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Autor: Patricia Simoes Gonçalves Monteiro
   
Título(s):
[pt] Feedback e o Ensino da Natação: Influencia da Referencia Biomecanica
[en] FEEDBACK AND THE SWIMMING TEACHING: INFLUENCE OF THE BIOMECHANICAL REFERENCE
   
Instituição de Defesa: Universidade Castelo Branco
   
Resumo(s):
[pt] A questão da qualidade da pedagogia no aprendizado da natação no Brasil e, sem sombra de duvidas, um dos temas em educação que tem recebido inúmeras criticas ultimamente. 0 que atualmente nos meios formais ou informais do ensino de modalidades desportivas, o que se enfatiza e o fato de não ser o ensino do desporto no que tange ao aspecto pedagógico, tão qualificado. Como compreender a aprendizagem do aluno atualmente, sem conhecer e entender a evolução e a historia das técnicas e recursos pedagógicos da natação? Partindo dessa premissa, este estudo objetivou investigar os procedimentos pedagógicos necessários para garantir uma aprendizagem da natação, de forma que atraves do estudo dos processos pedagógicos da mesma o professor possa adquirir melhor rendimento de seu aluno, não so no aspecto do modelo biomecânico, no que se refere a tecnica, bem como na formação global do seu aluno. Buscamos enfocar uma analise da pedagogia da natação, como um instrumento capaz de proporcionar ao aluno, as equipamentos biomecânicos, psicológicos, sociais necessários para a obtenção de uma qualidade pedagógica, qualidade esta que, cujo ponto de aplicação principal calca-se em conhecimentos filosóficos e evolutivos que devem ser considerados e compreendidos pelos profissionais que atuam no ensino da natação, conhecimentos estes que são os pontos necessários para uma boa pedagogia. Buscamos verificar que a evolução dos processos pedagógicos na educação física, principalmente aqui voltados para a natação, em sua dinâmica e pelos fundamentos basicos, que constituem uma imersão no processo de ação consciente do ser, deixando que a intencionalidade da praxis do professor de educação física aflore em dimensão de sua tomada de consciência. Buscou-se analisar a dificuldade de separar a pedagogia da tecnica da natação, pois esta a que te traga as caminhos e objetivos a serem alcançados, por outro lado de forma direta objetivou-se explorar todos as fontes que pudessem nos trazer maiores conhecimentos e a compreensão de variáveis que interferem de forma direta no resultado de uma pedagogia eficaz da natação, considerando-se a evolução da pedagogia na educação física brasileira, metodologias de ensino, didáticas aplicadas a natação, conceitos biomecânicos e o modelo gestual da tecnica da natação, aspectos filosóficos, sociais. Todos estes fatores sempre considerando a época de evolução da sociedade educacional brasileira, indo da republica ate as dias atuais, passando por fases importantes da educação brasileira para tentar compreender a atual situação da pedagogia da natação no Brasil. No enfoque especifico da natação e sua importância na formação do aluno global ou seja socialmente, psiquicamente e fisicamente, com vistas a uma pedagogia embasada no ensino e aprendizado desta modalidade desportiva, viabilizou-se investigar se o feedback na aprendizagem a interferido segundo a forma de ensino do professor, com ou sem as conceitos biomecânicos.
[en] The subject of the quality of the pedagogy in the learning of the swimming in Brazil is, without doubt, one of the themes in education that has been received countless critics lately. Nowadays in sports modalities teaching means, what is emphasised, is the fact of not being the teaching of the sport, in what it says about pedagogic aspect, so qualified. How to understand the student's learning now, without to know and to understand the evolution and the history of the techniques and pedagogic resources of the swimming? Starting of that premise, this study objectified to investigate the necessary pedagogic processes to guarantee a swimming apprenticeship, of way that through of the pedagogic processes study of swimming, the teacher can acquire a better performance of his student, not only in the aspect of the biomechanic model, so in what it refers the technique, as in student's global formation We looked for to focus an analysis of the swimming's pedagogy, as an instrument that it be able to proportion to student, the biomechanic, psychological and social resource to obtain the necessary pedagogic quality, quality that, whose point of main application is based in philosophical and evolutionary knowledge that should be considered and understand by the professionals that act in the teaching of the swimming, knowledge these that are the necessary points for a good pedagogy. We looked for verifying that the evolution of the pedagogics processes in the physical education, mainly here gone back to the swimming teaching, in its dynamic and for the basic foundations, that they constitute an immersion in the action process conscious of being, leaving that the intention of the physical education teacher praxes, appears in dimension of its taken of conscience. It was looked for to analyse the difficulty of separating the pedagogy of the technical of the swimming, because this is that traces it the ways and objectives to be reached, however on the other hand in a direct way it was objectified to explore all the sources that could bring us larger knowledge and the comprehension of variables that interfere in a direct way in the result of an effective pedagogy of the swimming, being considered the evolution of the pedagogy in the Brazilian physical education, teaching methodologies, swimming applied didacticism, biomechanics concepts and the technical model of the swimming, philosophical and social aspects. All these factories always considering the time of evolution of the Brazilian educational society, since from the republic to the current days, going by important phases of the Brazilian education to try to understand the current situation of the swimming in Brazil. In the specific focus of the swimming and its importance in the global student's formation, that is to say, socially, psychically and physically, with views to a pedagogy based in the teaching and learning of this sport modality, it was investigated if the learning feedback is interfered for the teacher teaching's mode, with or without biomechanics concepts.
   
Titulação: Mestre em Educação Fisica
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Vernon Furtado da Silva**
[Membro da Banca] Eduardo Augusto Viana da Silva
[Membro da Banca] Olavo Guimarães Feijó
   
Assunto(s):
[pt] nao disponivel
[en] nao disponivel
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Rio de Janeiro - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 04/12/2002
[en] 04/12/2002
   
Número de Páginas: 273
   
Arquivo(s):
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