1
|
Autor:
|
Altair Vallinoto Klautau
|
|
|
Título(s):
|
[pt]
|
Uma interpretação epistemológica acerca do valor da ergomotricidade em um programa de reeducação postural para adolescentes, com idades entre 11 e 15 anos
|
[en]
|
An interpretation of the epistemological value of ergomotricidade in a postural re-education program for teenagers, aged between 11 and 15 years
|
|
|
|
Instituição de Defesa:
|
Universidade Castelo Branco
|
|
|
Resumo(s):
|
[pt]
|
A essência do problema que deu origem a este estudo foi pautada nas dificuldades
apresentadas por alguns adolescentes, com idade entre 11 e 15 anos, pertencentes
à Clínica Vallinoto Consultório Médico, na cidade de Belém – PA, com alterações
posturais e que expressam, corporalmente, a dificuldade de manter suas posturas
corporais em posição correta. A partir daí questionou-se: Até que ponto seria
possível apresentar uma proposta alternativa de trabalho, própria de uma
intervenção profissional, composta por uma conduta e por comportamentos motores,
baseada nos conhecimentos advindos da Ciência da Motricidade Humana e da
Fisioterapia, para prevenir, reduzir ou eliminar tal dificuldade? Dessa forma, o
objetivo geral foi determinado com o propósito de reduzir esta dificuldade, para tanto
se estabeleceu uma interpretação epistemológica acerca do valor da
ergomotricidade em um programa de Reeducação Postural, inerente a uma
intervenção da área da Fisioterapia voltada para intervir nas alterações posturais
de adolescentes. Isto foi feito no contexto da Ciência da Motricidade Humana e na
área de Concentração da “Dimensão Sócio-Histórica da Motricidade Humana”, na
linha de pesquisa “Aspectos educacionais da Motricidade Humana” e no Projeto de
Pesquisa “Avaliação de condutas motoras em sistemas educacionais”. O objetivo
geral foi alcançado através do desenvolvimento de uma compreensão axiológica
acerca dos adolescentes com alterações posturais; de uma avaliação acerca da
eficácia de um programa de Reeducação Posturais, e da elaboração de uma
ordenação axiológica, tudo isto norteado por duas hipóteses: uma de natureza
racional, na qual foi estabelecido que a teoria dos valores tornar-se-ia necessária
para assegurar a sustentação de significado estrutural em todo o desenvolvimento
do estudo; e outra, de natureza experimental na qual foi suposto que haveria uma
redução significativa (para valor p<0,05) na alteração postural desses adolescentes
se submetidos a um programa de Reeducação Postural por um período de 20
sessões. O estudo caracterizou-se como sendo de natureza filosófica onde foi
utilizado o método fenomenológico de Husserl, substituindo-se a etapa da reflexão
fenomenológica pela reflexão ontognosiológica ou ordenação axiológica proposta
por Reale (2002), e ainda, o método próprio de uma avaliação. O “Software para
Avaliação Postural- SAPO”, foi usado com o intuito de avaliar “a alteração postural”.
Os resultados apontaram para uma intervenção com efeitos benéficos para os
adolescentes que participaram do estudo, tornando-se um valor em suas vidas.
Concluiu-se que os objetivos específicos dessa pesquisa foram alcançados,
permitindo assim atingir o objetivo geral, de modo que este estudo pôde contribuir,
pelo menos em parte, para solucionar o problema que lhe deu origem.
|
[en]
|
The essence of the problem that created this study was the difficulty shown by some
adolescents, between 11 and 15 years old, who belong to Vallinoto Medic Clinic, in
the city of Belém – PA, having posture alterations and who express, body-language
wise, the struggle to keep their body posture on the right position. Since then, there
has been questioned: at which point it would be possible to present an alternate work
proposal, common of a professional intervention, composed of a conduct and of
motor behaviors, based on knowledge on the Science of Human Movement and
Physical Therapy, to prevent, reduce or eliminate such difficulty? With the goal of this
difficulty being reduced, it was determined as a general objective of this research, to
establish an epistemological interpretation, with the value of ergomovement in mind,
in a Posture Reeducation Program, unlinked to a Physical Therapy area intervention,
determined to intervene the posture alterations of adolescents. This was made on the
context of the Science of Human Movement and on the area of Concentration of the
‘’Social-Historical Dimension of Human Movement’’, on the line of research
‘’Educational Aspects of Human Movement’’ and on the research project ‘’Evaluation
of Motor Conducts in Educational Systems’’. The general objective was
accomplished through a development of an axiological comprehension on
adolescents with posture alterations, an evaluation based on the efficiency of a
Posture Reeducation Program, and the elaboration of an axiological sorting, all this
backed up by two hypotheses: one of rational nature, on which, it was established
that the theory of values would become necessary to assure a belief of structural
meaning in all development of the study and another of experimental value, on
which, it was assumed that there was going to be a significant reduction (for value
p<0,05) on posture alteration of these adolescents if submitted to a Posture
Reeducation Program for a period of 20 sessions. The study was characterized as of
philosophical nature and on it, it was used the phenomenological method of Husserl,
replacing the step of phenomenological reflection for the ontognosiological reflection
or axiological sorting proposed by Reale (2002) and, even, the own method of an
evaluation. It was used the Posture Evaluation Software – SAPO), with the goal of
evaluating the ‘’posture alteration’’. The results pointed to an intervention with healthinducing
effects for the adolescents who participated on the study, becoming a value
on their lives. It was concluded that the specific objectives of this study were
accomplished, allowing, by consequence, accomplish the general objective and that,
therefore, this study were able to contribute, at least, in part, to solve the problem
that gave it origin.
|
|
|
|
Titulação:
|
Mestre em Ciência da Motricidade Humana
|
|
|
Programa de Pós-Graduação:
|
Educação Física
|
|
|
Área de Concentração:
|
Não possui
|
|
|
Linha de Pesquisa:
|
Não possui
|
|
|
Contribuidor(es):
|
[Orientador]
|
Heron Beresford
|
[Membro da Banca]
|
Evaldo Chauvet Bechara
|
[Membro da Banca]
|
Tania Santos Giani
|
|
|
|
Assunto(s):
|
[pt]
|
Valor
|
[pt]
|
Reeducação Postural
|
[pt]
|
Ergomotricidade
|
[pt]
|
Avaliação
|
[pt]
|
Adolescentes
|
[pt]
|
Alteração Postural
|
[en]
|
value
|
[en]
|
posture reeducation
|
[en]
|
ergomovement
|
[en]
|
evaluation
|
[en]
|
adolescents
|
[en]
|
posture alteration
|
[pt]
|
EDUCACAO FISICA
|
|
|
|
Local de defesa:
|
Rio de Janeiro - RJ - BR
|
|
|
Data da defesa:
|
[pt]
|
09/04/2010
|
[en]
|
09/04/2010
|
|
|
|
Número de Páginas:
|
109
|
|
|
Arquivo(s):
|
|
|
|