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Autor: Leila Mirtes Santos de Magalhães Pinto
   
Título(s):
[pt] A recreação/lazer e a Educação Física: a manobra da autenticidade do jogo.
   
Instituição de Defesa: Universidade Estadual de Campinas
   
Resumo(s):
[pt] Em quatro capítulos, este estudo qualitativo debruça-se sobre as inquietações que afligem as relações estabelecidas entre Recreação/Lazer e Educação Física, as quais envolvem a formação e ação de profissionais de Educação Física na atualidade, procurando compreender os limites e significados dessa relação. Inicialmente, apresenta a problemática do estudo, que incide sobre dois eixos principais: o das divergências terminológicas/conceituais e o das divergências quanto à abrangência de ação das áreas em questão. Apoiando-se em princípios hermenêuticos (RICOUER, 1988) e seguindo as trilhas do estudo curricular, procurou-se desmistificar a consciência enquanto ilusão, tendo também como meta compreender as intenções ocultas na aparência do fenômeno e a busca de novos sentidos para a realidade estudada. A investigação seguiu a linha de raciocínio dialético, considerando a linguagem como exigência metodológica. Assim, a partir da simbologia que envolve o fenômeno, foram identificados signos, no esforço pela compreensão da arquitetura de sentidos que os sujeitos dão à realização de seus discursos e ações enquanto obra. Para isso recuperou narrativas, documentos e literatura que testemunham o vivido pelas relações estudadas, em especial num curso de graduação em Educação Física no País. O segundo capítulo reúne as reflexões realizadas revelando a mistura de opostos que unem o jogo e o corpo - pontos de partida da Recreação/Lazer e da Educação Física -, focalizando a contemporaneidade vivida na cultura como um todo e, sobretudo, na Escola. Das análises realizadas resulta o terceiro capítulo que mostra indicativos, embora não conclusivos, desvelados no estudo. Esses mostram que a atualidade é regida pelo sistema de racionalização dentro dos princípios da lógica de produção nos moldes da cultura industrial capitalista. Em decorrência, o jogo e o corpo cada vez mais são disciplinados, acomandados pelas iniciativas da diversas instituições e, dentre elas, a Escola. As manobras efetuadas, sustentadas pelo "jogo" do ser/ter/poder/saber, jogados na atualidade, manipulam desejos, anseios e possibilidades do jogo e do corpo condicionando-os às metas, muitas vezes estabelecidas fora de seus próprios domínios. Nesse conturbado cotidiano surgem, entretanto, algumas pistas anunciando o 'jogo' das resistências que são básicas para a transformação da realidade. O desafio emancipador fez com que o quarto e último capítulo trilhasse pelos veios revolucionários revelados, buscando recuperar sentidos que possam indicar possibilidades de mudanças. A reflexão efetuada mostra que o ponto de chegada do estudo indica pontos de partida para outros aprofundamentos, necessários à compreensão da problemática estudada.
[en] This qualitative study discourses about problems that are nowadays affecting the relationships between Recreation/Leasure and Physical Education, considering in special the professional preparation of Physical Education teachers. The study tried to understand the limites and meanings of this relationship. Initially, it was presented the problem of the study, which is centered around two principal axis: the terminological/conceptual divergences and the windeness of actions of the areas in question. Based on hermeneutic principles (Ricoeur, 1988.) and following the ways of curricular study, the chapter inquires for understanding the hidden intentions of the apparent phenomenon, searching to unveil the conscience while illusion, trying to find new meanings for the reality. The investigation, following the dialectical rationality, considered the language, mode of speech, as a methodological requirement. Thus, starting from the symbological manifestations of the phenomenon it was identified signs, to understand the arquiteture of the meanings that persons give to their actions and speeches while products. It was necessary for that to retake narratives, documents and literature, in special, about a undergraduate course of Physical Education. The second chapter put together the thought, and considerations accomplished showing the mixture of opposits that link the game and the body, start points of Recreation/Leasure and of Physical Education. The study had as focus a contemporaneauness lened in the culture as in special in the school. The third chapter, as a result of the analyses done, shoes indications that can help understanding the problem but that are not conclusive, the results demonstrate that, the present is governed by the system of rationality that exists within the logical principles of production, proper of the industrial capitalist culture. As a result, the Game and the Body are more and more disciplined, controlled by the various institutions enterprise among those the school. The various institutions enterprise among those the school. The maneuvers done, supported by the “game” of be own power and knowledge, played in the present. Manipulate the wishes and the wills and all possibilities of the game and of the body make then follow goals, that frequently are stablished outside their own domain. Among these daily disturbance, appear however, some clues announcing the ‘game’ of resistences which are fundamental to transform the reality. The emancipator challenge made the four and last chapter thrash through the revolutionare unveiled ways trying to recover feelings and meanings that have potential to produce changes. The reflexions and considerations done show that the end point of this study is in fact the start point of study is in fact the start point of deeper studies, that are needed to understand the problem inquestion.
   
Titulação: Mestre em Educação Física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Antonio Carlos Bramante**
[Membro da Banca] Nelson Carvalho Marcellino**
[Membro da Banca] Augusto Joao Crema Novaski**
[Membro da Banca] João Wanderley Geraldi
   
Assunto(s):
[pt] EDUCACAO FISICA
[pt] Recreação
[pt] Lazer
[pt] Jogo
   
Local de defesa: Campinas - SP - BR
   
Data da defesa:
[pt] 1992
[en] 1992
   
Número de Páginas: 166
   
Arquivo(s):
PDF - dissertação
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