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Autor: Eliane Vieira Andrade
   
Título(s):
[pt] Planejamento Coletivo e o Trabalho Pedagógico de Educação Física na Escola de Educação Básica da UFU: Avanços e Possibilidades
   
Instituição de Defesa: Universidade Federal de Uberlândia
   
Resumo(s):
[pt] O presente estudo teve como finalidade analisar as experiências pedagógicas vivenciadas no ensino de Educação Física da Escola de Educação Básica da UFU, em especial a proposta pedagógica implementada em 1993 e denominada PCTP. Seu objetivo central foi analisar e avaliar criticamente a estrutura teórica e metodológica desse documento, considerando a leitura da realidade realizada pelo conjunto de professores que compunham o grupo que o elaborou, os fenômenos educativos e sociais privilegiados, autores básicos e os tipos de mudanças e ações propostas para a realidade do cotidiano escolar. No primeiro capítulo, realizamos o levantamento histórico de autores, textos e concepções que mais se destacaram na trajetória da Educação Física entre as décadas de 80 e 90, buscando na diversidade do patrimônio teórico da área, encontrar os conhecimentos que serviram de base para a elaboração do atual projeto político pedagógico da Educação Física da Escola Educação de Básica, o PCTP. No segundo capítulo, realizamos uma análise descritiva do processo de criação e elaboração do Planejamento Coletivo do Trabalho Pedagógico, destacando as características fundamentais dessa proposta desenvolvida como campo de vivência no cotidiano da ESEBA. Além disso, analisamos ainda os subprojetos nele contidos, a saber: "Proposta Pedagógica na Pré-escola" , "Proposta pedagógica de 1ª a 4ª séries". Neste segundo subprojeto focalizamos a organização do conhecimento e sua abordagem metodológica, objetivos e formas de implementação. O subprojeto "A Competição esportiva da ESEBA como campo de vivência do exercício da cidadania" foi detalhadamente estudado e analisado. No terceiro capítulo procedemos a análise da estrutura teórica e metodológica que fundamentou o PCTP, considerando a leitura da realidade, os fenômenos educativos e sociais privilegiados, autores básicos e tipos de mudanças implementadas no cotidiano da ESEBA. Finalmente, em nível de conclusão, apontamos aspectos positivos como a melhor estruturação do planejamento coletivo da área, da organização dos espaços pedagógicos, a construção de materiais didáticos e a ordenação curricular do programa de Educação Física de Pré-Escola à oitava série. Em contraponto, apontamos alguns equívocos no processo de construção e implementação da proposta em análise, entre os quais destacamos: a falta de percepção do grupo de estudo em relação às condições objetivas da ESEBA para o desenvolvimento da proposta enquanto projeto político-pedagógico da escola; a falta de domínio do quadro teórico de base por parte de alguns professores; a visão recorrente de alguns professores em localizar a causa dos problemas pedagógicos, chamando-a exclusivamente para si; a leitura equivocada da realidade realizada pelos professores, quando consideram apenas o entendimento que cada discurso possui da própria realidade, para o levantamento dos problemas pedagógicos vivenciados pelo grupo, desconsiderando que a apreensão do real implica a necessidade de superar o conhecimento imediato das coisas; a dificuldade de trabalhar os conflitos gerados nas relações interpessoais e no dia-à dia; o desequilíbrio de concepções e visões apresentadas no trabalho coletivo, mascarando o processo de construção, desenvolvimento e implementação do projeto.
[en] The aim of this present study was to anahse the pedagogic experiences which took place in the teaching of Physical Education in the UFUs "Escola de Educação Básica", specially the pedagogic proposal implemented in 1993, called GPPW (Group Planning of the Pedagogic Work). Its main objective was to anahse and evaluate the theoric and methodologic structure of this document, considering the reading of reahty which has been done by the teachers who were the components of the group who have made it, the privileged social and educative phenomena, basic authors and the kinds of changes and actions proposed to the school reality. In the first chapter, we have done the historie research of authors, texts and concepts which were the highlights in Physical Education history, between the 80 s and 90 s decades, searching the diversity of the theoric patrimony of this área, finding out the knowledge that was the basis for the construetion of the moment pedagogic political project of Physical Education in the "Escola de Educação Básica" (ESEBA), the GPPW. In the second chapter, we have done a descriptive analysis of the creation and elaboration processes of the Group Planning of the Pedagogic Work (GPPW), highlighting the fundamental characteristies of this proposal developed as a live field in the daily life of ESEBA. Beyond that, we've analysed the subprojects inside, which were: "Pedagogic Proposal in the pre-school", "Pedagogic Proposal in lst. to 4rd. grades". In this second subproject, we focused in the organization of the knowledge and its methodological approach, goals and implementation techniques. The subproject "The sports competition in ESEBA as a living field for the exercise of citizenhood" has been deeply studied and analysed. In the third chapter, we proceed with the analysis fo the theoric and methodologic structure which based the GPPW, considering the reading of reality, the privileged educational and social phenomena, basic authors and the types of changes implemented in the daily life of ESEBA. Finally, in the conclusion, weve pointed the positive aspects hke the better structuring of the área group pianning, the organization of the pedagogic places, the construction of teaching material and the program curricular ordering in the Physical Education in the pre-school to 8th. grade. In counterpoint, weve pointed some mistakes in the construction and implementation of the analysed proposal, which weve highlighted: the study group lack of perception in relation to the objective conditions of ESEBA to the developing of the proposal while being the school political-pedagogic project; the lack of understanding of the basic theoric picture by some of the teachers; the running over vision of some teachers in finding the pedagogic problems reasons, calling it exclusively for themselves; the mistaken reading of reality done by the teachers, when considering only the understanging that each speech has of its own reality, to the raising of the pedagogic problems experienced by the group, not considering that getting the reality implies in the need of overcoming the immediate knowledge of things; the difficulty of working the conflicts generated by the daily interpersonal relationships; the lack of ballance of concepts and visions presented in the collective work, disguising the process of collective construction and the idea of collectiveness, compromising the project processs of construction, developing and implementation.
   
Titulação: Mestre em Educação
   
Programa de Pós-Graduação: Educação
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Apolônio Abadio do Carmo
[Membro da Banca] Celi Nelza Zulke Taffarel**
[Membro da Banca] Sandra Vidal Nogueira
   
Assunto(s):
[pt] EDUCACAO
[pt] Não Disponível
   
Local de defesa: Uberlândia - MG - BR
   
Data da defesa:
[pt] 03/11/1999
[en] 03/11/1999
   
Número de Páginas: 206
   
Arquivo(s):
PDF - Dissertação - Parte 1
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