NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Edilaine Aparecida Presotto
   
Título(s):
[pt] Oportunidades de comunicação na rotina diária de crianças com comportamentos sugestivos de autismo
   
Instituição de Defesa: Universidade Federal de São Carlos
   
Resumo(s):
[] Data from the literature point out that autist childien present a very limited verbal repertoire. Linguistics skills training can be developed more efficiently when using the day-to-day subjects' routine. The aim of the present paper was to seek the day-to-day routine of families with autist children in order to identify/point out those situations and or conditions which might be used for the estimulation and or development of oral, verbal or gestual communication of autist children in naturatistic situation. The subjects ofthis paper were two diad (mothers and autist children). The used procedure for collecting data consisted basically of interview sections and observation at families homes. Through interview sections it was possible to identify and pickout two situations for observation: bathing situation and meal situation. The results point out the fact that routine situations seem to be the moment or situation most likely to occur verbal communication and are not being used so. Mothers seem to make inferences about the child's manifestation of - interest/necessity without requiring more skillful comunication performances, letting the day-to-day situations be missed. These mothers'inferences have as a consequence the 10ss of situations which are potentially opportunities for the children's verbal repertoire development.
[pt] Dados da literatura apontam que crianças autistas apresentam um repertório verbal bastante limitado. O treino de habilidades lingüísticas pode ser desenvolvido de modo mais eficaz aproveitando as situações de rotina diária dos sujeitos. O objetivo do presente trabalho foi o de fazer um levantamento da rotina diária das famílias de crianças autistas, com vistas a identificar/apontar situações e ou condições que possam ser utilizadas para a estimulação e ou desenvolvimento da comunicação verbal oral ou gestual de crianças autistas em situação natural. Foram sujeitos desse trabalho duas díades (mãe e criança autista). O procedimento utilizado para coleta de dados consistiu basicamente de sessões de entrevista e de observação nas residências das famílias. Através das sessões de entrevista foi possível identificar e selecionar duas situações para observação: situação de banho e situação de refeição. Os resultados apontam para o fato de que as situações de rotina parecem ser os momentos ou situações em que existem oportunidades para ocorrência da comunicação verbal e que não estão sendo aproveitadas. As mães parecem fazer inferências sobre manifestações de interesse/necessidade da criança sem requisitar desempenho mais elaborados de comunicação, deixando de aproveitar as situações ocorridas no dia-a-dia. Essas inferências feita pela mãe tem como conseqüência o não aproveitamento das situações que são potencialmente oportunidades para o desenvolvimento do repertório verbal das crianças.
   
Titulação: Mestre em educação Especial
   
Programa de Pós-Graduação: Educação
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Júlio César C. de Rose
   
Assunto(s):
[pt] Ciências da Saúde
[pt] Não disponível
   
Local de defesa: São Carlos - SP - BR
   
Data da defesa:
[pt] 1994
[en] 1994
   
Número de Páginas: 66
   
Arquivo(s):
PDF - Dissertação parte 1
PDF - dissertação parte 2
PDF - dissertação parte 3
PDF - dissertação parte 4
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br