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Autor: Iracema Soares de Sousa
   
Título(s):
[pt] Elementos críticos para elaboração de uma teoria pedagogica da educação física escolar: um estudos nas escolas públicas do município de Aracaju (SE).
[en] CRITICAL ELEMENTS FOR CRITICAL PEDAGOGICAL THEORY ELABORATION OF PHYSICAL EDUCATION: A STUDY AT PUBLIC SHOOLS OF ARACAJU (SE) CITY
   
Instituição de Defesa: Universidade Federal de Santa Maria
   
Resumo(s):
[pt] RESUMO Constituiu-se em objetivo desta pesquisa, o conhecimento da teoria pedagógica da Educação Física escolar, em suas dificuldades e problemas, conectados com a realidade a qual está inserida - a do mundo do trabalho e do mundo da escola-conhecimento-pedagogia, com vistas à educação-instrução de pessoas desenvolvidas no máximo de possibilidades do movimento corporal humano e hominizadas. No processo desse conhecimento procuramos apreender as categorias dificultadoras dessa prática, na relação teorias tecnicista e prática pedagógica, através de: (a) do estudos de teorias mais amplas e críticas da realidade social, (b) de entrevistas, observações livres, questionários com professores e professoras das escolas públicas de 1º e 2º graus do município de Aracajú (SE). Esta procura baseou-se em três níveis de aproximação ao real. O primeiro nível se deu no conhecimento do elemento relativamente permanente do objeto em estudo, o segundo nível se deu na inserção da Educação Física no mundo contraditório e o terceiro nível se deu na inserção da Educação Física na problemática da escola-conhecimento-pedagogia, subdividido em dois graus, um 1º dizendo respeito a problemas políticos-pedagógicos e um 2º dizendo respeito a problemas técnicos-pedagógicos. Ao inserirmos a Educação Física escolar no mundo contraditório e no mundo da escola-conhecimento-pedagogia, encontramos várias categorias dificultadoras desta ação, onde as aglutinamos em principais e subordinadas. As principais foram as que se originaram das desigualdades sociais, do processo separado do trabalho produtivo e improdutivo, da escola pública que não funciona, do papel do professor e professora como intelectuais ajustados e acomodados e as que se subordinam à confusão da prática da Educação Física como apenas uma prática instintiva. Ao analisarmos essas categorias dificultadoras principais e as que lhes estão subordinadas, acreditamos que para uma possível superação desses impedimentos concretos, em uma ação pedagógica, precisaríamos entender e conhecer: (a) como funciona o nosso modo de produção, para além do fetiche; (b) que a reprodução do capital não existe na educação como uma relação direta; (c) que a reprodução ideológica se dá nas explicações e encaminhamentos dos problemas, sob a perspectiva das teorias sociais do bloco dominante; (d) que as teorias sociais do bloco dominante, o estrutural-funcionalismo, a teoria do capital humano e da modernidade, estão implicitamente postas na pedagogia tecnicista; (e) que a conexão com o mundo do trabalho se apresenta na divisão entre o trabalho manual e intelectual; (f) que idealmente a nossa prática está se assemelhando ao trabalho manual; (g) que a nossa especificidade é prática, porém, nosso trabalho é intelectual; (h) que a finalidade de "aptidão física" conduz ao adestramento e não à educação. Finalmente, como elementos sintetizadores, propomos a inclusão das categorias, crítica-desalienante, criação-projeção-elaboração, união-solidariedade-companheirismo, e a da ludicidade na prática pedagógica, conjugadas na unidade dos mundos, que estão em pólos contrários, mas que se unem dialeticamente: o mundo do trabalho e do não trabalho, através da luta pela construção do mundo de tempo livre.
[en] ABSTRACT The purpose of this study was the knowledge of the pedagogical theory in school Physical Education in its difficulties and problems, connected widths the reality in which it is put: that of the world of the labor and the world of the school – knowledge – pedagogy, aiming education and instruction of developed persons in its maximum of possibilities of human body movement and “homnizadas”. In the process of that knowledge we tied to learn the categories which make difficult that practice, in the relation behaviorist theory and pedagogical practice, through: (a) from the study of broader and more critical theories of the social reality, (b) interviews, free observations, questionnaires with teachers of public elementary and high school of Aracaju (SE). This searh was supported by thee levels of approximation to reality. The first level was the knowledge of the relatively permanent of the objectives of the study, the second one was the insertion of the Physical Education in the contradictory world, and the third levels was the insertion of Physical Education in the problem issue school-knowledge-pedagogy, subdivided into two levels, one related to political and pedagogical problems and another regarding thecnical and pedagogical problems. Inserting school Physical Education to the contradictory world and in the world of school-knowledge-pedagogy, we found several categories responsible for the difficulties of that action, and we labeled them into major and minor categories. He major ones were those originated from social differences, from the separated process of productive and non productive work of public school that does not exist, the role of the teacher as adjusted and satisfield intellectuals and those subordinated to the confusion to the practice of Physical Education as only an instintive practice. When analizing that major categories and those subordinated to them, we believe that to go beyond that concrete difficulties, into a pedagogical action, it is necessary to us to know: (a) now our way of production works beyond the common sense; (b) that the reproduction of the capital does not exist in education as a direct relation; (c) that the ideological reproduction occurs in the explanation of social problems, under the perspectives of the dominant group, the structural functionalism, the theory of human capital and hat of modernity, are put explicity in the behavioral pedagohy; (d) that the socialtheories of the dominant group, the structural functionalism, the theory of human capital and hat of modernity, are put explicity in the behavioral pedagogy. (e) that the conection with the word of work is showm in the division of manual labor and intellectual labor; (f) that ideally our practice is being like to the manual labor; (g) that our specificity is practice, but our labor is intellectual; (h) that the goal of physical fitness drive to the training and not to education. Finally, as a sintesis of all elements we propose the inclusion of following categories: critical creation-projection-elaboration, union-silidarity-companionship, and that of ludicity in the pedagogical practice, linked in the dialectical union of the two situations: the world of labor and non labor, trhough the fight to construct the world of free time.
   
Titulação: Mestre em Ciência do Movimento Humano
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Haimo H. Fensterseifer
[Membro da Banca] Clovis Gutierrez
[Membro da Banca] Sergio Schaefer
   
Assunto(s):
[pt] EDUCACAO FISICA
[pt] Teoria pedagógica
[pt] escola pública
[en] Pedagogical teory
[en] public school
   
Local de defesa: Santa Maria - RS - BR
   
Data da defesa:
[pt] 29/12/1992
[en] 29/12/1992
   
Número de Páginas: 355
   
Arquivo(s):
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