NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Leila Mara Mello
   
Título(s):
[pt] Gênero e suas implicações na corporeidade e motricidade em alunos do 1 ciclo de formação do ensino fundamental
   
Instituição de Defesa: Universidade Castelo Branco
   
Resumo(s):
[pt] Vivemos em uma sociedade em que diferentes culturas esperam comportamentos distintos entre meninos e meninas. Conseqüentemente, as definições de papeis sexuais e os comportamentos adquiridos levam as crianças a vivenciarem a própria corporeidade e motricidade, através de experiências diferenciadas, no percurso do próprio desenvolvimento. Neste entendimento, com base nas referencias bibliográficas, procuramos averiguar a existência de relações entre esquema corporal (identificação do corpo) e desempenho escolar, de meninos e meninas, do 1 ciclo de Formação, ano 3, do Ensino Fundamental, bem como estudar as percepções de gênero apresentadas pelas professoras do 1 ciclo, após analise dos resultados dos testes do esquema corporal e do desempenho escolar. A metodologia empregada foi de natureza quanti-qualitativa, privilegiando o paradigma fenomenológico-hermeneutico. Os sujeitos foram quarenta alunos de ambos os sexos, com idade de 9 anos, freqüentando escolas municipais na cidade do Rio de Janeiro, e quinze professoras que lecionavam em turmas de ciclo de Formação. Como instrumentos, aplicamos o Teste da Figura Humana nos alunos para verificarmos o marco referencial que eles tinham sobre si próprios, empregando a analise de protocolo. Utilizamos a analise e conteúdos para estudar as falas das professoras. Os resultados apontaram que o total de pontos adquiridos pelo desenho de cada criança, no Teste da Figura Humana, correspondia ao respectivo desempenho escolar. Os dados forneceram evidencias de que há uma estreita relação entre o conhecimento do próprio corpo e o desempenho escolar. Em relação as professoras, verificamos que existe um distanciamento entre a pratica e a teoria, tanto em relação ao gênero, quanto aos movimentos corporais e o desempenho escolar. As docentes não manifestam noção de que o desempenho escolar infantil depende de vivencias corporais de forma natural em interação com o meio exterior. Isto, nos permitiu inferir que a motricidade, como etapa da organização do esquema corporal necessária às crianças, ainda não é considerada pelas docentes como essencial ao desenvolvimento global da criança.
[en] We live a society in which different cultures expect different behavior between boys and girls. Csequently, the definitions of sexual role and the acquired behavior take the chuldren to live the sense of their own body and kinetics throuth differentiated experiences, in the courses of ones’s own development. In this understanding, based on the bibliographical references, we have sought after confirming the existence of relations between corporal sheme (identification of body) and school accomplishement, of boys and girls from 1st cycle the formation, 3rd year, as well as to study the gender perceptions presented by the teachers of 1st cycle, by analyzing the results of the corporal sheme and school accomplishment tests. The methodology used had quanti-qualitative nature, privileging the phenomenological – hermeneutic paradigm. The subjects of this research were forty nine year-old students of both sexes, following courses at municipal schools in Rio de Janeiro, and fifteen teachers working in the formation cycle classes. As instruments, we have applied the Test of the Human Fihure in the students, in order to verify their own rederence mark, using the protocol analysis. We have used the content analysis and contents to study the teachers’s speeches. The results showed taht the total of acquired points for each child’s picture, in the Test of Human Figure, corresponded to the respective school accomplishment. The data supplied evidences that there is a narrow relationship between the knowledge of the child’s own body and the school performance. About the teachers, we have verified that there is a distance between the practice and the theory, as well as in relation of gender as corporal movements and school accomplishment. The teachers had not manifested any notion about the infantile school performance depending on the natural form interaction within the outside world. This research allowed us to infer motility as a stage of the organization of the corporal sheme, necessary to the children, is not considered by teachers as essential to the child’s global development at it should yet.
   
Titulação: Mestre em Ciência da Motricidade Humana
   
Programa de Pós-Graduação: Ciência da Motricidade Humana
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Elaine Romero**
[Membro da Banca] Marinete dos Santos Silva
[Membro da Banca] Nilza Magalhães Macário
   
Assunto(s):
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Rio de Janeiro - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 18/07/2001
[en] 18/07/2001
   
Número de Páginas: 180
   
Arquivo(s):
PDF - dissertação (parte 1)
PDF - dissertação (parte 2)
PDF - dissertação (parte 3)
PDF - dissertação (parte 4)
PDF - dissertação (parte 5)
PDF - dissertação (parte 6)
PDF - dissertação (parte 7)
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br