NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: José Luiz Mazzaro
   
Título(s):
[pt] Educação para a saúde: avaliação de um programa de ensino de assistência primária à saúde do escolar
   
Instituição de Defesa: Universidade Federal de São Carlos
   
Resumo(s):
[pt] Este trabalho teve por objetivo avaliar a eficácia de um programa de ensino, nos moldes da assistência primária em saúde, implementado junto a um grupo de oito professoras de pré-escola, 1ª e 2ª séries de uma escola rural de Brasília. Inicialmente foi desenvolvido uma investigação, em cinco escolas rurais da cidade, objetivando colher dados sobre a realidade dessas instituições que subsidiassem, em conjunto com dados bibliográficos, a construção de um programa de ensino que visava fundamentar os professores em relação a alguns aspectos de saúde e ensinar-lhes habilidades de caráter prático, sobretudo de prevenção de problemas de saúde. Escolhida a escola rural para o desenvolvimento do programa, foram constatadas péssimas condições sanitárias, o que praticamente impossibilitava as ações do programa, tal como planejado. Decidiu-se, após as devidas adaptações, integrar as ações educativas a um trabalho de intervenção necessário, implementando-os concomitantemente, de forma complementar e articulada. Os dados para a avaliação do programa foram colhidos de três estudos, relacionados à saúde dos olhos, higiene ambiental e nutrição, através de pré e pós-testes, de avaliações opinativas e de trabalhos de campo conduzidos pelas professoras incluindo avaliação de acuidade visual das crianças da escola, diagnóstico das condições sanitárias, levantamento de dados antropométricos como indicadores do estado nutricional, entre outros. Estes trabalhos foram ratificados por profissionais da saúde escolar ou por procedimentos avaliativos conduzidos pelo pesquisador, os quais deram validação externa ao estudo. Como conseqüência natural dos trabalhos de campo, desenvolveram-se formas diversas de intervenção, que modificaram profundamente algumas condições da escola intimamente relacionadas à saúde dos educandos. O programa de ensino e intervenção mostrou-se eficaz e adequado ao contexto, tendo produzido resultados muito satisfatórios, o que demonstra que professores devidamente preparados podem e devem colaborar com ações de ou voltadas para à saúde.
[en] This project had as its main goal to evaluate how effective a primary health assistance project is. This project was done together with a group of eight pre-school teachers working for the tirst grade in the Brazilian country schools. lnitially, a systematic investigation was developed in tive different country schools of the state, in order to colIect data about the real situation of these institutions that would, together with bibliographic data, alIow the creation of a teaching program that would make teachers aware of basic health aspects in order to transmit them to their pupils, mainly on preventing health problems. Since the country school was chosen for the development of the project, very bad hygiene conditions were found, which practicalIy made the start of the project as planned impossible. It was decided, after the necessary adaptations, to integrate the educational actions to an appropriate intervention. All the data to evaluate the project was taken from three different studies related to eyesight, environmental hygiene and nutrition using pre and post tests including research projects, interviews and the children' s eyesight evaluations. The sanitary diagnosis was also done together with children's height and compared with their nutritional state. All these tests were conducted by health professionals or researchers who gave validity to the studies. As a natural consequence of the research, different forms of interventions were developed, which had a great influence on changing some school processes conceming the pupils health. The teaching and interventions project proved itself to be efficient and appropriate to the ! context giving satisfactory results, which shows that when teachers are welI prepared, they can and should be concemed with alI aspects of and matters related to health
   
Titulação: Educação Especial
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Nivaldo Nale
   
Assunto(s):
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: São Carlos - SP - BR
   
Data da defesa:
[pt] 1996
[en] 1996
   
Número de Páginas: 170
   
Arquivo(s):
PDF - Dissertação
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br