NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Maria Natalia Mesquita de Faria
   
Título(s):
[pt] Alfabetização de crianças portadoras de síndrome de Down: analisando uma proposta de ensino
   
Instituição de Defesa: Universidade Federal de São Carlos
   
Resumo(s):
[pt] O objetivo deste estudo é a criança portadora de Síndrome de Down e a alfabetização da mesma. Tem por objetivo analisar uma proposta de ensino a partir da leitura e escrita de seis crianças portadoras da referida Síndrome, alunos de uma instituição especializada, localizada na cidade de Campinas - SP. Estas crianças foram expostas a um programa interdisciplinar, centralizado em seus próprios interesses, e que foi sendo construído e aplicado como proposta de alfabetização fundamentada em Celestin Freinet, Emília Ferreiro e Esther Pillar Grossi. Os resultados do estudo indicam que os alunos apresentaram avanços em relação à aprendizagem da leitura e escrita, analisada de acordo com o referencial teórico adotado. O trabalho permite concluir que estas crianças solicitam um tempo maior para a aprendizagem da leitura e escrita, embora passem por fases semelhantes às da criança normal. De um modo geral, a análise qualitativa também permite concluir que os procedimentos pedagógicos utilizados neste trabalho só apresentam resultados positivos quando aplicados dentro de um ambiente educacional que propicie o desenvolvimento da autonomia e independência dos alunos.
[en] This study presents an educational proposal of teaching children with Down´s Syndrome how to reed and write. It´s aim ia to analyse a teaching programm which was applied to six Down´s Syndrome children, in a specialized institution in Campinas, SP. These childrem were submitted to an interdisciplinary educationMI programm, which attained their own interests and which was based on the work of Celestin Freinet, Emilia Ferreiro and Esther Pillar Grossi. The results of the study indicate that the children achieved some skills on reading and writting and it was analised on the basis of our theoretical assumptions. Our study permitted us to conclude that although these children go through the same stages as normal children do, they need more time to learn how to read and write. The qualitative analyses also permitted us to conclude that the pedagogical procedures can give rise to positive results when applied in an environment which allows the child to improve his autonomy and independency
   
Titulação: mestre em educação especial
   
Programa de Pós-Graduação: Educação
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Maria da Piedade Resende da Costa *
   
Assunto(s):
[pt] Ciências da Saúde
   
Local de defesa: São Carlos - SP - BR
   
Data da defesa:
[pt] 1993
[en] 1993
   
Número de Páginas: 139
   
Arquivo(s):
PDF - Dissertação (Parte 1)
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br