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Autor: Moana Cabral de Castro Mattos
   
Título(s):
[pt] Uma Perspectiva Axiológica e Fenomenológica Existencial na Motricidade Humana de Idosos Vitimados de AVC que Necessitam de Cuidados Intensivos
[en] An Axiological and Existential-Phenomenological Perspective on Human Motricity of Stroke Patients with Intensive Care Needs
   
Instituição de Defesa: Universidade Castelo Branco
   
Resumo(s):
[pt] A maneira insatisfatória, do ponto de vista de um tratamento humanizado, pela qual o Processo de Reaprendizagem Motora vem sendo conduzido como atividade de intervenção direcionada aos idosos vitimados de AVC que necessitam de cuidados intensivos, por educadores e/ou reeducadores motores, se constitui no problema do qual se originou esta pesquisa. Adotou-se como objetivo geral estabelecer uma fundamentação teórica de cunho fenomenológico e axiológico de um processo de reaprendizagem motora, com enfoque humanizado, destinado a idosos vitimados de A VC que necessitam de cuidados intensivos. Isso foi feito a partir da consecução dos objetivos específicos elaborados, ou seja, estabelecer uma compreensão fenomenológica e uma compreensão axiológica acerca do indivíduo portador de A VC que necessita de cuidados intensivos, classificado como objeto teórico desse estudo; desenvolver uma• compreensão fenomenológica do processo de reaprendizagem motora, classificado como objeto prático desta pesquisa e, por fim, elaborar uma ordenação axiológica entre o reeducador neuromotor e/ou funcional, caracterizado como sujeito cognoscente, e o processo de reaprendizado motor, a partir da compreensão axiológica desenvolvida acerca do indivíduo. A fundamentação teórica utilizada para a consecução desses objetivos, baseou-se no pensamento dos autores: Reale (1977 e 1988), Ortega Y Gasset (1947), Merleau-Ponty (1998), Marshall (1981), Frondizi (1981), Beresford (1999), Stokes (2000), Cohen (2002), Morin (1979 e 2000). A metodologia adotada teve como tipologia um estudo de natureza teórica e filosófica, segundo Mondin (1981), e descritivo de análise documental, segundo Triviiios (1987). Como estratégia metodológica de operacionalização, adotou-se o método fenomenológico proposto por Reale (1988). Nesta pesquisa foram revelados os significados sócio-históricos e axiológicos do indivíduo vitimado de AVC que necessita de cuidados intensivos, a partir da terceira etapa do método fenomenológico, que determina uma estreita relação entre o sujeito cognoscente e o objeto cognoscível, mantendo-se a historicidade e a dialeticidade dessa relação. Conclui-se que. o processo de reaprendizagem motora de maneira humanizada classificada como valor constitui um fator importante a ser desenvolvido, que se refere tanto aos educadores e/ou reeducadores neuromotores e/ou funcionais, que participam deste processo junto a tais indivíduos. A elaboração deste referencial, considerando o valor humano da Pessoa, possibilita a transformação do processo de reaprendizagem motora em uma maneira de suprir as carências circunstanciais de tais indivíduos, proporcionando uma possibilidade diferenciada de adaptação às restrições neuromotoras vigentes. Por fim, informa-se que esse trabalho está inserido no contexto do PROCIMH da Universidade Castelo Branco, no eixo-temático "Enfoque Sócio-Histórico da Motricidade Humana", na área temática "Dimensões Filosóficas e Sociais da Motricidade Humana" e na linha de pesquisa "Valores Humanos na Corporeidade e Motricidade
[en] The problem addressed by this research is the unsatisfactory way considering a humanized treatment stance, by which the Motor Relearning programme has being carried on by motor educators and/or reeducators as an intervention activity designed for stroke patients with intensive care needs. The general objective was to establish a phenomenological and axiological theoretical fundament of a motor relearning programme with a human basis limed at stroke patients with intensive care needs. That was done by the detainment of the specific objectives, Le., to establish a phenomenological understanding and an axiological understanding of the stroke patient with intensive care needs, what was c1assified as the theoretical object of this study; o develop a phenomenological understanding of the motor relearning programme, what was c1assified as the practical object of this research and, finally, to elaborate an axiological ordering between the neuromotor and/or unctional reeducator, characterized as cognisant subject, and the motor elearning programme, from an axiological understanding of the individual. The heoretical fundament useg for attaining these objectives based on Reale 1977 and 1988), Ortega Y Gasset (1947), Merleau-Ponty (1998), Marshall (1981), Frondizi (1981), Beresford (1999), Stokes (2000), Cohen (2002), Mo (1979 and 2000). The selected methodology was a study of theoretical a philosophical nature, according to Mondin (1981), and a descriptive study documental analysis, according to Trivifios (1987). The phenomenologic method proposed by Reale (1988) was adopted as the performance methodological strategy. This research revealed the socio-historical a axiological meanings of the stroke patient with intensive care needs, from t third stage of the phenomenological method, which determines a narrow relationship between the cognisant subject and the cognisable object, keeping the historicity and the dialetics of this relationship. The conclusion is that t motor relearning programme with a human basis c1assified as value constitute an important factor to be developed, which is of the utmost importance to t neuromotor and/or functional educators and/or reeducators that take part in process with such individuais. The elaboration of this point of reference cons idering the Person's human value, facilitates the transformation of t motor relearning programme in a way of supplying the incidental disabilities such individuals, providing a differentiated possibility of adaptation to t existent neuromotor restrictions. Finally, this work is inserted in the context PROCIMH of the Universidade Castelo Branco, in the thematic axis "Soc, Historical Focus of Human Motricity", in the thematic area "Philosophical a Social Dimensions of Human Motricity" and in the line of research "Hum Values in Corporeity and Motricity"
   
Titulação: Mestre em Educação Física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Heron Beresford
[Membro da Banca] Nilza Magalhães Macário
   
Assunto(s):
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Castelo Branco - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 26/03/2003
[en] 26/03/2003
   
Número de Páginas: 211
   
Arquivo(s):
PDF - Dissertação
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