NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Valeria Manna Oliveira
   
Título(s):
[pt] O jogo no contexto da Educação Física como estratégia de intervenção pedagógica para a pessoa deficiente mental.
   
Instituição de Defesa: Universidade Estadual de Campinas
   
Resumo(s):
[en] The aim of this study is to contextualize and analyse the game as a human activity, having in mind the implementation of a strategy of na orientated pedagogycal intervention to mentally handicapped children in the ambit of Physical Education. It justify itself by the worry with the teaching question an dthe development of mentally handicapped children, with the purpose to making possible for them to enjov motor, cognitive, social, affetive and cultural experience that game can proportionate, besides providing variation suggestion and games adaptation to Physical Education professionals. The project was realized en the “Program that Attend Disabled People of the Federal University of Uberlândia. To reach our proposed goal, the procedures considered basically on the application of games and circuit in twenty-two meetings, counting with family interview, anemmesis and classes, with one groups of five children with Down Syndrome, with age between nine and eleven years old. This is a qualitative research, kind of study case, wich the procedure to collect the dates was a participant observation, registred through photos, films and notes in a camp diary. The work that leaded this study made possible critical consideration about the concrete practical and the question that refers to the mentally handicapped people. The results demonstrated that the game, as a strategy of a pedagogical intervention, can contribute to the development of these people and represent an important aid to a reflection and practice of the professionals that work in the area of Adapted Physical Education.
[pt] O presente estudo teve como objetivo contextualizar e analisar o jogo como atividade humana, tendo em vista a implementação de uma estratégia de intervenção pedagógica orientada para criança deficiente mental no âmbito da Educação Física. Ele se justifica pela preocupação com a questão do ensino e o desenvolvimento de crianças deficientes mentais, com intuito de lhes possibilitar viver experiências motoras, cognitivas, sociais, afetivas e culturais que o jogo pode proporcionar, além de fornecer sugestões de variações e adaptações de jogos aos profissionais de Educação Física. O projeto foi realizado no Programa de Atendimento à Pessoa Portadora de Deficiência, da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia. Para atingir o objetivo proposto, os procedimentos consistiram basicamente na aplicação de jogos e circuitos em vinte e dois encontros, contando entrevistas com a família, anamnese e aulas, com um grupo de cinco crianças portadoras de Síndrome de Down, com idades entre nove e onze anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, cujo procedimento para coleta de dados foi a observação participante, registrada através de fotografias, filmagens e anotações em diário de campo. As obras que nortearam este estudo possibilitaram refletir criticamente sobre a prática concretizada e as questões referentes às pessoas deficientes mentais. Os resultados demonstraram que o jogo, como estratégia de intervenção pedagógica, pode contribuir para o desenvolvimento dessas pessoas e representar um importante recurso para a reflexão e a prática dos profissionais que atuam na área de Educação Física adaptada.
   
Titulação: Mestre em Educação Física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Edison Duarte
[Membro da Banca] Silvana Maria Blascovi de Assis**
[Membro da Banca] José Luiz Rodrigues**
   
Assunto(s):
[en] Educative games
[en] Physical education
[en] Mentally handicapped
[pt] Jogos educativos
[pt] Educação física
[pt] EDUCACAO FISICA
[pt] Deficiência mental
   
Local de defesa: Campinas - SP - BR
   
Data da defesa:
[pt] 27/11/2000
[en] 27/11/2000
   
Número de Páginas: 146
   
Arquivo(s):
PDF - Dissertação (Parte 1)
PDF - Dissertação (Parte 2)
PDF - Dissertação (Parte 3)
PDF - Dissertação (Parte 4)
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br