NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Katia Cristina Montenegro Passos
   
Título(s):
[pt] O lúdico essencial e o lúdico instrumental:o jogo nas aulas de educação física escolar.
   
Instituição de Defesa: Universidade Gama Filho
   
Resumo(s):
[en] This study is inserted in the line of research action and formation of the Physical Education and Leisure professional, developed in the Physical Education Máster Programa t Gama Filho University. The research aims were: to analyse the activities develop in elementary school Physical Education classes, considering the aspects that enable the development of personality and language: ludicrous activities (interaction and roles interchange) and participation (cooperation and decision-making); to identify and to understand the representations used by Physical Education teachers to guide their pedagogical behavior; to elicit the convergences between representations and teachers practice. The investigation was carried out descriptively and the analysis was developed according to a qualitatively approach. The instruments employed were direct and systematic observation and semi-structured interviews. Third and fourth degree teaches of Elementary School, and the classes developed by them were the sample elements. The conclusion was the concept of Physical Education that permeated teachers pedagogical behavior was sweetening-socialization, having control as its main representation. In general, teachers instrumentalize the game for the sake of a social getting along inside the current world order, abandoning the essential ludicrous activities-fundamental element for human beings.
[pt] Este estudo encontra-se inserido na linha de pesquisa Ação e Formação do Profissional de Educação Física e Lazer desenvolvida no Mestrado em Educação Física da Universidade Gama Filho. Os objetivos do estudo foram: analisar as atividades desenvolvidas nas aulas de Educação Física Escolar do 1º Grau, quanto aos aspectos que viabilizam o desenvolvimento da personalidade e da linguagem: ludicidade (interação e troca de papéis) e participação (cooperação e tomadas de decisões); identificar e compreender as representações com as quais os professores de Educação Física Escolar orientam a conduta pedagógica; verificar as convergências e divergências entre as representações e a prática do professor. A investigação foi do tipo descritiva e a análise foi desenvolvida segundo uma abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados foram a observação direta e sistemática e a entrevista semi-estruturada. A amostra constituiu-se de professores de Educação Física de 3ª e 4ª séries do 1º Grau e das aulas desenvolvidas por eles. Concluiu-se que a concepção de Educação Física que permeou a conduta pedagógica dos professores foi a docilização-socialização, cuja representação orientadora foi o controle. Os professores instrumentalizam o jogo para a convivência social dentro da ordem do mundo atual, abandonando o lúdico essencial, elemento fundamental para o ser humano.
   
Titulação: Mestre em Educação Física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Vera Lucia de Menezes Costa
[Membro da Banca] Helder Guerra de Resende
   
Assunto(s):
[en] Imaginary social
[en] Nature
[en] Trekking
[pt] Esporte de aventura
[pt] Imaginário social
[pt] Natureza
[pt] Caminhada
[pt] EDUCACAO FISICA
[en] Sports adventure
   
Local de defesa: Rio de Janeiro - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 08/1995
[en] 08/1995
   
Número de Páginas: 147
   
Arquivo(s):
PDF - Dissertação (parte 1)
PDF - Dissertação (parte 2)
PDF - Dissertação (parte 3)
PDF - Dissertação (parte 4)
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br