NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva 3
   
Título(s):
[pt] Consciência Profissional de Professores de Educação Física da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo.
   
Instituição de Defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
   
Resumo(s):
[pt] Esta tese avalia o impacto de uma metodologia de Prática de Ensino inspirada na reflexão de Martin Heidegger a respeito do cuidar, pautada pelos princípios da aprendizagem significativa de David Ausubel e da psicologia humanista de Cari Rogers sobre a dimensão relacional de 09 (nove) alunos-mestres (a.m.) matriculados no quarto ano do Curso de Licenciatura em Educação Física. A análise grupai e as análises temáticas individuais foram organizadas em três sub-tópicos, abordando o relacionamento entre: a) a.m. e seus alunos, b) a.m. e seus pares e c) a.m. e formadora. As fontes são representadas petos planos-de-aula e relatórios pós-aula dos a.m., dos registros de observação da formadora e de outros a.m. e da transcrição das reuniões grupais semanais, durante um semestre letivo. O estudo infere que os princípios propostos mostraram-se capazes de estimular a reflexão sobre a própria prática, tendo-se percebido progressos nas auto-percepções técnica e emocional dos a.m.. Além de conter um relato detalhado da trajetória percorrida por cada a.m., a pesquisa resultou em lições úteis aos formadores de professores: 1) é recomendável avaliar o a.m. conjugando-se a atenção ao discurso com a observação da ação; 2) a organização dos a.m. em duplas, exceto durante as regências, mostrou-se valiosa para seu desenvolvimento pessoal recomendando que as habilidades para tecer e receber críticas recebam especial atenção durante o processo formativo; 3) a escolha dos procedimentos didáticos dos a.m. baseou-se num perfil de professor que desejavam, nas suas representações sobre os alunos e na crença sobre as possibilidades de resultados oferecidas por diferentes estilos de ensino; 4) existe ligação entre dificuldades relacionais com os alunos e percepção negativa sobre os mesmos, parecendo ser o autoritarismo e a não aceitação dos alunos as características que mais prejudicam um relacionamento positivo, como também existe ligação entre relacionamento positivo e percepção positiva; 5) a ansiedade, a instabilidade ou perda do controle emocional perante a classe parecem não resultar negativamente sobre o comportamento do grupo desde que compensadas por atitudes relacionais positivas do a.m., principalmente a demonstração de interesse pela classe; 6) o a.m. deve ser incentivado a insistir em interações que visem estabelecer comportamentos socialmente aceitáveis dos alunos; 7) parece não ser recomendável buscar-se formar um tipo uniforme de professor.
   
Titulação: Mestre em educação
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Joel Martins
   
Assunto(s):
[pt] EDUCACAO
   
Local de defesa: São Paulo - SP - BR
   
Data da defesa:
[pt] 1991
[en] 1991
   
Número de Páginas: 316
   
Arquivo(s):
PDF - dissertação
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br