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Autor: Marcelo Marcelino Fonseca
   
Título(s):
[pt] Uma visão sobre o valor da Educação Física Escolar, a partir de perspectivas imaginárias e ideológicas.
   
Instituição de Defesa: Universidade Castelo Branco
   
Resumo(s):
[en] In general terms, the objective of this study is to introduce an argumentation about the existence of a series of contradictions or incoherence between the theoretical and the practical value of Physical Education as a Curricular discipline. To achieve such objectives, this study was conceived around one central idea or principal hypotheses, that the contribution of the Physical Education professionals in their pedagogic practice, is what contributed the most to making the subject recognized in our society, with a dominant ideology, resulting from various contradicting or incoherent ideas about the value of the referred subject in the school curriculum. On the other hand, the structure that served as support to validate the strategic methodology of the present study, was of the descriptive and correlative type, and also documented analysis. Thus, in the ten public school in the city of Rio de Janeiro that were visited, the teachers, directors, student and parents were interviewed where it was sought through conversions and diversion, I discovered the existence of the contradiction or incoherence related to the theoretical and practical value of Physical Education. Besides this, I was also trying to identify the imaginary, and consequently, the ideology subjacent to this discipline. The study is with in the context of Human Motor Science, since it has as it's basis the study of theoretical and the practical, a few intentional aspects subjacent to motor conduct related to the Physical Education classes such as curricular discipline. Particularly, what is referred as the imaginary, and consequently, the existing ideology or manifestation across the "actors and actresses and the Authors" of such a social phenomenon. On the other hand, the extent of the depth of this study corresponds to: the theme of the pedagogic movement and the Philosophical line of research, anthropological, sociological, and human motor. Finally, the manifestation of a adequate study for the academic representation and professional, the study of Ludoergomotricity, because through some form, the motor conducts or the motor behaviors here stated were "seen or observed" by the society in the proportions of their life and as a creator of culture.
[pt] Este estudo objetiva em termos gerais, apresentar uma argumentação sobre a existência de uma série de contradições ou incoerências entre o discurso e a prática quanto ao valor da Educação Física como disciplina curricular. Para se chegar a tal objetivo, este estudo foi concebido em torno de uma idéia central ou hipótese principal, de que a atuação dos profissionais da Educação Física em sua prática pedagógica, é o que mais contribui para que a disciplina fique caracterizada em nossa sociedade, com uma ideologia dominante, decorrente de um imaginário marcado por diversas idéias contraditórias ou incoerentes sobre o valor da referida disciplina dentro do currículo escolar. Por outro lado, a estrutura que serviu de suporte para viabilizar a estratégia metodológica do presente estudo, foi a do tipo descritivo e correlacional, e descritiva de análise documental. Sendo assim, nas dez escolas públicas do Município do Rio de Janeiro visitadas, foram entrevistados: professores, diretores, alunos e pais, onde procurou-se através de pontos convergentes e divergentes, descobrir a existência de contradições ou incoerências relacionadas ao discurso e prática quanto ao valor da Educação Física. Além disso, procurou-se também, identificar o imaginário, e consequentemente, a ideologia subjacente sobre esta disciplina. O trabalho está inserido no contexto da Ciência da Motricidade Humana, pois tem como objeto de estudo teórico e prático, alguns aspectos intencionais subjacentes das condutas motoras relativas às aulas de Educação Física como disciplina curricular. Particularmente, o que se refere ao imaginário, e consequentemente, à ideologia existente ou manifestada através dos "atores e autores" de tal fenômeno social. Por outro lado, o âmbito de inserção deste estudo corresponde: ao da Área Temática da Pedagogia do Movimento e da Linha de Pesquisa das Dimensões Filosóficas, Antropológicas e Sociológicas da Corporeidade e Motricidade Humana. Finalmente, a manifestação do estudo mais adequada para representar acadêmica e profissionalmente este trabalho, o da Ludoergomotricidade, porque, de alguma forma, as condutas motoras ou os comportamentos motores aqui comentados, foram "vistos ou observados" pela sociedade numa dimensão da própria vida e como geradora de cultura.
   
Titulação: Mestre em Ciência da Motricidade Humana
   
Programa de Pós-Graduação: Ciência da Motricidade Humana
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Heron Beresford
[Membro da Banca] Vera Lucia de Menezes Costa
[Membro da Banca] Nilza Magalhães Macário
   
Assunto(s):
[pt] Valor
[pt] EDUCACAO FISICA
[pt] Ideologia
[pt] Imaginário
   
Local de defesa: Rio de Janeiro - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 15/04/1998
[en] 15/04/1998
   
Número de Páginas: 153
   
Arquivo(s):
PDF - dissertação (parte 1)
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