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Autor: Wagner Willian e Sá
   
Título(s):
[en] Influence os a program of specific physical training on balance and motor coordination in children beginning in the judo
[pt] Influência de um programa de treinamento físico especifico no equilíbrio e coordenação motora em crianças iniciantes no Judô
   
Instituição de Defesa: Universidade Castelo Branco
   
Resumo(s):
[en] The present study examined the influence of the specific physical training program upon balance and bilateral motor coordination of beginner students of judô. Their age varied from eight to 12 years. The program was taken into practice for a period of 36 sections three times a week. There were three schools of judô in the West Zone in the district of Rio de Janeiro. It was a sample adding up to 53 children, all malles, in which the research was realized. The sample was separate in two different groups, being 26 in the experimental group (EG) and 27 in the control group (CG). The participants´ ranged in age from eight to 12 years the average age was 10,2 years EG and 8,9 months for the CG. Previously to the addmitance to the progra, the program the participants were evaluated through descriptions of their basic activities including judo´s practice time. The evaluation of the balance and motor coordination was taken through sub-items 2 and 3 of the of Bruininks – Oseretsky motor proficiency test (1978) applied in two defferent moments such as: basiline data and after the program ended. The hypotheses were analyzed while the test t of student was being applied. The results as shown revealed no differences between groups wich p< 0,05 (inter-group), after the application of the specific physical training program. However, when compared intra-group a significant difference as shown being p<0,05 by the experimental group and control one. For the performance in the bilateral motor coordination factor (inter-group) the data revealed significant difference for p < 0,05 between the groups after the physical activity program, being the EG better in performance in the motor coordination tests. It was concluded that the specific physical training program, simultaneously with the judô classes, had positive influence only to improve upon the performance of bilateral motor coordination, but not the balance domain in EG. It was inferenced through theorectic notion that the judo´s practice by itself produces changes in the balance point, improving the normal balance competence of the individual´s practice.
[pt] O objetivo do presente trabalho foi verificar a influencia de um programa de treinamento físico especifico sobre o equilíbrio e a coordenação motora bilateral de alunos iniciantes na pratica do judô de oito a 12 anos de idade. O programa foi orientado três vezes por semana durante 36 sessões/aulas em três escolas de judô da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, totalizando uma amostra de 53 crianças do sexo masculino divididas em dois grupos, sendo 26 no grupo experimental (GE) e 27 no grupo controle (GC). A media de idade dos participantes foi de 10,2 anos GE e 9,6 GC, e o tempo de pratica no judô esteve em 7,12 meses para o GE e 8,9 meses para o GC. A avaliação do equilíbrio e coordenação motora foi tomada através de formulário de coleta de dados e dos subitens 2 e 3 do teste de proficiência motora de Bruininks – Oseretsky (1978) aplicado em dois movimentos distintos como: pré-teste e pós-teste em ambos os grupos. As hipóteses foram analisadas aplicando-se o teste t de Student. Na performance de equilíbrio não houve diferença entre medias significativa para p <0,05 entre os indivíduos do grupo experimental e os indivíduos do grupo controle (intergrupo), após a aplicação do programa de treinamento físico especifico. Entretando, quando comparado intragrupo houve diferença significativa para p<0,05 nas medias obtidas pelo grupo experimental e controle.os resultados da performance de coordenação motora bilateral (intergrupo) mostraram haver diferença entre medias significativa para p<0,05 entre os indivíduos do grupo experimental e os indivíduos do grupo controle, após a aplicação da atividade física orientada, porem, quando analisadas intragrupo, apenas o GE obteve diferença significativa entre médias, quando da mensuração, temporalmente distinta na mesma amostra. Concluiu-se que o programa de treinamento físico especifico, simultâneo com as aulas de judô, teve influencia positiva para aumentar somente a performance de coordenação motora bilateral, não influenciando, entretanto, na performance de equilíbrio no GE, quando comparados com o CG. Observou-se que a pratica de judô por si só modifica a variável de equilíbrio, fazendo com que ocorra a melhora da mesma.
   
Titulação: Mestre em Ciência da Motricidade Humana
   
Programa de Pós-Graduação: Ciência da Motricidade Humana
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] João Santos Pereira
[Membro da Banca] Estélio Henrique Martin
[Membro da Banca] João Marinonio Aveiro Cameiro
   
Assunto(s):
[pt] Judô
[pt] Equilíbrio
[pt] Exercícios orientados
[pt] EDUCACAO FISICA
[pt] Coordenação motora
[en] Guided exercises
[en] Judô
[en] Balance
[en] Motor coordination
   
Local de defesa: Rio de Janeiro - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 02/04/2002
[en] 02/04/2002
   
Número de Páginas: 137
   
Arquivo(s):
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