Resumo(s):
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Este estudo procurou identificar quais foram os pioneiros que introduziram o handebol na cidade do Rio de Janeiro, em que época, local, como se deu sua difusão, e se enraizou culturalmente no meio desportivo, principalmente, estudantil.
A metodologia empregada para a execução deste trabalho foi, primordialmente, a realização de entrevistas com professores que se envolveram com o handebol em São Paulo e no Rio de Janeiro, desde o seu início e outros que podemos classificar como seguidores dos pioneiros, além de profissionais que hoje atuam na Educação Física e nos Desportos. Fontes bibliográficas de autores que participaram do processo de desenvolvimento do handebol e da Educação Física, no Brasil e no mundo, também foram utilizadas.
Inicialmente, narramos as primeiras manifestações da Educação Física e dos Jogos, desde a Antigüidade até a Era Contemporânea, chegando à concepção do handebol de salão e de campo, na Suécia e na Alemanha, respectivamente, e ao aparecimento do desporto no Brasil, primeiramente no Estado de São Paulo e suas influências no Rio de Janeiro.
Relatamos as atividades que fizeram com que esta propagação se desse, desde o seu início no ano de 1954, no bairro de Campo Grande, com o Professor Eurípedes Mattos Carmo e, na zona sul, com o professor Darcymires do Rêgo Barros e, mais tarde, nos anos 60, com o professor Pedro Moraes Sobrinho. Além destes, realçamos o trabalho do Professor Antônio Monteiro de Matos, discípulo dos dois primeiros, na zona da Leopoldina.
Apresentamos, no decorrer do estudo, alguns cursos, congressos, palestras, seminários ministrados para o desenvolvimento da qualidade técnica, tática e da arbitragem do novo desporto, as instituições que foram criadas para regulamentá-lo e as competições que foram fundamentais para o conhecimento do handebol.
Destacamos os objetivos e a metodologia do handebol, ontem, para relacionar com tudo o que é desenvolvido nos dias de hoje. Verificamos que pela falta de um resultado internacional, a carência de divulgação do desporto na mídia especializada, entre outras causas, assim como ontem, não existe uma metodologia que seja um espelho para todos os profissionais envolvidos. Apesar desta constatação, os objetivos primordiais são alcançados: a utilização do handebol como agente-meio nas aulas de Educação Física e, principalmente, na disputa de competições estudantis.
Este estudo torna-se relevante por não se encontrar literatura com o histórico do handebol nesta cidade, além de prestar uma justa homenagem àqueles que dedicaram boa parte de suas vidas a este desporto.
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This study tried to identify the pioneers that introduced handball into the City of Rio de Janeiro, when, where, how it spread, and how it got culturally rooted in the sports environment, principally, amongst students.
The methodology used to carry out this study was, in the first place, interviews with teachers in 510 Paulo and Rio de Janeiro, since its beginning, and others that we can call followers of the pioneers, besides professionals who work in Physical Education. Bibliographical sources of authors who also participated in the process of the development of handball and Physical Education in Brazil and other parts of the word were also used.
Initially, we talk about the first manifestations of Physical Education and ball games since 3.000 S.C. until Modem Times, until reaching the conception of Indoor and Field Handball in Sweden and Germany, respectively, until the arrival of the sport in Brazil, first in São Paulo and its influences in Rio de Janeiro.
We talk about the activities that led to the spreading, since the beginning in 1954, with Euripedes Mattos Carmo (Physical Education Teacher in Campo Grande), Darcymires do Rêgo Barros( Physical Education Teacher in the South Zone) and later, in the 60's, with Pedro Moraes Sobrinho (Physical Education Teacher in the South one). Furthermore, we highlighted the work of Antonio Monteiro de Matos (Physical Education Teacher in the areas of Olaria, Ramos, etc), disciple of the first two.
We presented in this study some courses, congresses, speeches, seminars related to the development of the technical , tactical quality and refereeing of the new sport, the new institutions that were set up to regulate it and the competitions that were fundamental for the knowledge of handball.
We highlighted the objectives and methodology of yesterday's handball in order to compare them with the development in terms of philosophy and methodology nowadays. We found that because of the lack of international successes and very little news coverage in the sports press, amongst other things, Iike before, re is no methodology to be copied by all professionals involved. In spite of this, primordial objectives are reached: the use of handball as an agent in Physical Education, principally, students competitions.
This study becomes relevant because there is no literature about the history of handball available in this city, besides paying homage to those who dedicated their lives to the sport.
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