NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Vera Helena Valente Leirião
   
Título(s):
[pt] Educação à distância metodologia alternativa de ensino a pais de crianças com fissura
   
Instituição de Defesa: Universidade Federal de São Carlos
   
Resumo(s):
[pt] Muitos estudos têm apontado para um atraso no desenvolvimento lingüístico e não lingüístico das crianças com fissura lábio-palatina e para a necessidade de uma orientação familiar que tenha início o mais cedo possível e que seja gradual e constante. Essa orientação deve ser dada por uma equipe de profissionais, mas num país com as características do Brasil isto é impossível para a maioria da população. O presente trabalho visa preencher esta lacuna, e tem como objetivos identificar e sistematizar informações e habilidades a serem transmitidas aos pais de crianças com fissura lábio-palatina que pudesse ser aplicado à distância. Para atingir esses objetivos sistematizamos as observações extraídas da experiência de 12 anos de trabalho com crianças com fissura. Fizemos o levantamento bibliográfico relacionado com fissura, alimentação, comunicação e audição buscando sempre a melhor forma de transmiti-los aos pais. Elaboramos um programa com 10 unidades visando orientá-los sobre: alimentação, audição e desenvolvimento da linguagem. Construímos também uma estratégia para aplicação deste programa à distância
[en] Several studies have shown that children born with cleft lip and palate present delays during linguistic and nonlinguistic development. Such information indicates the need of these children for an early, gradual and continuous family orientation programo To be effective such orientation program should be done consistently by a team of professionals, what in unlikely to be possible in a country wi th the continental dimensions and socio-economic problems such as Brazil. The present study was an attempted to meet this needs with the development of a Orientation program by mail. Our purpose was the identification of information and skills that could be systematically long distance transmitted to the parents of children with cleft lip and palate. For this study longitudinal observationsjreports of parenta 1 concerns over a period of 12 years of a family orientation program at Centrinho were made. A literature review of other existing program was performed and used to develop a ten units booklet with the purpose of guiding parents regarding feeding, hearing, speech and language development of children born with malformations. A strategy for orienting families at distance will be discussed.
   
Titulação: Mestre em educação especial
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Nivaldo Nale
   
Assunto(s):
[pt] Não disponível
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: São Carlos - SP - BR
   
Data da defesa:
[pt] 1995
[en] 1995
   
Número de Páginas: 79
   
Arquivo(s):
PDF - Dissertação
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br