campinas
   
Resumo(s):
[en] This is a Pedagogical Practice Work. Specifically, it deals with the knowledge of specific subjects in the Physical Education course at Federal University of Pernambuco, as well as analyzes students’ performance involved in the Didatics’ constitutive elements – aims, contents, methods, evaluation – considering the possibilities offered by the teachers. The conceptual reference was based on Education Critical theories and Physical Education which reconsider and reconstruct the sense and meaning of Pedagogical Practice in regular courses and social action theories which present the components of action’s possibilities, such as hability, motivation and opportunities. One of the basic objectives of this work is to expose the main approaches that support teachers’ Pedagogical Practice from philosophical theories in the field of General Didactics and Physical Education didactic. In addition it was described instrumental and fundamental Didactics according to the literature analysis and recognizing the elements which point out the new concept of Didatics and its changes. Other basic objective was to identify the variation of the students’ action according to those currents of thoughts in didatics, emphasizing levels of habilities and teachers’ motivation as facilitators of action opportunities and facing the knowledge of Didatics’ constitutive elements (aims, contents, methods and evaluation). Questionnaires were answered by teachers and students that established relations between Didatics’ literature and what possibilities of learning teachers really offer to their students and how teachers are aware those possibilities as well as realize the limitations come from instruction in specific subjects of Physical Education course at Federal University of Pernambuco. Data make evident all possibilities of action in dealing with specific subjects’ knowledge in Physical Education course at Federal University of Pernambuco. Students are guided intensively to improve habilities and motivation in their Pedagogical Practice according to Instrumental Didatics. Considering the critical elements have already constructed in common sense about the limitations and possibilities of Instrumental Didatics. Those elements become evidente which must increase students’ action possibilities in their Pedagogical Practice during the academic studies process when students have a chance to be guided in different theoretical outlooks of Didatics.
[pt] O presente estudo insere-se entre aqueles que tratam da prática pedagógica. Aborda a questão do trato com o conhecimento nas disciplinas específicas do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco e analisa a disposição dos alunos em lidar com os elementos constitutivos da didática - objetivos, conteúdos, métodos, avaliação - considerando as possibilidades oferecidas pelos professores. O referencial conceptual foi definido tomando por base: as teorias críticas da Educação e da Educação Física que buscam repensar e reconstruir, radicalmente, o sentido e o significado do trato da prática pedagógica nos cursos de formação e as teorias da ação social que evidenciam os componentes das possibilidades da ação, entre os quais constam a capacidade, a motivação ou disposição e as oportunidades. Um dos objetivos básicos do estudo foi desvelar, a partir do conhecimento teórico produzido na área de Didática Geral e Didática de Educação Física, o que caracteriza as duas principais correntes do pensamento que orientam a prática pedagógica dos professores. Caracterizei, assim, à luz da análise da literatura, a Didática Instrumental e a Didática Fundamental, reconhecendo os elementos que apontam para a reconceptualização da Didática, na perspectiva de suas transformações. Outro objetivo básico do estudo foi identificar as possibilidades de ação dos alunos, tendo em conta essas duas perspectivas da Didática, enfocando as categorias da capacidade e motivação dos professores em oferecer determinadas oportunidades de ação no trato com o conhecimento dos elementos constitutivos da Didática, a saber: objetivos, conteúdos, métodos e avaliação. Elaborei, para tanto, questionários respondidos por professores e alunos, realizei entrevistas com professores. Tal procedimento permitiu estabelecer relações entre o que informa a literatura, o que os professores realmente oferecem aos alunos e como estes reconhecem possibilidades de ação e admitem limites impostos pelas orientações advindas das disciplinas específicas do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco. Os dados permitem evidenciar que, entre as possibilidades de ação no trato com o conhecimento, nas disciplinas específicas do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco, os alunos admitem estar sendo orientados, predominantemente, para desenvolver capacidades e motivações para a prática pedagógica, na perspectiva da Didática Instrumental. Considerando os elementos críticos, já construídos, coletivamente, acerca dos limites e possibilidades da Didática Instrumental, evidenciam-se os elementos que deverão ampliar as possibilidades de ação dos alunos, em suas práticas pedagógicas quando, no processo de formação acadêmica, os mesmos tiverem a oportunidade de ser orientados dentro de outras perspectivas teóricas da Didática.
   
Titulação: Mestre em Educação Física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Eli Frogner
[Co-Orientador] Celi Nelza Zulke Taffarel**
   
Assunto(s):
[pt] EDUCACAO FISICA
[pt] Licenciatura em Educação Física
   
Local de defesa: Campinas - SP - BR
   
Data da defesa:
[pt] 1994
[en] 1994
   
Número de Páginas: 139
   
Arquivo(s):
PDF - Dissertação
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br