NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Flávia Barbosa da Silva Dutra
   
Título(s):
[pt] A percepção sobre relações de gênero em alunos de 3° e 4° séries a partir de gravuras contidas em livros didáticos
[en] The perception over gender relations in 3rd and 4rd graders from pictures in didactic books
   
Instituição de Defesa: Universidade Castelo Branco
   
Resumo(s):
[pt] A criança aprende através do convívio com outras pessoas. Esse convívio influencia na construção do corpo masculino e feminino e conseqüentemente nas relações de gênero. Desta forma, o tomar-se homem e o tornar-se mulher se fazem num processo continuado, dinâmico, portanto, não dado e acabado no momento do nascimento, mas construído através de práticas masculinizantes e feminizantes, segundo as concepções de cada sociedade. Assim, o comportamento e o discurso de crianças e adultos refletirão esses aspectos. Pensando nas relações de gênero e nos livros didáticos das crianças o presente estudo foi elaborado com o objetivo geral de analisar o discurso dos alunos de 38 e 48 séries matriculados em duas escolas na Baixada Fluminense, acerca das relações de gênero a partir de gravuras contidas em seus livros didáticos. Os objetivos específicos tiveram o propósito de identificar a percepção dos alunos de 3& e 48 séries em relação à discriminação de sexo para as atividades físicas de acordo com as gravuras contidas nos livros didáticos; e identificar conceitos e valores embutidos nas respostas dos alunos investigados diante das relações de gênero contidas nas gravuras que contemplam a família, a escola e a sociedade. A pergunta que norteou a pesquisa foi: qual a percepção sobre relações de gênero em alunos de 38 e 48 séries de duas escolas a partir de gravuras contidas em livros didáticos? A metodologia foi de natureza qualitativa, com dimensão interpretativa de Homem. A amostra foi composta de 20 crianças de ambos os sexos, freqüentando regularmente o ensino fundamental do Colégio Santa Maria e do Instituto de Educação, ambos localizados em São João de Meriti - Baixada Fluminense - RJ. O instrumento foi uma entrevista contendo questões e gravuras referentes ao objetivo proposto e cujas respostas reportaram se à Análise do Discurso. Os resultados apontaram que no entender das crianças os esportes e as brincadeiras podem ter a participação de meninos e meninas, mas elas afirmam que existem brincadeiras próprias a cada um dos sexos, como casinha e futebol, por exemplo. Os respondentes, ao mesmo tempo que aceitam a prática destas atividades por ambos os sexos, fazem restrições a alguma delas por medo ou vergonha de sofrer preconceitos. Quanto à ajuda nas tarefas do lar foi possível constatar que, na opinião dos investigados, todos devem ajudar a mãe, a maior responsável pelo lar, e quanto a esta ajuda, para as crianças são destinadas atividades simples e aos pais, atividades de força. Em relação ao desempenho das profissões segundo o sexo, o discurso nos esclareceu que homens e mulheres podem trabalhar fora, mas existem profissões mais adequadas às mulheres, como professora, secretária e babá, entre outras. Para os homens as profissões que se ajustaram mais, por exigir cuidado e força, foram as de segurança e pedreiro. Os resultados permitem inferir que a família, a escola e a sociedade, são de fundamental importância na construção sociocultural de cada ser, predeterminando o que é próprio ou adequado a um sexo ou outro.
[en] The child learns trough interaction with other people. This interaction influences the building of a male and female body and consequently the gender relations. Thus, becoming a man or woman happens in a continuos dynamic process, therefore, not given and finished at the moment of birth, but built through practices that will turn a individual male or female, according to each society's concept. So, the behavior and speech of children and adults will reflect these aspects. Thinking about gender relations and about didactic books of children the study was made with the general aim of analyzing the speech of 3rd and 4rd graders register in two schools in Baixada Fluminense. about gender relations using pictures from didactic books. The specific aims had the purpose of identifying the 3rd and 4rd graders perception in relation to the discrimination of sex for physical activities according to the pictures found in didactic books; and identifying concepts and values hidden in the answers of students investigated in face of the gender relations found in the pictures which contemplate the family, school and society. The ruling question was: what is the perception about gender relations in 3rd and 4rd graders of two schools from pictures contained in didactic books? The methodology was of qualitative nature, with interpretative dimension of mankind. The sample was made of 20 children of both sexes, regularly attending elementary school at College Santa Maria and from Instituto de Educação, by both in São João de Meriti - Baixada Fluminense - RJ. The instrument was a interview containing questions and pictures about the proposed aim whose answers reported the Speech Analysis. The results pointed out that, in the childrens understanding sports and games appropriate for girl and boys, but there are sports and games own each sex, like doll house and soccer, for instance. At the same time they accept the practice of these activities y both sexes, they make restrictions for shame or fear prejudice. As for the house chores it was possible to learn that, in the opinion of the investigated ones, all must help their mothers, the main responsible for the home, and as for this help the children keep the simplest ones whereas the fathers, activities that demand strength. For professions about sex, the speech showed that both can work outside the house, but there are careers that are proper for woman, like teachers, secretaries and baby-sisters, among others. The professions that better fit men, for demanding care and strength are security guard and construction worker. The result allows us to infer that the family, school and society are very important in the social and cultural structure each being human, predetermining what is propper or adequate to one sex or the other.
   
Titulação: Mestre em Ciência da Motricidade Humana
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Elaine Romero**
[Membro da Banca] Alexandre Moraes de Mello
[Membro da Banca] Tânia Maria Cordeiro de Azevedo
[Membro da Banca] Jane Moreira
   
Assunto(s):
[pt] aspectos socioculturais
[pt] relações de gênero
[pt] livros didáticos
[pt] crianças
[pt] discriminação de sexo
[en] social and cultural aspects
[en] gender relations
[en] didactic books
[en] children
[en] sex discrimination
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Rio de Janeiro - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 12/2003
[en] 12/2003
   
Número de Páginas: 112
   
Arquivo(s):
PDF - Dissertação
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br