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Autor: Maria Luiza de Jesus Miranda
   
Título(s):
[pt] A Dança como Conteúdo Específico e como Área de Estudo no Ensino Superior
   
Instituição de Defesa: Universidade de São Paulo
   
Resumo(s):
[pt] Neste estudo investigou-se comparativamente os problemas da Dança no Ensino Superior, através das opiniões de três grupos de especialistas em Dança, a saber: professores de Faculdades de Dança, professores de Dança e/ou Rítmica de Faculdades de Educação Física, e professores de cursos livres de Dança (em academias, studios, conservatórios, etc.).Em termos metodológicos, o estudo caracterizou-se pela utilização de procedimentos relacionados com uma pesquisa descritiva e exploratória. Foi utilizada uma modificação da Técnica Delfos, realizada em três fases, além de alguns procedimentos de Análise de Conteúdo. Foram 42 os componentes do painel de especialistas que, na Fase I, indicaram os problemas que envolvem a Dança no Ensino Superior, divididos em duas partes: A) como conteúdo curricular específico nos cursos de graduação em Educação Física, e B) como área de estudo no Ensino Superior. Na Fase II, os especialistas posicionaram-se com respeito à importância de cada problema. Na Fase III, os participantes, de posse dos resultados sumarizados da fase anterior, puderam reconsiderar suas opiniões divergentes do painel ou justificá-las, caso as mantivessem.As opiniões obtidas na Fase I foram codificadas e classificadas através de procedimentos de Análise de Conteúdo, resultando em 164 problemas, sendo que 89 relacionados com a parte A e 75 com a parte B da pesquisa. As respostas da Fase II foram tabuladas e analisadas através de Estatística Descritiva, obtendo-se a moda, a amplitude e o intervalo interquartil, este considerado como um elemento indicador de área de consenso. Na fase III, utilizaram-se os mesmos procedimentos de tabulação e análise da fase anterior. De todos os problemas indicados, 98 (59,75% do total) atingiram consenso em relação aos seus graus de importância, sendo 63 relacionados com a parte A e 35 com a parte B da pesquisa.A hipótese estatística de que não haveria diferença significativa de opinião entre os grupos, com respeito aos graus de importância atribuídos aos problemas, foi testada utilizando-se a prova estatística não paramétrica de Kruskal-Wallis. Houve diferença estatisticamente significante de opinião entre os grupos em 43 problemas (24,21% do total). Em função dos resultados obtidos, decidiu-se pela rejeição parcial da hipótese estatística em questão.Os problemas considerados mais importantes pelo painel de especialistas, relacionados com a parte A da pesquisa, referiram-se a) ao preconceito que os professores de Educação Física têm sobre a Dança; b) à falta de definição do objetivo da Dança para o profissional de Educação Física; e c) ao fato da presença da Dança nos cursos de graduação em Educação Física ser insuficiente para denominar-se "formação em Dança". Com relação à parte B da pesquisa, os três problemas considerados mais importantes referiram-se a) à necessidade de atualização dos currículos dos Cursos Superiores de Dança; b) à falta de investimento na área de pesquisa em Dança; e c) à necessidade de muita determinação, tanto do corpo docente quanto discente, para superar obstáculos e obter resultados nas condições precárias existentes.
[en] This was a comparative study aimed to investigate the problems related to Dance in Higher Education taking into consideration the opinions of three dance specialists groups, named: teachers of Dance Faculties, a teachers of Dance teachers in studios. In methodological terms, the study and exploratory research. A modified Delphi Technique was used, performed in three phases as well as some procedures of Content Analysis. There were 42 specialist compacting the panel that, in phase I listed the problems involving Dance in Higher Education, divided into two parts: A) as a specific curriculum content in Physical Education undergraduate programs and B) as a field of study in Higher Education. In phase II, the specialist analysed the importance of each problem. In phase II, the specialists analysed the importance of each problem. In phase III, the panelists, upon receiving the summarized results to the previous phase, could reconsider their opinions or justify them. The opinions collected in phase I were coded and classified through Content Analysis, resulting in 164 problems, 89 being related to part A and 75 to part B of the research. The answers of phase II were tabulated and analysed through Descriptive Statistics, coming to mode, range and interquartile range, the latter considered as the consensus area indicator. In phase III, the sear analysis procedures were used as in phase II. Of all the problems listed, 98 (59,75%) have reached the consensus related to their degree of importance, 63 being related to part A and 35 to part B of the research. The statistical hypothesis of there not being a significant difference of opinion among the groups according to the degrees of importance given to the problems was tested by means of the kruskal-Wallis non-parametric statistics. There were statistically significant differences of opinion among the groups in 43 problems (24.21%). Considering these results, it was decided to partially reject the statistical hypothesis. The problems considered by the specialists panel às the most important, related to part A of the research were: a) the prejudice that Physical Education teachers have towards Dance, b) the lack of a definition of the objective of Dance to the Physical Education professional an c) the need of determination of the teachers as well as the students to overcome the obstacles and to ranch positive results under the precarious existing conditions.
   
Titulação: Mestre em Educação Física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Jose Guilmar Mariz de Oliveira**
   
Assunto(s):
[pt] Ciências da Saúde
   
Local de defesa: São Paulo - SP - BR
   
Data da defesa:
[pt] 1991
[en] 1991
   
Número de Páginas: 135
   
Arquivo(s):
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