NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Edson Cesar Ferreira Claro
   
Título(s):
[pt] Método Dança-educação Física: Uma Alternativa de Curso de Especialização Para o Profissional da Dança e da Educação Física
   
Instituição de Defesa: Universidade de São Paulo
   
Resumo(s):
[pt] O objetivo desta dissertação foi relatar e, fundamentar a proposta teórico-prática do Método de Dança-Educação Física (MDEF), que venho pesquisando e desenvolvendo há quinze anos. Pretendi, com isto, submetê-lo à apreciação da comunidade científica. Em outras palavras, pretendi que o método fosse aceito como estratégia de cunho científico-pedagógico, autônomo entre as alternativas de Cursos de Pós-Graduação - Lato Sensu - (Especialização), para o profissional da Educação Física e da dança, voltado predominantemente para os aspectos da educação, reeducação, manutenção e profilaxia.Para justificar a importância dos resultados positivos e negativos obtidos pela aplicação do Método Dança-Educação Física, durante quinze anos, nas suas várias estratégias - Cadeira de rítmica masculina e feminina, Grupo de dança, Grupo de estudo, Congresso, Aula em academia de ginástica e dança, Curso de reciclagem (curta duração) e Curso de Especialização (longa duração) - foi adotado o seguinte roteiro nesta dissertação: (Capítulo I - Experiências que influenciaram a Construção do Método Dança-Educação Física); (Capítulo II - Sobre o Método Dança-Educação Física - MDEF); e (Capítulo III - Descrição e Análise dos Exercícios que Compõem o MDEF).Ao longo do texto e sempre que necessário, foi utilizada a técnica de "História de vida e de depoimento pessoal", aplicada em Sociologia.O resultado, através da verificação do todo que compõe a proposta, possibilita defender que o Método Dança-Educação Física preocupa-se com a ligação entre estas duas áreas enquanto processo de educação. O método, nascido da experimentação com técnicas ortodoxas e alternativas, seguidas de suas respectivas teorias, apoiou-se no enfoque multidisciplinar amparado na interdisciplinaridade. Quando surgiu a oportunidade de transformá-lo em Curso de Especialização (longa duração), foi possível verificar sua abrangência e eficácia. Esta experiência evidenciou que o Método Dança-Educação Física não pertence a uma pessoa, mas sim, à comunidade que o adapta de acordo com sua necessidade e realidade.
[en] This dissertation aims at reporting, stating, describing and analysing the Dance_Physical Education Method proposition, which I have been researching and developing for fitteen years now. I intended to take the method, submitting it to evaluation of the scientific community. The point I am making is that I wanted the method to be accepted as scientific and pedagogical strategy, as autonomous among the various possibilities of Post-Graduate programmes – Latu Sensu – specialization (360 hours), for the Physical Education teacher and Dance teacher, emphasizing the educational, re-educational, fitness and profilatic aspects. In order justify the importance of the positive and negative results obtained by the use of the method throughout those fifteen years, in its multiple features, namel;male and female Rhythmics;Dance Group;Research Group;Congress;Classesin Gymnastics and Dance Academies;Workshops;Specialization Courses, the following procedures was adapted in this dissertation: Chapter I – Influential Research About Dance-Physical Education Method’s Construction, Chapter II About the Dance-physical Education Method, Chapert III- Analysis and Descripition of Exercises that Belong to Dance- Physical Education Method. The technique applied for the confection of the proposition, was that of the Life History and The one of the Personal Statement, used in Sociology. Throught the checking of the proposition as a whole, it is possible defend that the Dance_Physical Education Method is concerned with the linking between both áreas as an educational process. The method that was originated in experiments with orthodoxal and alternative techniques, followed by its respective theories, was base don a multidisciplinar approach, supported by interdisciplinarity. Having been transformed into a specialization course longer period), it was possible check its broadness and eficiency. Throughout this experiment it was that the Dance-Physical Education Method does not belong to one person, but to the community that adapts it according to its needs and reability.
   
Titulação: Mestre em educação física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Lino de Macedo
   
Assunto(s):
[pt] Pós-Graduação
[pt] Especialização
[pt] Dança
[pt] Educação Física
[pt] Consciência Corporal
[pt] Ciências da Saúde
   
Local de defesa: São Paulo - SP - BR
   
Data da defesa:
[pt] 1988
[en] 1988
   
Número de Páginas: 156
   
Arquivo(s):
PDF - Dissertação - parte1
PDF - Dissertação - parte2
PDF - Dissertação - parte3
PDF - Dissertação - parte4
PDF - Dissertação - parte4
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br