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Autor: Luiz Fernando Camargo Veronez
   
Título(s):
[pt] O Lazer como uma Dimensão da Formação/Educação Sindical dos Trabalhadores das Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Pelotas
[en] In this context, we can state that based on leisure, the Workers' union of the Food Industry in Pelotas-RS has na efficient tool towards the formative/educational process of workers.
   
Instituição de Defesa: Universidade Metodista de Piracicaba
   
Resumo(s):
[pt] Historicamente, as ações dos sindicatos priorizam a esfera do trabalho. É neste campo que se travam as principais lutas com as classes patronais na disputa para conquistar a hegemonia ideológica junto à classe social dos trabalhadores. Por outro lado, as classes patronais entendem que não basta, para manter os trabalhadores submissos aos seus interesses, apenas controlá-los no trabalho. É preciso, para lograrem êxito, controlar a totalidade de suas vidas. Assim, elegeram o lazer como um campo privilegiado de atuação. Este trabalho teve o objetivo de elaborar e implantar uma proposta de ação sindical no contexto da vida cotidiana dos trabalhadores, especialmente na esfera das práticas e relações sociais mediadas pelo lazer. Nossa principal justificativa para realizá-lo é a convicção de que os sindicatos, na luta pelos direitos dos trabalhadores, devem também estender suas ações à esfera do lazer. É preciso dar a esta esfera a mesma prioridade dada pelas classes patronais, como forma de equilibrar aquela disputa. Confirmou-se a nossa hipótese de que o lazer poderia vir a constituir um veículo importante e eficiente da formação/educação dos trabalhadores. A implantação da política de lazer, mesmo que tenha revelado contradições entre as propostas e as ações efetivamente levadas a efeito, permitiu constatar que a práxis realizada nesta esfera, entre outras, objetivam principalmente: – aumentar e consolidar os laços de solidariedade entre os trabalhadores; – integrar os trabalhadores privilegiando a satisfação de suas necessidades e interesses; – aproximar os trabalhadores de sua entidade representativa além de aumentar sua participação ativa no interior desta; – conscientizar o valor do lazer como um importante direito do trabalhador e um fundamental elemento para a sua qualidade de vida. Neste sentido, podemos afirmar que o sindicato dos trabalhadores da indústria da alimentação de Pelotas possui no lazer um instrumento eficiente de formação/educação dos trabalhadores.
[en] Historically, the actions of Unions prioritize the working class. It is on this field that the main struggles are realized, with the patronal classes in the dispute to reach the ideological hegemony towards this class. On the other hand, the patronal classes understand that it is not enough to control then at work, in order to keep these workers submissive to their interests. For success to be achieved, it is necessary to control the whole of their lives. That is why these classes have chosen leisure as a privileged field of action. The aim of this paper was to elaborate and implement a Union's action proposal into the workers' daily life, mainly on the level of social practices and relationships mediated by leisure. In order to accomplish this, our main justification is the conviction that Unions struggling for workers' rights should also extend their actions towards the area of leisure. Thus, it is mandatory to give this activity that same priority given by the patronal classes, as a means to balance that above mentioned struggle. Our hypothesis that leisure can become an important and an efficient way to workers' formative and educational process has been assured. The implantation of a leisure policy, though it has revealed certain contradictions among the proposals and the actions effectively taken, allowed us to verify that the initiatives performed in this area, objectively point to: – increase and strengthen the solidarity links among workers; – integrate workers, by privileging the satisfaction of their needs and interests; – bring workers close to their representative entity, besides increasing their active participation in its structure; – Make them aware that leisure is one of their rights, and a paramount element for their welfare.
   
Titulação: Mestrado em Educação
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Educação Motora
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Ademir Gebara**
[Membro da Banca] Valdemar Sguissardi**
[Membro da Banca] Paulo de Salles Oliveira**
   
Assunto(s):
[pt] EDUCACAO
[pt] Lazer
[pt] educação
[pt] trabalhadores das Indústrias e cooperativas da alimentação - Pelotas (RS)
[pt] educação sindical
[en] Leisure
[en] food industry - Pelotas (RS)
[en] educational process
   
Local de defesa: Piracicaba - SP - BR
   
Data da defesa:
[pt] 1998
[en] 1998
   
Número de Páginas: 215
   
Arquivo(s):
PDF - Dissertação
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