NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Isabel A. Marques
   
Título(s):
[pt] A dança no contexto: uma proposta para a educação contemporânea
   
Instituição de Defesa: Universidade de São Paulo
   
Resumo(s):
[pt] As transformações ocorridas nos últimos anos nos conceitos de dança e de educação em virtude da crise mundial de valores, princípios e ideologias, nos obrigam a repensar as relações hoje existentes entre a dança e a escola básica, relações estas que têm sido caracterizadas por um diálogo precário e acrítico. A enorme distância entre estes dois mundos faz com que se perpetuem e ressurjam discursos restauradores tanto para o ensino como para a dança que se distanciam cada vez mais das vivências corporais, temporais e espaciais do homem contemporâneo. Este trabalho reflete sobre a possibilidade de um processo educativo baseado no contexto em que ele é produzido, dando ênfase à diversidade e às múltiplas perspectivas para uma ação educacional na contemporaneidade. Nele discuto teorias para o ensino de dança que advogam uma maior proximidade entre as aulas de dança e a sociedade com o objetivo de compreender, transformar e desconstruir suas suposições e verdades universais para que possam ser construídas pontes entre o mundo da dança contemporânea e o universo da escola básica. Para tanto, foi feita uma discussão a partir de análise, crítica e desconstrução de um projeto artístico-educativo que concebi, coordenei e realizei no ano de 1993 na rede estadual de ensino de São Paulo. Este projeto estabeleceu um diálogo mais próximo entre a dança contemporânea, a escola e seus alunos(as) jovens, tendo assim proposto alternativas para que a educação possa acrescentar mais uma possibilidade de existir, escolher e vivenciar o corpo, o tempo e o espaço contemporâneos através da dança no ambiente escolar.
[en] The conceptual transformations which have occurred in the past years in the fields of dance and education due to a world crises of values, principles and ideologies make us rethink the existing relations between dance and public schools, which has been one of precarious and acritical dialogue. This distance has enabled a new wave of discourses based on principles of restoration to emerge in both dance and education, increasing the gap between them and the contemporary concepts of body, time and space. This dissertation discusses the possibility of having a context-based dance education which emphasizes diversity and the multiple perspectives for an educational action in the contemporary world. It takes into account theories which advocate a close link between dance and society in order to understand, transform and deconstruct its own assumptions and universal truths in a way that we can build bridges between contemporary dance and the public school system. In this work I analyze, deconstruct and criticize an artistic-educational project I have created, co-ordinate and put into practice in 1993 in public schools, in the city of São Paulo, Brazil, so that I can make sense of my own experience and share it with the dance education community. This project established a closer dialogue between contemporary dance, the public school and teenage students, hence proposing alternatives for dance education to live the contemporary body, time and space in the school environment.
   
Titulação: Doutor em educação física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Celso F. Favaretto
   
Assunto(s):
[pt] Ciências da Saúde
   
Local de defesa: São Paulo - SP - BR
   
Data da defesa:
[pt] 1996
[en] 1996
   
Número de Páginas: 0
   
Arquivo(s):
PDF - Tese
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br