NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Neide Inês Ghellere De Luca
   
Título(s):
[pt] (Re)significando o corpo: um estudo sobre as concepções de corporeidade legitimadas pelos professores de educação física e alunos de uma escola pública.
[] Re(Signifying) The Body: a study about the conceptions of corporeity legitimated by Fhysical Education Teachers and pupils in a Public School
   
Instituição de Defesa: Universidade Federal de Santa Catarina
   
Resumo(s):
[pt] Neste estudo, tivemos como tema central o fenômeno da corporeidade, numa perspectiva filosófica, compreendendo o homem na sua unidade existencial. Nosso objetivo pautou-se em verificar as concepções de corpo e corporeidade de professores de Educação Física e alunos de uma escola pública, bem como analisar as conseqüências desse entendimento no seu fazer pedagógico. No estudo teórico buscamos contextualizar o corpo desde a época primitiva até a contemporaneidade. Como metodologia utilizamos o estudo de caso envolvendo professores de Educação Física e alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental de uma escola pública. Para a realização das investigações, fizemos uso da entrevista narrativa, individualmente e em grupos sob a forma de seminários, e a observação participante nas aulas de Educação Física e recreio. Concluímos que o entendimento de corpo que ainda permeia entre professores e alunos, é uma concepção de corpo-objeto. Ficou evidente, nesta pesquisa, que por meio do disciplinamento que ocorre nas aulas de Educação Física, os corpos vão tornando-se dóceis, reprimidos e instrumentalizados, a serviço alheio à própria dinâmica do ser corpo. Dessa forma, a vida de cada corpo-sujeito não é considerada. Apesar de todos os mecanismos de opressão a que os corpos são submetidos, estes conseguem abrir espaços, ainda que por breves momentos, nas aulas de Educação Física e no recreio, fazendo-se corpo-sujeito, re-significando a corporeidade.
[] In this study, we focused the phenomenon of corporeity in a philosophical perspective, comprising man in his/her existencial unity. Our aim was that of verifying the body and corporeity conceptions of PE teachers and pupils school, as well as analysing the consequences of that understanding in their pedagogic experience. In the theoretical study we attempted to contextualise the body, since the primitive epoch up to present days. As for the methodology, we adopted the case study involving PE teachers and 4¬th to 8th grade students of a public school. In order to accomplish the investigation, we made use of the narrative interview ( either individually or in groups, or yet in seminars), and the participant observation during PE classes and intervals. We have concluded that the understanding of the body, which stil permeates between teachers and pupils, is a conception of the object-body or essential-body. Troughout this research, it became evident that by means of the disciplining process which occurs during PE classes, the pupils gradually become docile, repressed and “instrumented” a process that es contrary to the subject-body dynamics . This way, the life of each subject-body is not taken into account. In spite of all mechanisms of opression to which pupils are submitted, they are able to conquer new spaces – even if for brief moments – during PE classes and intervals, by turning themselves into subject-bodies or relational-bodies, thus resignifying corporeity.
   
Titulação: Mestre em Educação Física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Teoria e prática pedagógica em educação física
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Elenor Kunz
[Membro da Banca] Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira
[Membro da Banca] Ubirajara Oro**
[Membro da Banca] Viktor Shigunov**
   
Assunto(s):
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Florianópolis - SC - BR
   
Data da defesa:
[pt] 25/06/1999
[en] 25/06/1999
   
Número de Páginas: 124
   
Arquivo(s):
PDF - Dissertação (Parte 1)
PDF - Dissertação (Parte 2)
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br