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Autor: Anelise Ferreira Pieniz Lunge
   
Título(s):
[pt] CORPO E IMAGINARIO SOCIAL: UMA ANALISE DAS REPRESENTACOES CORPORAIS DE JOVENS DO SEXO FEMININO DE UM AMBIENTE ESCOLAR
   
Instituição de Defesa: Universidade Federal de Santa Catarina
   
Resumo(s):
[pt] Organizar-se em pequenos grupos é uma das características dos seres humanos desde os princípio de sua existência. Através da convivência com outras pessoas e outros grupos, ele carrega consigo heranças e significados representados através de símbolos. As significações e relações de interdependências simbólicas se estabelecem em cada ordem social sendo influenciadas por vários fatores tais como o imaginário, as representações, a fachada, o cenário, os grupos, entre outros. A escola, assim como outros ambientes é sugestionada por diversos fatores determinados ideologicamente. Nele, os alunos, especialmente os jovens, descrevem sua história de vida, sua individualidade, sua ideologia. Por estar constantemente recebendo intervenções sócio-históricas, o corpo humano no ambiente escolar, muitas vezes toma-se insignificante, podendo prejudicar as representações corporais que seus alunos possam querer manifestar. A eles devem ser dadas oportunidades para construirem sua sensibilidade, suas expressões, sua comunicação corporal, criando e re-significando suas próprias ações. Partindo do princípio que uma sociedade só pode ser formada através da sua trajetória social-histórica e que a escola e os jovens são parte desta sociedade, o principal objetivo desta investigação foi identificar as representações corporais de jovens do sexo feminino de um ambiente escolar, relacionando-as com os cenários, fachadas, estigmas, grupo, corporalidade, as culturas juvenis (determinadas pelos simbolismos) e o imaginário social. Esta pesquisa baseou-se nos pressupostos etnometodológicos os quais objetivam o estudo e a análise das atividades cotidianas de um determinado grupo social procurando descobrir a forma como elas tomam-se visíveis, racionais e reportáveis. Foram investigadas um grupo de jovens do sexo feminino com idade entre 14 e 16 anos, estudantes da Escola de Educação Básica Professor Olavo Cecco Rigon no município de Concórdia, Santa Catarina. Verificou-se que a escola constitui um dos ambientes sociais mais importantes na vida das jovens, pois suas representações corporais estão ligadas a vários simbolismos determinados pelo imaginário social. Pode-se citar a mídia, representada por revistas que elas mais gostam de ler, as quais há uma grande identificação com as representações das jovens, na criação de estigmas e estereótipos. Percebeu-se que para cada um dos ambientes que uma escola possui, as jovens manifestam comportamentos e atitudes diferenciadas, ou seja para cada ambiente e para cada grupo que participam apresentam-se com fachadas diferenciadas. Todos os aspectos observados nesta investigação, reforçam o argumento inicial de que o imaginário social exerce influêncía nas representações corporais no ambiente escolar, significando a importância de sua identificação como uma forma de modificar, aprimorar e adequar os elementos pedagógicos referentes ao trato com o corpo das jovens nos ambientes escolares.
[en] Organizing ourselves in groups has been a characteristic of human beings since of existence. Being together with other people and others groups carries heritage and meanings shown through symbols. The meanings and the symbolic relations are established in each social order, which are intluenced by many factors such as the imaginary, representations, the scenario, and groups, among others. The school as well as other environrnents is suggested by many different factors determined ideologically. There, the students, especially teenagers describe their life history, their individuality and their ideology. The human body is constantly receiving social-historical intervention and because of this it becomes insignificant in the school environment. This can harm the body expressions that students may want to show. They should be given the opportunity to build their sensibility, their expressions and their body language, creating a meaning to their actions. A society can only be formed through their social-historical heritage and the school and the teenages are part of this society. The aim of this investigation was to identify the body language used by female students in the school environment, interacting with the scenario, the façade, the group, the stigmas, other young cultures and their cultural imaginary. This research was based in etnomethodological assumptions and analyses everyday activities of a certain social group and finds out how they become visible, rational and reportable. A group ofteenagers aged between 14 and 16 from Olavo Cecco Rigos School in Concórdia/SC were investigated. The school makes up one of the most important social environments in a teenager's life, because their body language is linked to various symbolism determined by the social imaginary. We could name the media, represented by the magazines they most like reading in wich there is a great identification among them, in the creation of stigmas and stereotypes. It was notice that for each school environrnent, the teenagers behaved differently. From ali the aspects studies in this research the initial argument was reinforced wich means that the social imaginary influences their body language in the school environment. This suggest the importance of identifying these influences to modify, improve and adjust pedagogical elements refering to the body awareness in the school environments.
   
Titulação: Mestre em Educação Fisica
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Ana Márcia Silva
[Membro da Banca] Maurício Roberto da Silva
[Membro da Banca] Elenor Kunz
   
Assunto(s):
[pt] nao disponivel
[en] nao disponivel
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Florianopolis - SC - BR
   
Data da defesa:
[pt] 15/08/2002
[en] 15/08/2002
   
Número de Páginas: 96
   
Arquivo(s):
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