NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Carlos Henrique Sampaio Moreira
   
Título(s):
[pt] Investigação dos programas da disciplina dança nos currículos de formação em Educação Física nas universidades brasileiras
[en] não possui
   
Instituição de Defesa: Universidade Castelo Branco
   
Resumo(s):
[pt] Atualmente os Cursos de formação profissional em Educação Física vêm passando por reformas curriculares, sendo necessário ao aluno melhor direcionamento das atividades durante a graduação, bem como a aprendizagem de determinados conteúdos que irão propiciar-lhe melhor desempenho durante suas atividades futuras. O presente estudo teve como objetivo investigar a trajetória da disciplina Dança, presente no eixo curricular de seis universidades que contemplam o curso de Graduação e Licenciatura plena, em Educação Física, e promover uma reflexão sobre o papel desse conteúdo na preparação dos profissionais, evidenciando suas possíveis relevâncias e aspectos epistemológicos, artísticos e sociais. Os seis planos de curso apresentaram conteúdos distintos em todas as subcategorias: objetivo, carga horária, conteúdo programático e bibliografia. Através da análise dos conteúdos dos planos de curso da disciplina Dança desenvolvido nas instituições de ensino superior dos cursos de formação em Educação Física, encontraram-se fatores comuns que permitem um ensino de qualidade que atenda a uma perfeita integração com a área, no sentido de facilitar o aprendizado e, dessa forma, identificar a funcionalidade dos programas na preparação do graduando para o exercício da profissão. Dentre os objetivos analisados, encontraram-se quatro propostas comuns que identificavam a importância desse item para o desenvolvimento das atividades presentes nos conteúdos programáticos. Uma universidade não apresentou em seu plano de curso objetivos e algumas não utilizaram verbos adequados para a formulação desse item. Para a subcategoria conteúdo programático, onze itens foram comuns entre algumas universidades. Esses itens podem ser considerados como base para a organização de um plano de curso; entretanto não quer dizer que os outros itens não tenham relevância para um programa curricular. Quanto à subcategoria bibliografia, apenas cinco referências foram comuns e encontrou-se a presença de muitos itens com datas de publicação não atualizadas.Como sugestão e conclusão, este trabalho mostrou que a análise de conteúdo representa uma forma de intensificar e possibilitar o intercâmbio entre universidades em relação ao melhor programa a ser ministrado em suas disciplinas bem como a busca de uma formação de qualidade para o profissional de Educação Física, que necessita de objetivos e programas de disciplinas que busquem retratar, de forma mais adequada, suas necessidades enquanto futuros profissionais.
[en] Professional courses in Physical Education have recent1y been submitted to a curriculum reform that had enabled students for improvement in management of activities during the graduation, as well as better leaning of some course contents that will improve their performance in future activities. The goal of this study, is to investigate the history of the Dance Discipline that are showed on the curricular schedule of six universities that offer the course of Graduation and Teaching degree in Physical Education. Another goal, is to promote students to think or reflect upon the role of the course contents for the Physical Educatiol1 professional graduation, emphasizing the possible relevance and its epistemologic, artistic an social aspects. The six plans of study were presented with distinctive contents in all subcategories: Goal, schedule and bibliography. There were many common factors found through the scheduled course content analysis in the Dance Discipline developed in higher education institutions that offer Physical Education course - for example - the leading to : high teaching quality that allows the perfect integration in facilitating leaning and thus identifying the function of the program that will lead students for graduation and preparation for professional career performance. Among the analyzed goals, four common purposes were found that identify the importance of the study for the development of the activities present in the schedule course contents. One University did not introduce this goal in its course schedule and some did not use adequate wording to introduce this plan. For the schedule course contents subcategory, eleven items were common among the Universities, and the items can be considered the basis for a course schedule organization, however, it does mean that the other items do not present a relevance for a curriculum program. The subcategory -bibliography - only time references were common and had many items outdated publication. As a suggestion and conclusion, this study had showed that the analysis contents represent a way to intensify and to enable universities to have a better program to administered in its discipline as well as quality graduation for the Physical Educate Professional that seeks goals and course schedules that will better serve his future professor life.
   
Titulação: Mestre em Educação Física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Fernanda Barroso Beltrão**
[Membro da Banca] Heloisa de Araujo Gonzalez Alonso**
[Membro da Banca] Nilza Magalhães Macário
   
Assunto(s):
[pt] Currículo
[pt] Dança
[pt] Epistemologia
[en] Curriculum
[en] Dance
[en] Epistemologic.
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Rio de Janeiro - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 21/10/2004
[en] 21/10/2004
   
Número de Páginas: 155
   
Arquivo(s):
PDF - Dissertação
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br