NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Fernanda Christina de Souza Guidarini Monte
   
Título(s):
[pt] o Processo de Formação dos Professores de Dança de Florianópolis
[en] The Process of Formation of the Professors of Dance of Florianópolis
   
Instituição de Defesa: Universidade Federal de Santa Catarina
   
Resumo(s):
[pt] A formação dos professores de dança no Brasil não apresenta uma única via, podendo ser obtida a partir do ensino superior universitário, em escolas credenciadas pelo Ministério da Educação ou ainda através de cursos livres. Em Florianópolis, o quadro da formação e desenvolvimento profissional dos professores de dança encontra-se em situação precária quando comparado ao panorama brasileiro, destacando-se a inexistência de curso de graduação para a formação inicial em dança e o fechamento gradativo das escolas credenciadas. Neste contexto, o estudo investigou o processo de formação dos professores de dança de Florianópolis, abordando a formação, os mecanismos de socialização e o desenvolvimento profissional. Para tanto, foi necessário dividir a formação dos docentes em três etapas: a formação enquanto bailarino, o rito-de-passagem e a formação enquanto professor. Utilizou-se como instrumentos para a coleta de dados a entrevista semi-estruturada e a análise documental do currículo dos professores. Participaram do estudo 24 professores de dança nos estilos Ballet Clássico e Dança Contemporânea. Constatou-se que a formação da maioria dos docentes em dança tem ocorrido através da educação não-formal, baseada principalmente em cursos livres e construída a partir de vivências e relacionamentos possíveis dentro do contexto histórico-social. Os agentes (família, colegas e professores) e fatores (econômicos, políticos e familiares) de socialização contribuíram para a escolha e permanência destes profissionais na área da dança, independente das fases de desenvolvimento profissional. A análise da cultura docente e suas normas de conduta permitiu tanto compreender o comportamento destes professores e o contexto histórico em que se inseriam, quanto vislumbrar melhorias para a classe a partir do relato das principais preocupações docentes e carências da área da dança em Florianópolis. Sugere-se a implementação de cursos de formação inicial universitária em dança, o fortalecimento das associações e organizações específicas da área, a criação de uma política cultural e, essencialmente, a mudança no pensar e agir das profissionais da dança, no sentido de evitar o individualismo e fomentar a adoção de normas de condutas reconhecidas e estipuladas pelos pares.
[en] The formation of the professors of dance in Brazil does not present an only way, being able to be gotten trom university superior education, in credential schools for the Ministry of the Education or still through free courses. In Florianópolis, the picture of the formation and professional development of the dance professors meets in precarious situation when compared with the Brazilian panorama, being distinguished it inexistence of course of graduation for the initialformation in dance and the. gradual c10sing of the credential schools. In this context, the study it investigated the process of formation of the professors of dance of Florianópolis, approaching the formation, the mechanisms of socialization and the professional development. For in such a way, it was necessary to divide the formation of the professors in three stages: the formation while dancer, the rite-of-ticket and the formation while professor. It was used as instruments for the collection of data the half-structuralized interview and the documentary analysis of theresume of the professors. 24 professors of dance in the styles Classic Ballet and Dance had participated of the study Contemporary. One evidenced that the formation of the majority of the professors in dance has occurred through the education not-deed of division, based mainly on free courses and constructed from experiences and possible relationships inside of the description-social contexto The agents (family, colleagues and professors) and the factors (economic, politicians and familiar) and of socialization had contributed for the choice and permanence of these professionals in the area of the dance, independent of the phases of professional development. The analysis of the teaching culture and its norros of behavior in such a way allowed to understand the behavior of these professors and the historical context where if they inserted, how much to glimpse improvements for the classroom from the story of the main teaching concerns and lacks of the area of the dance in Florianópolis. It is suggested implementation of courses of university initial formation in dance, the improvement of the associations and specific organizations of the area, the creation of one cultural politics e, essentially, the change in thinking and acting of the professionals of the dance, in the direction to prevent the individualism and to foment the adoption of norms of behaviors recognized and stipulated by the pairs.
   
Titulação: Mestre em Educação Fisica
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Juarez Vieira do Nascimento
[Membro da Banca] Marcia Maria Strazzacappa Hernandez**
[Membro da Banca] Sidney Ferreira Farias
   
Assunto(s):
[pt] Dança
[pt] Formação Profissional
[pt] Desenvolvimento Profissional
[pt] Socialização
[pt] Cultura Docente
[en] Dances
[en] Professional Formation
[en] Professional Development
[en] Socialization
[en] Teaching Culture
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Florianopolis - SC - BR
   
Data da defesa:
[pt] 28/02/2003
[en] 28/02/2003
   
Número de Páginas: 141
   
Arquivo(s):
PDF - Dissertacao
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br