NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Altair Vallinoto Klautau
   
Título(s):
[pt] Uma interpretação epistemológica acerca do valor da ergomotricidade em um programa de reeducação postural para adolescentes, com idades entre 11 e 15 anos
[en] An interpretation of the epistemological value of ergomotricidade in a postural re-education program for teenagers, aged between 11 and 15 years
   
Instituição de Defesa: Universidade Castelo Branco
   
Resumo(s):
[pt] A essência do problema que deu origem a este estudo foi pautada nas dificuldades apresentadas por alguns adolescentes, com idade entre 11 e 15 anos, pertencentes à Clínica Vallinoto Consultório Médico, na cidade de Belém – PA, com alterações posturais e que expressam, corporalmente, a dificuldade de manter suas posturas corporais em posição correta. A partir daí questionou-se: Até que ponto seria possível apresentar uma proposta alternativa de trabalho, própria de uma intervenção profissional, composta por uma conduta e por comportamentos motores, baseada nos conhecimentos advindos da Ciência da Motricidade Humana e da Fisioterapia, para prevenir, reduzir ou eliminar tal dificuldade? Dessa forma, o objetivo geral foi determinado com o propósito de reduzir esta dificuldade, para tanto se estabeleceu uma interpretação epistemológica acerca do valor da ergomotricidade em um programa de Reeducação Postural, inerente a uma intervenção da área da Fisioterapia voltada para intervir nas alterações posturais de adolescentes. Isto foi feito no contexto da Ciência da Motricidade Humana e na área de Concentração da “Dimensão Sócio-Histórica da Motricidade Humana”, na linha de pesquisa “Aspectos educacionais da Motricidade Humana” e no Projeto de Pesquisa “Avaliação de condutas motoras em sistemas educacionais”. O objetivo geral foi alcançado através do desenvolvimento de uma compreensão axiológica acerca dos adolescentes com alterações posturais; de uma avaliação acerca da eficácia de um programa de Reeducação Posturais, e da elaboração de uma ordenação axiológica, tudo isto norteado por duas hipóteses: uma de natureza racional, na qual foi estabelecido que a teoria dos valores tornar-se-ia necessária para assegurar a sustentação de significado estrutural em todo o desenvolvimento do estudo; e outra, de natureza experimental na qual foi suposto que haveria uma redução significativa (para valor p<0,05) na alteração postural desses adolescentes se submetidos a um programa de Reeducação Postural por um período de 20 sessões. O estudo caracterizou-se como sendo de natureza filosófica onde foi utilizado o método fenomenológico de Husserl, substituindo-se a etapa da reflexão fenomenológica pela reflexão ontognosiológica ou ordenação axiológica proposta por Reale (2002), e ainda, o método próprio de uma avaliação. O “Software para Avaliação Postural- SAPO”, foi usado com o intuito de avaliar “a alteração postural”. Os resultados apontaram para uma intervenção com efeitos benéficos para os adolescentes que participaram do estudo, tornando-se um valor em suas vidas. Concluiu-se que os objetivos específicos dessa pesquisa foram alcançados, permitindo assim atingir o objetivo geral, de modo que este estudo pôde contribuir, pelo menos em parte, para solucionar o problema que lhe deu origem.
[en] The essence of the problem that created this study was the difficulty shown by some adolescents, between 11 and 15 years old, who belong to Vallinoto Medic Clinic, in the city of Belém – PA, having posture alterations and who express, body-language wise, the struggle to keep their body posture on the right position. Since then, there has been questioned: at which point it would be possible to present an alternate work proposal, common of a professional intervention, composed of a conduct and of motor behaviors, based on knowledge on the Science of Human Movement and Physical Therapy, to prevent, reduce or eliminate such difficulty? With the goal of this difficulty being reduced, it was determined as a general objective of this research, to establish an epistemological interpretation, with the value of ergomovement in mind, in a Posture Reeducation Program, unlinked to a Physical Therapy area intervention, determined to intervene the posture alterations of adolescents. This was made on the context of the Science of Human Movement and on the area of Concentration of the ‘’Social-Historical Dimension of Human Movement’’, on the line of research ‘’Educational Aspects of Human Movement’’ and on the research project ‘’Evaluation of Motor Conducts in Educational Systems’’. The general objective was accomplished through a development of an axiological comprehension on adolescents with posture alterations, an evaluation based on the efficiency of a Posture Reeducation Program, and the elaboration of an axiological sorting, all this backed up by two hypotheses: one of rational nature, on which, it was established that the theory of values would become necessary to assure a belief of structural meaning in all development of the study and another of experimental value, on which, it was assumed that there was going to be a significant reduction (for value p<0,05) on posture alteration of these adolescents if submitted to a Posture Reeducation Program for a period of 20 sessions. The study was characterized as of philosophical nature and on it, it was used the phenomenological method of Husserl, replacing the step of phenomenological reflection for the ontognosiological reflection or axiological sorting proposed by Reale (2002) and, even, the own method of an evaluation. It was used the Posture Evaluation Software – SAPO), with the goal of evaluating the ‘’posture alteration’’. The results pointed to an intervention with healthinducing effects for the adolescents who participated on the study, becoming a value on their lives. It was concluded that the specific objectives of this study were accomplished, allowing, by consequence, accomplish the general objective and that, therefore, this study were able to contribute, at least, in part, to solve the problem that gave it origin.
   
Titulação: Mestre em Ciência da Motricidade Humana
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Heron Beresford
[Membro da Banca] Evaldo Chauvet Bechara
[Membro da Banca] Tania Santos Giani
   
Assunto(s):
[pt] Valor
[pt] Reeducação Postural
[pt] Ergomotricidade
[pt] Avaliação
[pt] Adolescentes
[pt] Alteração Postural
[en] value
[en] posture reeducation
[en] ergomovement
[en] evaluation
[en] adolescents
[en] posture alteration
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Rio de Janeiro - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 09/04/2010
[en] 09/04/2010
   
Número de Páginas: 109
   
Arquivo(s):
PDF - Dissertação
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br