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Autor: Lea Maria Furtado Desiderati
   
Título(s):
[pt] A presença ou não do lúdico nas classes de alfabetização
   
Instituição de Defesa: Universidade Castelo Branco
   
Resumo(s):
[en] This study had the purpose of checking the presence of playfuI in Iiteracy. It used the study of cases, showing descriptions of the analysis of speeches present in interviews with students and professionaIs from two private schools, in elementary school, ftom de 18 Th Administrative Region in Campo Grande, Rio de Janeiro City, adopting Winnicot and Vygostsky' s presuppositions and having as supports of literacy Paulo Freire and Emília Ferreiro' s analysis. Trough daily observations near to children in elementary school, we tried to observe the aspects connect to mental constmctions student's, in playful situations present in literacy. Certainly these aspects were connected to the interventions exerted by the educational project of the school and by the professionals who were day by day with those children. From those observations, in final considerations, we noticed the presence of playfuI in literacy, full of educational merit and having a great relevance in the enlargement of knowledge, in leisure and child's imagination, in the development of children's own affection and in possible reflections for alI professionals related to literacy. Teaching reading and writing will continue to be a very significant task, and learning will only happen if it makes sense to child. Having the written language as an object ofknowledge, children will have to be stimulated to find out the mies according to those is organized this new way of language, as well as they learned to talk by deducing mIes from what they head. Ali those who teach read and write must search for ways in order that the educational process is not only a routine in their student´s life. As easy and natural as walking, speaking or swimming must to be habito f using playful in education specially in specific abilities in learning reading and writing. This away we will be able to understand the functioning of the written language and to use it in a pleased creative and playful way.
[pt] Este estudo teve como propósito verificar a presença do lúdico na alfabetização, sua significância para o conhecimento e como é manifestada especialmente na sala de aula. Para tanto utilizamo-nos de estudo de casos, apresentando as descrições da análise de discursos presentes nas entrevistas com alunos e com profissionais de duas escolas particulares, de classe de alfabetização, da 18º Região Administrativa de Campo Grande, Município do Rio de Janeiro, adotando os pressupostos de Winnicot e Vygostsky e tendo, como suportes de alfabetização, as análises de Paulo Freire e Emília Ferreiro. Através de observações cotidianas, junto às crianças das classes de alfabetização, procuramos observar os aspectos ligados às construções mentais dos alunos, em situações lúdicas presentes na alfabetização. Certamente, estes aspectos estavam ligados às intervenções exercidas pelo projeto pedagógico da escola e pelos profissionais que se encontravam no dia a dia dessas crianças. A partir dessas observações, nas considerações finais, constatamos a presença do lúdico na alfabetização, recoberta de valor didático e de grande relevância na ampliação do conhecimento, no lazer e na fantasia da criança, no desenvolvimento da auto-estima infantil e em possíveis reflexões para todos os profissionais ligados à alfabetização. Os resultados foram demonstrados no transcorrer deste estudo e pudemos comprovar que ensinar a ler e escrever continuará sendo uma tarefa bem significativa, e a aprendizagem só se dará se fizer sentido para a criança. Tendo a língua escrita como um objetivo de conhecimento, a criança deverá ser estimulada a descobrir as regras, segundo as quais se organiza essa nova forma de linguagem, assim com aprender a falar, inferindo regras a partir do que ouvia. Por fim, entendemos que todos os alfabetizados devem buscar encontrar caminhos para que o processo educativo não seja apenas uma rotina na vida de seus alunos. Tão fácil e natural como andar, falar ou nadar deverá ser o hábito de utilizar o lúdico na educação, especialmente nas aptidões específicas da aprendizagem da leitura e da escrita. Dessa forma poderemos compreender o funcionamento da língua escrita, e utilizá-la de forma prazerosa, criativa e lúdica.
   
Titulação: Mestre em Educação Física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Nilza Magalhães Macário
   
Assunto(s):
[pt] Ciências da Saúde
[pt] Lúdico
[pt] alfabetização
[pt] educação física
   
Local de defesa: Rio de Janeiro - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 1999
[en] 1999
   
Número de Páginas: 116
   
Arquivo(s):
PDF - Dissertação
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