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Autor: Cássia Regina Palermo Moreira
   
Título(s):
[pt] Efeito da prática no planejamento de uma habilidade de manipulação em crianças na primeira infância
[en] Effect of practice in the plannning of a manipulative skill in early childhood
   
Instituição de Defesa: Universidade de São Paulo
   
Resumo(s):
[pt] As pesquisas sobre como crianças planejam ações motoras são raras e seguem paradigmas experimentais apropriados para adultos. Como conseqüência, pouco se sabe sobre o desenvolvimento do planejamento na infância e o efeito da prática no planejamento de crianças de quatro (G4), cinco (G5) e seis (G6) anos de idade numa tarefa de manipulação que demanda precisão para ser concluída (apreender, transportar, orientar e inserir uma barra num orifício semicircular). O estudo teve três fases: aquisição com quarenta tentativas, e transferência e retenção com vinte tentativas cada. Esperava-se que, com a prática, as crianças planejariam a ação de modo a antecipar a orientação final da barra já na sua preensão e que as crianças de G6 fossem mais rápidas em mostrar esse tipo de comportamento. De acordo com o número de correções na inserção, houve uma melhoria efetiva do desempenho em todos os grupos. As crianças de G5 e de G6 optaram por orientar a barra no transporte e não no início da seqüência; as de quatro anos orientaram a barra preferencialmente na inserção, exceto na retenção, em que a orientação correta ocorreu no início. Logo, com a prática, todos os grupos melhoraram seu desempenho, ainda que com taxas de mudança e trajetos diferentes.
[en] Research on how children plan motor action is sparse and follows experimental paradigme that are adequate to adult subjects. As a consequence, very little is know on about the development of planning during childhood and the effect of experience on this process. The aim of this study was to investigate the effects of practice on planning during early childhood. Children had to perform a manipulative task with a semi-cyilindrical bar with precision demand demand (grasp, transport, locate and insert in the semicircular hole). The design was comprised by three phases: acquisition (40 trials), transfer (20 trials) and retention (20 trials). The predictions were that children would plan the action showing a grip pattern that antecipates the way the bar was to be inserted. Moreover, it was hypothesized that children of the older group would show this kind of behavior faster than the younger groups. Performance improved in all groups, given by the decrease in the number of corrections necessary to insert the bar. Children from G5 and G6 chose to orient the bar on the transport phase; children from the younger group (G4) preferred to orient the bar on the insertion phase, except on the retention test, when the correct orientation was done at the grasping phase. Hence, all groups improved with practice though at different rates of change and through various pathways.
   
Titulação: Mestre em Educação Física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Edison de Jesus Manoel**
   
Assunto(s):
[pt] Planejamento
[pt] Habilidades de manipulação
[pt] Prática
[en] Planning
[en] Manipulative skills
[en] Practice
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: São Paulo - SP - BR
   
Data da defesa:
[pt] 2002
[en] 2002
   
Número de Páginas: 64
   
Arquivo(s):
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