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Autor: Luiz Henrique Brandão Ribeiro
   
Título(s):
[pt] A EFICÁCIA DA POTENCIALIZAÇÃO CEREBRAL E CONTROLE DA MENTE NA PERFORMANCE DE ATLETAS DE EQUIPES DE NADO SINCRONIZADO E FUTEBOL
[en] THE EFFECTIVENESS OF POTENCIALlZAÇÃO CEREBRAL AND CONTROLE DA MENTE IN THE PERFORMANCE OF Athletes OF TEAMS OF I SWIM SYNCHRONIZED ANO SOCCER
   
Instituição de Defesa: Universidade Castelo Branco
   
Resumo(s):
[pt] o principal objetivo deste estudo foi investigar a melhora dos rendimentos de atletas de equipes desportivas de nado sincronizado e futebol posição meio-campo, respeitando as características hemisféricas, usando para isso um treinamento de prática mental associado à aplicação do Método M.R. © 2004 de POTENCIAUZAÇÃO CEREBRAL ® e controle da mente. A mostra do estudo em pauta foi caracterizada por dois grupos (A e B) com 8 indivíduos cada, (A) jogadores meio-campo de equipe de futebol masculino e (B) nadadoras de uma equipe de nado sincronizado feminino de dois clubes cariocas distintos, da categoria (juvenil) constatadas suas preferências hemisféricas através do teste de CLEM. Foram avaliadas a performance física antes e depois do treinamento com o Método M.R seguindo os critérios técnicos das modalidades. Optou-se por se proceder um procedimento estatístico por meio de análise descritiva com: média, mediana, desvio-padrão, erro-padrão e coeficiente de variação. A análise inferendal foi feita pelo teste de normalidade de Shapiro-Wilk. O procedimento estatístico do Teste-t de Student independente foi utilizado para verificar possíveis diferenças entre as médias inter-avaliadores do nado sincronizado. O Teste-t de Student, pareado foi utilizado para verificar as diferenças entre as médias das variáveis descritas anteriormente para o grupo de nado sincronizado e futebol. Todas as variáveis analisadas apresentaram melhoras percentuais e os valores médios encontrados foram estatisticamente significativos quando comparados aos resultados do período anterior ao treinamento (p<0,05). A maior variação percentual (L1%) foi para a variável vertical dupla, seguida da variável do passo atrás e ballet de pernas. Foram registrados maiores resultados em termos absolutos para a variável vertical dupla seguida do ballet de pernas, sendo alçada de pernas o menor índice; obteve-se um ganho significativo em torno de 5% na média geral das variáveis do nado sincronizado e 3% para o futebol, onde houve redução no tempo para velocidade com e sem bola e 3200m. Para as variáveis impulsão e velocidade SOm sem bola, mesmo com redução do tempo (1,61% e 3,090/0) não demonstraram diferenças estatisticamente significativas (p>O,OS). A variável velocidade SOm com bola descreveu a maior variação percentual seguida das variáveis 3200m e velocidade SOm sem bola; demonstrando que o Método MR © 2004 de Potencialização Cerebral® e controle da mente foi eficaz no que se refere ao treinamento com os atletas. Considerando os resultados encontrados foi possível mensurar através do Teste-t de Student pareado pará o grupo praticante de nado sincronizado e para o grupo praticante de futebol meio campo, esse estudo aceita a hipótese investigada HI, ou seja, o programa instituído para potencializar a atividade cortical produziu efeitos sobre os desempenhos desportivos específicos nas modalidades das categorias escolhidas dos grupos, respeitando as características hemisféricas individuais e dos grupos.
[en] The main objective of this study was to investigate the improvement of the athletes' of sport teams incomes of I swim synchronized and soccer position middle-field, respecting the hemispherical characteristics, using for that a training of practice mental associate to Método M.R.© 2004 of POTENCIAliZAÇÃO CEREBRAL® e controle da mente. The display of the study on the agenda it was characterized by two groups (the and B) with 8 individuais each, (THE) players masculine soccer team middle-field and (B) swimmers of a team of I swim synchronized feminine of two different carioca c1ubs, of the category (juvenile) verified their hemispherical preferences through the test of CLEM. They were before appraised the physical performance and after the training with the Método M.R following the technical criteria of the modalities. She opted for a statistical procedure to proceed through descriptive analysis with: average, medium, deviation-pattem, mistake¬ pattern and variation coefficient. The analysis inferecial was made by the test of normality of Shapiro-Wilk. The statistical procedure of the Test-t of independent Student it was used to verify possible differences among the averages inter-appraisers of the I swim synchronized. TheTest-tof Student, pareado was used to verify the differences among the averages of the variables described previously for the group of I swim synchronizedand soccer. All the analyzed variables presented percentile improvements and the found medium values were significant estatisticamente when compared to the results of the period previous to the training (p <0,05). THE largest percentile variation (%) it went to the variable vertical couple, following by the variable. of the step behind and ballet of legs. larger results were registered in absolute terms for the variable vertical couple following by the ballet of legs, being raised of legs the smallest index; it was obtained a significant eamings around 5%in the general average of the variables of the I swim synchronized and 3% for the soccer, where there was reduction in the time for speed with and without ball and 3200m. For the variables impulse and speed 50m without 0011, even with reduction of the time (1,61% and 3,090/0) they didn't demonstrate differences significant estatisticamente (p>O,OS). THE variable speed 50m with 0011 described the largest percentile variation following by the variables 3200m and speed 50m without 0011; demonstrating that the Método MR © 2004 of Potencialização Cerebral® e controle da mente was effective in what refers to the training with the athletes. Considering the found results was possible to measure through the Test-t of Student pareado for the practicing group of I swim synchronized and for the practicing group of soccer half field, that study accepts the investigated hypothesis HI, in other words, the program instituted to potentiate the cortical activity produced effects on the specific sport actings in the modalities of the chosen categories of the groups, respecting the individual hemispherical characteristics and of the groups.
   
Titulação: Mestre em Educação Física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Vernon Furtado da Silva**
[Membro da Banca] Walter Jacinto Nunes
[Membro da Banca] José Fernandes Filho
   
Assunto(s):
[pt] não possui
[en] não possui
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Rio de Janeiro - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 02/05/2006
[en] 02/05/2006
   
Número de Páginas: 117
   
Arquivo(s):
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