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Autor: Valécio Senna Vasconcelos da Silva
   
Título(s):
[pt] Uma interpretação epistemológica acerca do valor da ludoergomotricidade na intervenção da educação física voltada para atletas de judô com idade entre 11 a 14 anos
[en] An interpretation of the epistemological value of ludoergomotricidade intervention in physical education toward judo athletes aged 11 to 14 years
   
Instituição de Defesa: Universidade Castelo Branco
   
Resumo(s):
[pt] A essência do problema que originou este estudo foi que indivíduos na faixa etária de 11 a 14 anos, de ambos os sexos, atletas de judô do colégio Unidade Integrada Garriga de Menezes, localizado em Jacarepaguá-RJ, expressam corporalmente a dificuldade de realizar a técnica da puxada, indispensável para provocar a perda do equilíbrio do adversário, na execução dos golpes na luta de judô. A partir daí questionou-se: Até que ponto seria possível apresentar uma proposta alternativa de trabalho, própria de uma intervenção profissional, composta por uma conduta e por comportamentos motores, baseada nos conhecimentos advindos da Ciência da Motricidade Humana e da Educação Física, para prevenir, reduzir ou eliminar tal dificuldade? Com o propósito de que esta dificuldade fosse reduzida, se determinou como objetivo geral desta dissertação, estabelecer uma interpretação epistemológica acerca do valor da ludoergomotricidade em um programa de intervenção na área da educação física, para atletas de judô com idade entre 11 a 14 anos, voltada no processo de maturação dos mecanismos cinestésicos e proprioceptivos, inerente á realização da técnica da puxada na luta mencionada. Isto foi feito no contexto da Ciência da Motricidade Humana e na área de Concentração da “Dimensão Sócio-Histórica da Motricidade Humana”, na linha de pesquisa “Aspectos Filosóficos e Sociais da Motricidade Humana” e no Projeto de Pesquisa “Valores Humanos na Corporeidade e na Motricidade”. O objetivo geral foi alcançado a partir do desenvolvimento de uma compreensão axiológica acerca de indivíduos na faixa etária de 11 a 14 anos, de ambos os sexos, atletas de judô; de uma avaliação acerca da eficácia de um programa de treinamento neuromotor constituído de um treinamento metacognitivo e um treinamento de habilidades motoras especializadas para o judô, e da elaboração de uma ordenação axiológica, tudo isto norteado por duas hipóteses: uma de natureza racional, na qual se estabeleceu que a teoria dos valores tornar-se-ia necessária para assegurar uma sustentação de significado estrutural em todo o desenvolvimento do estudo e outra de natureza experimental na qual se supôs que haveria uma redução significativa (para valor p<0,05) na dificuldade destes indivíduos de 11 a 14 anos, praticantes de judô em realizar a técnica da puxada, indispensável para perda do equilíbrio do adversário, nos golpes de ataque da luta de judô. Submetidos a um programa de intervenção constituído de 40 sessões de 45 minutos divididos em duas partes, 15 minutos para o treinamento metacognitivo e 30 minutos para o treinamento de habilidades motoras especializadas do judô. O estudo caracterizou-se como de natureza filosófica e nele utilizou-se o método fenomenológico de Husserl, substituindo-se a etapa da reflexão fenomenológica pela reflexão ontognosiológica ou ordenação axiológica proposta por Reale (2002) e, ainda, o método próprio de uma avaliação. Os resultados da avaliação efetuada confirmam o impacto positivo da intervenção sobre o desempenho de um programa de estimulação neuro-motora voltada para desenvolvimento da maturação dos mecanismos cinestésicos e proprioceptivos, inerentes á realização da puxada na luta do judô. Concluiu-se que os objetivos específicos deste estudo foram alcançados, passo a passo, permitindo, por conseqüência, atingir-se o objetivo geral e que, assim, este estudo pôde contribuir, pelo menos em parte, para solucionar o problema que lhe deu origem.
[en] The essence of the problem that gave rise to this study was that individuals in the age range of 11 to 14 years old, of both sexes, judo athletes from the school Unidade Integrada Garriga de Menezes, located in Jacarepaguá-RJ, express corporeally the difficulty to perform the pulling technique, essential to cause the loss of balance on the adversary, in performing the blows in a judo fight. From that, the question came up: Up to what point would it be possible to present an alternative proposal of work, proper to a professional, comprised of a conduct and motor behaviors, based on knowledge coming from the Human Motricity Science and Physical Education, to prevent, reduce or eliminate such a difficulty? With the purpose of reducing this difficulty, it was determined as the general object of this dissertation to establish an epistemologic interpretation on the value of the ludoergomotricity in an intervention program in the area of physical education, for judo athletes, with ages between 11 to 14 years old, directed to the maturation process of the kinesthetic and proprioceptive mechanisms, inherent to performing the pulling technique in said fight. This was done in the context of the Human Motricity Science and in the Area of Concentration of the “Social-Historical Dimension of Human Motricity”, in the line of research of “Philosophic Aspects of Human Motricity” and in the Research Project “Human Values in Corporeity and Motricity”. The general object was attained by developing an axiological understanding about the individuals in the age range of 11 to 14 years old, of both sexes, judo athletes, of an evaluation on the effectiveness of a neuromotor training program comprised of a metacognitive training amd training of motor skills specialized for judo, and the preparation of an axiological ordination. All this guided by two hypothesizes: one of a rational nature in which it was established that the theory of values would make it necessary to ensure a sustaining of structural meaning in the entire development of the study and another of an experimental nature, in which it was supposed that there would be a significant reduction (for a value p<0.05) in the in the difficulty of these individuals from 11 to 14 years old, who practice judo, to perform the pulling technique, essential to cause the loss of
   
Titulação: Mestre em Ciência da Motricidade Humana
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Heron Beresford
[Membro da Banca] Evaldo Chauvet Bechara
[Membro da Banca] Nilza Magalhães Macário
   
Assunto(s):
[pt] avaliação
[pt] ludoergomotricidade
[pt] metacognição
[pt] habilidade motora
[pt] judô
[en] ludoergomotricity
[en] metacognition
[en] motor skill
[en] judo
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Rio de Janeiro - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 2009
[en] 2009
   
Número de Páginas: 98
   
Arquivo(s):
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