NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Paulo César Montagner 1
   
Título(s):
[pt] A Formação do Jovem Atleta e a Pedagogia da Aprendizagem Esportiva.
   
Instituição de Defesa: Universidade Estadual de Campinas
   
Resumo(s):
[pt] O presente estudo teve por objetivo refletir sobre a formação do jovem atleta e a pedagogia da aprendizagem esportiva. A proposta investigou o processo da aprendizagem a partir do resgate das “histórias de vida” ligadas às atividades físicas e esportivas de oito (8) atletas em êxito nos esportes. O método de investigação escolhido foi o da “análise de conteúdo”, e a técnica de entrevistas revelou aspectos da realidade motora dos jovens atletas pesquisados. Esta estratégia reuniu algumas memórias, que possibilitaram entender o processo por um ângulo pouco observado: o da linguagem e conceitos de quem aprendeu, e não de quem ensinou. O raciocínio do pesquisador concentrou-se nos argumentos extraídos das falas dos indivíduos, o que proporcionou uma análise dos fatos e a construção de inferências; representa um recorte, dentre os muitos possíveis, a respeito da aprendizagem esportiva. Analisando os dados encontrados na pesquisa, foi possível confirmar que “por trás” do êxito esportivo dos entrevistados existem experiências diversificadas em atividades físicas e esportivas (informais e formais), claramente evidenciadas nas construções teóricas deste estudo. Significou afirmar que os jovens entrevistados aprenderam esportes nas diversas brincadeiras de rua, nas imitações e observações, nas várias experiências esportivas e diversificações destas práticas, com os pais, irmãos, e também com os técnicos esportivos. Admitiu-se, portanto, que o êxito esportivo foi construído através dessas inúmeras experiências e conhecimentos oriundos das práticas detectadas pela pesquisa de campo. Como linha básica de argumentação, construiu-se um referencial sobre as teorias de aprendizagem. Na seqüência, discutiu-se questões pertinentes à aprendizagem nos esportes com a abordagem de diferentes autores e propostas metodológicas acerca do assunto. Concluindo, o capítulo da pesquisa de campo demonstrou uma análise e apresentação de resultados, então foram elaboradas algumas considerações sobre a pedagogia do esporte.
[en] The present study had the objective to ref left about the young athlete learning process and the sport learning pedagogy. The intention was to inquiry this learning process since the investigation of the "history of life” about the physical and sporty/e activities of eight (8) young athletes. As a method of investigation it was chosen the "analysis of content" and the interview technique exposed motor behavior aspects reiafed to the reality of the interviewed ones. The strategy brought in some memories that made it possible to view and understand this process from an angle not much observed: the language and the concepts of the one who learned and not of the ore who taught. The researcher’s thoughts concentrated on the arguments extracted from the talks of the interviewed ones, that made it easy to analyze the history facts and build inferences; they represent a cut, among many possible ones, related to sportive learning. Analyzing the data found in the research, it was possible to confirm that before the sportive positive achievement of each ove. Interviewed, there were several! past physical and sportive (informal and formal) activities, which are clearly indicated in the theorical construction of this study. It meant that the young people interviewed learnt sports in many different ways, such as: playing in the streets, observations, imitating professional players, and they were helped by their relatives, like parents and brothers, and also by sportive teachers. The study admitted that the great success in the sportive f iekf has been built through different experiences and learning from practices detected by the research. The basic argumentation line had at the beginning the idea of building a referential about the theories of the learning process. In the sequence, it has been discussed about pertinent questions on sportive learning in the approach of different authors and methodologies in the area. In conclusion, the chapter refereed to the field research brought an analysis with a presentation of the results and some arguments about sport pedagogy were built.
   
Titulação: Doutor em Educação Física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] João Bastista Freire
[Membro da Banca] Roberto Rodrigues Paes**
[Membro da Banca] Uno de Macedo
[Membro da Banca] Catia Mary Volp**
[Membro da Banca] Luís Barco
   
Assunto(s):
[pt] Não disponível
[pt] Ciências da Saúde
   
Local de defesa: Campinas - SP - BR
   
Data da defesa:
[pt] 1999
[en] 1999
   
Número de Páginas: 145
   
Arquivo(s):
PDF - Tese(Parte1)
PDF - Tese(Parte2)
PDF - Tese(Parte3)
PDF - Tese(Parte4)
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br