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Autor: Eduardo Luiz Lopes Montenegro
   
Título(s):
[pt] A educação física e o desenvolvimento moral do indivíduo numa perspectiva kohlberguiana
[en] Physical Education and the moral development of the individual under a Kolbergian.
   
Instituição de Defesa: Universidade Gama Filho
   
Resumo(s):
[pt] Este estudo desenvolve reflexões a respeito da prática da aula de Educação Física, tendo como fundamento teórico a perspectiva Kohlberguiana de desenvolvimento moral. Partindo do pressuposto de que o desenvolvimento moral pode ser "ensinado" e as atividades de Educação Física podem e devem ser utilizadas no processo de formação moral dos alunos, procuramos desvelar o modo de produção do sentido que a aula de Educação Física tem para alunos de segundo segmento do 1º grau de escolas do Município do Rio de Janeiro, com relação à prática da Educação Física em suas escolas. O estudo se desenrola a partir das representações desses alunos em relação ao processo de desenvolvimento moral, onde a prática pedagógica se constitui em meio propiciador de autonomia ou heteronomia, no contexto de formação geral do sujeito. Emergindo daí a possibilidade de construção de noções de regras sociais fundamentadas no princípio de justiça dentro das relações dos homens entre si e entre seus bens simbólicos. Através dos depoimentos dos alunos, e utilizando como técnica de análise dos dados coletados a Análise de Discurso, na perspectiva de Eni P. Orlandi, buscamos compreender os sentidos implícitos e explícitos de suas formulações discursivas, dentro do contexto histórico em que foram produzidos, e suas relações com a perspectiva de desenvolvimento moral proposta por Kohlberg. Por suas peculiaridades, o ensino da Educação Física, tem um papel importante a desempenhar, do ponto de vista educacional e social, na perspectiva de contribuições efetivas ao desenvolvimento do sujeito moral. Com base nos resultados do estudo, concluímos ressaltando que essa contribuição passa necessariamente pela estratégia da inclusão, como elemento fundante do sentimento de justiça.
[en] This study develops reflections upon practice of the Physical Education Class, having as its theoretical foundation the Kohlberguian perspective of moral development. Starting from the assumption that moral developmente can be taught and that Physical Education activities can and must be utilized in the process of moral growth of the pupils, we tried to discover the mode of production of the meaning the Physical Education class has for the pupils of the second segment of the first grade, in schools of the city of Rio de Janeiro, within the frame work of the practice of Physical education in their schools. The investigation starts from the representations the pupils have concerning the process of the moral development, considering the pedagogical pactice as means of determination of autonomy or heteronomy, within the context of the whole growth of the individual. From such reflections emerges the possibility of bulding notions of social rules founded upon the principle of justice, within the relationships of men among themselves and between their symbolic good valves. Reading through the testimonies of the pupils and using the technique of the analyses of the Discourse for the analysis of the collected data, according to the perspective of Eni P. Orlandi, we tried to understand the implicit and explicit weanings of their discoursive formulations, within the historical frame in which they were produced, as well as their relations concerned with the perspective of moral development proposed by Kohlberg. In view of its peculiarities, the teaching of Physical Education has an important role to perform, from the educational and social viewpoint, in the range of effective contributions to the development of the moral subject. Based upon the results of the study, we concluded that the above contribution follows necessary the strategy of inclusion, as the founding element of the sentiment of justice.
   
Titulação: Mestre em Educação Física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Nilda Teves Ferreira
[Membro da Banca] Hugo Rodolfo Lovisolo
[Membro da Banca] Vitor Marinho de Oliveira
   
Assunto(s):
[pt] não disponível
[en] no available
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Rio de Janeiro - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 10/1994
[en] 10/1994
   
Número de Páginas: 101
   
Arquivo(s):
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