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Autor: Gilvan Vasconcelos da Silva
   
Título(s):
[pt] PROPOSTA DE PROGRAMA DE EXERCíCIOS ESPECíFICOS E REDUÇÃO DA LOMBALGIA EM PILOTOS DE HELICÓPTERO
[en] PROPOSAL OF AN ESPECIFIC EXERCISE PROGRAM AND LOW BACK PAIN RELlEF IN HELlCOPTER PILOTS
   
Instituição de Defesa: Universidade Castelo Branco
   
Resumo(s):
[pt] Estudos publicados têm sugerido uma maior prevalência de lombalgia (LBG) em pilotos de helicóptero (PH) quando comparados à população em geral, alcançando, em alguns estudos, um índice de até 95%. No Brasil, o índice encontrado em um trabalho anterior foi de 44,6%. O fator primário da LBG nessa classe apontado por vários autores é a postura assimétrica adotada em vôo. Apesar de estudos já terem demonstrado uma redução de até 35% na dor lombar (DL) quando tratada através de um programa de exercícios, ainda não se tem demonstrado que um programa de exercícios específicos para PH leva a uma redução do seu quadro álgico. No intuito de preencher essa lacuna o presente estudo tem por objetivo elaborar e aplicar um programa de exercícios físicos que proporcione aos PH que sofrem de LBG, um alívio do quadro álgico. Dessa forma, levantou-se a hipótese de que um programa de exercícios físicos específicos, baseados nas exigências do vôo de helicóptero e que vise o equilíbrio muscular de maneira global (PREMG), resulta numa eficiente terapêutica no tratamento da LBG que acomete os pilotos de helicóptero. Para tal, procedeu-se da seguinte forma: a) foram alocados aleatoriamente dois grupos de PH, P1 (grupo experimental - n=41) e P2 (grupo controle - n=42); b) após a seleção e divisão dos grupos, foi distribuído, para os dois grupos, um questionário auto aplicável com o objetivo de quantificar e caracterizar a dor, bem como fatores hipotéticos que pudessem influenciar na prevalência de LBG em PH; c) o PREMG foi aplicado em P1 durante o períodos de 12 semanas; d) ao término da décima segunda semana fci aplicado o mesmo questionário com o objetivo de verificar a eficiência da intervenção terapêutica proposta. Para a análise dos dados utilizou-se tanto, as. técnicas da estatística descritiva, quanto as tabelas de freqüências, além das técnicas da estatística inferencial, por meio do teste "t" de student e do teste não-paramétrico qui-quadrado, a fim de se verificar a interdependência entre as distribuições das freqüências observadas, para uma significância de p
[en] A high prevalence of low back pain (LBP) in helicopter pilots (HP) has been reported by several epidemiological survey. Therefore, it is generally felt that the HP has a increase prevalence of LBP in comparison to the population as a whole, reaching 95%. In Brazil an study has been indicated a prevalence rate of 44,6 %. As pointed out by several authors the most important etiologic factor of LBP in helicopter pilots is the asymmetrical posture adopt during flight. Although some studies have been showed a low back pain redution about 35% when in treatment exercise, don't have found in the literature that an especific exercise program can reduce the low back pain severity in HP. The aim of this study is to create and put in practice a physical exercise program that can produce a pain relief in HP. Thus, the hypotesis is that an especific exercise program, based on flight efforts and wich promotes the general muscular balance, will be an efficient therapeutic to reduce the intensity of LBP in helicopter pilots. To evaluate this, hypotesis the author proceeded at this way: a) the subjects were divided by randomization in two groups: P1 (experimental group n=41) e P2 (contol group - n=42); b) after the division it was applied an especific questionnaire with the purpose of measuring pain severity and characterinzing the LBP in HP and others hipotetic factors; c) the experimental group was treated with the program for a period of 12 Weeks; d) at the and of the last week it was applied the same questionnaire to evaluate the therapeutic efficiency of the Programo A descriptive statistics techniques was used to characterize the medium values of data from the respestive variables as weel the table of frequencies. To verify independence frequencies distributions observed it was applied the studet "t" test and a no-parametric test Qui-square. The level of significance for this study was chosen a p<0,05. The results indicated that the Program is an efficient therapeutic in reduce LBP in HP, reaching a pain relief level of the 35,8% (p=O,0023) in the experimental group.
   
Titulação: Mestre em Ciência da Motricidade Humana
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Marco Antonio Guimarães da Silva
[Membro da Banca] Carlos Gomes de Oliveira
[Membro da Banca] Luis Alberto Batista
   
Assunto(s):
[en] Helicopter pileI
[en] Prevalence
[en] Low back pain
[pt] Piloto de Helicóptero
[pt] EDUCACAO FISICA
[pt] Exercícios
[pt] Lombalgia
[pt] Prevalência
[en] Exercise programo
   
Local de defesa: Rio de Janeiro - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 31/03/2004
[en] 31/03/2004
   
Número de Páginas: 263
   
Arquivo(s):
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