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Autor: Carlos Henrique de Vasconcellos Ribeiro 1
   
Título(s):
[pt] Fracos e fortes com seus ganchos e bombadões: a representação social dos praticantes do jogo queimado na educação física escolar
   
Instituição de Defesa: Universidade Gama Filho
   
Resumo(s):
[pt] Esta pesquisa encontra-se inserida no âmbito dos estudos sobre a linha de pesquisa Representações Sociais da Educação Física, Esporte e Lazer, do curso de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro. Este estudo teve como foco central investigar o cotidiano escolar de alunos da rede estadual de ensino, verificando quais são as representações sociais que esses atores têm a partir de sua adesão e prática do jogo Queimado, um jogo popular largamente difundido na cidade de Niterói-RJ em aulas de Educação Física. O suporte teórico para a compreensão do fenômeno social jogo em nossa sociedade foram as obras de Huizinga (1996), Caillois (1990), Parlebas (1987, 1988, 1996) e Elias (1970, 1992, 1994). Os objetivos destes estudos foram (1) investigar como circulam os saberes e como se criam os espaços para o queimado, enquanto jogo popular, dentro do convívio e interação dos atores sociais na instituição escolar; e (2) compreender, a partir do discurso de alunos,como se constroem os conhecimentos do senso comum, do saber cotidiano, que é compartilhado, produzido e reproduzido nas ações dos jogadores, a partir de sua adesão a este jogo. A investigação foi do tipo exploratória, seguindo uma abordagem qualitativa sobre os dados analisados, com atenção voltada para o discurso dos atores, bem como suas práticas sociais. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a entrevista semi-estruturada e o diário de campo que servia para as anotações e descrições do ambientes investigados. O suporte teórico-metodológico das Representações Sociais e da Análise do Discurso foram os instrumentais utilizados para a apreensão dos sentidos captados na falas dos entrevistados visto que é na contradição e na ambigüidade que os sujeitos deslizam por diferentes papéis sociais na prática desse jogo. Concluímos que a prática deste jogo está vinculada a distintos acordos coletivos e que é no respeito às regras e autocontrole que o contrato lúdico se torna possível, para os jogadores que assumem os papéis de liderança e obediência na ação do queimado.
[] This survey was developed in the scope of studies related to the research line: Social representations in Physical Education, Sports and Leisure, in the Post- Graduation Program in Physical Education at University Gama Filho, Rio de Janeiro. The central focus of this study is to investigate the everyday life of students in State schools. The aim was to verify what social representations those agents have in their engagement and practice of the game called queimado (a Brazilian type of dodgeball game), a popular game weedy practiced in the city of Niterói, in Rio de Janeiro State, in Phisical Education classes. The theoretical support to understand the game as social phenomenon in our society stems from the works by Huizinga (1996), Caillois (1996), Parlebas (1987, 1988, 1996) and Elias (1970, 1990, 1994). The objectives of this study were (1) to investigate how knowledge circulates and how the space for queimado is designed as a popular game, within the co-existence and interaction of the social agents in the school, and (2) to understand, from the students’ discourse, how they construct the knowledge of everyday life. That learning is shared produced and reproduced in the players’ action ever since they start practicing this game. The investigation was of exploratory type, following a qualitative approach about the analyzed data. Our attention was focused on the players’ discourses and on their social practices. The instruments employed for the data collections were the semi-structured interview and the field diary that was used for the notes and descriptions of the investigate environments. The theoretical-methodological support of the Social Representations and the Discourse Analysis were the instruments employed to apprehend the senses understood from the interviewed student’s speech. That was chosen approach because only in contraction and ambiguity to the subjects slide through the social roles they play in their practice on that game. We have concluded that the practice of the game is related to different collective agreements. We have also been able to assume that respect to the rules and self-control are the main factors that enable the ludicrous contract, so that the participants play the leading and the obedience roles in the game action.
   
Titulação: Mestre em Educação Física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Vera Lucia de Menezes Costa
[Membro da Banca] Alexandre Moraes de Mello
[Membro da Banca] Sebastião Josué Votre
   
Assunto(s):
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Rio de Janeiro - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 08/2000
[en] 08/2000
   
Número de Páginas: 155
   
Arquivo(s):
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