NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Minéia Carvalho Rodrigues*
   
Título(s):
[pt] A configuração do lazer no espaço das Universidades da Terceira Idade
[en] The configuration of leisure space in the Universities of the Third Age
   
Instituição de Defesa: Universidade Estadual de Campinas
   
Resumo(s):
[pt] O grande desafio a que este trabalho se propôs foi o de desvendar o lazer no espaço institucional das Universidades da Terceira Idade. Para tal, buscamos verificar qual o conceito de lazer que sustenta suas propostas, os conteúdos culturais de lazer predominantes, os objetivos de suas propostas em relação ao lazer, as atividades de lazer desenvolvidas e o que estão denominando lazer em suas propostas. Enquanto metodologia, o estudo foi realizado mediante a combinação de pesquisa bibliográfica com as pesquisas documental e de campo. A técnica de amostragem utilizada para a seleção das duas Universidades da Terceira Idade, localizadas em Campinas-SP, obedeceu a critérios não-probabilísticos, intencionais, por acessibilidade e concordância. Na pesquisa documental, fizemos uso da análise de conteúdo dos programas das duas instituições que participaram da investigação. Para coleta de dados, utilizei como instrumento a observação assistemática, entrevista semi-estruturada e ficha de informações sociodemográfica. Na busca de compreender como se configura o lazer no espaço institucional das Universidades da Terceira Idade, procurou-se justapor os dados da pesquisa bibliográfica com os da pesquisa documental, da observação e da entrevista. Com a realização deste estudo, foi possível afirmar que o lazer é a essência das Universidades da Terceira Idade investigadas e configura-se, neste espaço institucional, por meio dos seus conteúdos sociais, físico-esportivos, manuais, intelectuais, artísticos e turísticos. Contudo, a negação em relação ao lazer, encontrada em ambas as instituições, mostra a necessidade de um maior aprofundamento em relação ao conhecimento sobre o lazer por todos os envolvidos nas Universidades da Terceira Idade, já que o lazer se constitui em um instrumento pedagógico para o desenvolvimento dos indivíduos, não somente pelo seu comprovado valor educacional, mas também, pela identificação de seus conteúdos às expectativas dos idosos. O estudo também revelou que as Universidades da Terceira Idade representam novos modos de vivenciar o lazer na velhice.
[en] The great challenge the one that this work proposed left the one of unmask the leisure in the institutional space of Universities of the Third Age. For such, we search for to verify which the leisure concept that sustains your proposals, the cultural contents of leisure predominant, the objectives of your proposals in relation to the leisure, the leisure activities developed and what is denominating leisure in your proposals. While methodology, the study was accomplished by the combination of bibliographical research with the documental researches and of field. The sampling technique used for the selection of two Universities of the Third Age, located in Campinas-SP, it obeyed criteria no-probability, intentional, for accessibility and agreement. In the documental research, we made use of the analysis of content of the programs of the two institutions that participated in the investigation. For collect of data, I used as instrument the observation not systematic, semi-structured interview and record of information partnerdemographic. In the search of understanding as the leisure is configured in the institutional space of Universities of the Third Age, it tried to juxtapose the data of the bibliographical research with the one of the documental research, of the observation and of the interview. With the accomplishment of this study, it was possible to affirm that the leisure is the essence of investigated Universities of the Third Age and it is configured in this institutional space through your contents social, physical-sporting, manuals, intellectuals, artistic and tourist. However the denial in relation to the leisure, found in both institutions, it shows the need of a larger deeply in relation to the knowledge on the leisure for all involved them in Universities of the Third Age, since the leisure is constituted a pedagogic instrument for the individuals' development, not only for your proven educational value, but also for the identification of your contents to the seniors' expectations. The study also revealed that Universities of the Third Age represents new manners of living the leisure in the age.
   
Titulação: Doutor em Educação Física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Neuromecânica do movimento humano
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Heloisa Helena Baldy dos Reis**
[Membro da Banca] Edmundo de Drummond Alves Junior
[Membro da Banca] Nelson Carvalho Marcellino**
[Membro da Banca] Gisele Maria Schwartz**
[Membro da Banca] Vera Aparecida Madruga Forti
   
Assunto(s):
[pt] lazer
[pt] envelhecimento
[pt] Universidades da Terceira Idade
[en] leisure
[en] aging
[en] Universities of the Third Age
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Campinas - SP - BR
   
Data da defesa:
[pt] 26/11/2007
[en] 26/11/2007
   
Número de Páginas: 173
   
Arquivo(s):
PDF - Tese
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br