NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Cláudio Hiroyoshi Miyagima
   
Título(s):
[pt] Avaliação Formativa de Habilidades Desportivas para o Basquetebol no context da Formação do Professor de Educação Física
   
Instituição de Defesa: Universidade de São Paulo
   
Resumo(s):
[pt] Segundo HEINILA (1980); CAGIGAL (1981); ROTHIG (1981) e VANDEVELDE (1981), a formação do professor de Educação Física está delineada, principalmente, para realçar a aquisição de habilidades desportivas, colocando desempenhos pedagógicos, científicos e políticos em um plano secundário.Diante deste conceito, pretende-se contribuir para a adequação da prática desportiva, considerando tais qualificações, através de uma avaliação formativa de habilidades desportivas, com o propósito de ressaltar uma prática educativa neste processo.O presente estudo, tem como objetivos específicos: a) sugerir critérios e instrumentos que avaliem, autenticamente, habilidades desportivas do basquetebol; e b) analisar as formas de avaliação, dicotomizadas em avaliação motora habitual e avaliação motora formativa, esta última, utilizando-se de critérios e instrumentos propostos e verificar seus efeitos na aprendizagem de habilidades desportivas do basquetebol.Para se obter a fidedignidade e objetividade dos instrumentos, utilizou-se de 40 sujeitos dentre 100 sujeitos cursando a disciplina de Basquetebol, 1º ano (1983), do Curso de Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná.Na análise comparativa, das formas de avaliação em relação à aprendizagem, utilizou-se 25 sujeitos para o grupo controle (Avaliação motora habitual) e 25 sujeitos para o grupo experimental (Avaliação motora formativa), da mesma população mencionada.O teste "t" de Student, revelou diferenças significativas (p < 0,01) entre os grupos comparados, com valores superiores para o grupo experimental. Assim pode-se concluir que a avaliação motora formativa, influenciou de maneira significativa na aprendizagem da habilidade desportiva selecionada, quando relacionada com a avaliação motora habitual
   
Titulação: Mestre em Educação Física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Moacir Brondi Daiuto**
   
Assunto(s):
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: São Paulo - SP - BR
   
Data da defesa:
[pt] 1985
[en] 1985
   
Número de Páginas: 115
   
Arquivo(s):
PDF - Dissertação (Parte 1)
PDF - Dissertação (Parte 2)
PDF - Dissertação (Parte 3)
PDF - Dissertação (Parte 4)
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br