NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Rita de Cássia Magalhães de Mello Costa
   
Título(s):
[pt] A educação física no CETEP Marechal Hermes: um estudo no cotidiano escolar
[en] Physical Education in CETEP Marechal Hermes: a study of the school daily life
   
Instituição de Defesa: Universidade Gama Filho
   
Resumo(s):
[pt] O objetivo do presente trabalho foi descrever como a aula de Educação Física está identificada na vida cotidiana de três escolas da rede pública, a partir dos significados explicitados no discurso da comunidade investigada. Os aspectos destacados trataram de compreender os limites e desafios que esta disciplina enfrenta no processo educativo dos alunos, assim como o seu papel no projeto global das escolas estudadas. Para a produção de informações, a trajetória metodológica identificou-se com a pesquisa do tipo etnográfica, além de utilizar-se de um questionário e da técnica de entrevistas semiestruturadas com membros da comunidade escolar do CETEP Marechal Hermes, instituição composta por três escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Os elementos presentes na discussão se originaram de interpretações desenvolvidas durante a investigação no campo, que levantou: (a) a caracterização das escolas; (b) os aspectos organizacionais da disciplina Educação Física; (c) as opiniões de professores, direção e alunos sobre a aula de Educação Física nessas escolas. As reflexões se desenvolveram tendo como referência o diálogo com autores que versam sobre a temática da educação e da Educação Física escolar. Conclui-se, em termos gerais, que a intervenção escolar no processo educativo dos alunos vive uma incoerência entre a sustentação de um discurso progressista no seio da escola pública e a incapacidade de conseguir resolver seus problemas mais emergentes. Assim, o discurso progressista parece ter eficácia simbólica para falar dos objetivos da escola, mas esta eficácia ainda não se reflete nas ações dos professores. O corpo docente de Educação Física enfatiza seu compromisso acerca da consolidação de valores para a formação do aluno, mas aponta as dificuldades denominadas macroestruturais (poucos recursos, condições funcionais deficientes, etc.) como determinantes para sua pouca satisfação profissional e menor qualidade no ensino. Em termos específicos, o Centro Esportivo de certa forma funciona como uma “quarta unidade” dentro do CETEP, pois se mostra como um departamento responsável por oferecer atividades esportivas aos alunos das três escolas do CETEP, o que reforça a idéia da diferença e de complementaridade que esta disciplina cumpre no espaço do currículo. A Educação Física é percebida por direção e alunos como atividade acessória pelo tipo de conhecimento e experiência socializada nas aulas, no entanto a própria especificidade da aula é propícia para a sociabilização dos discentes e capaz de gerar novas formas de conciliação, num momento em que a escola é pouco valorizada. Neste sentido, os professores de EF encontram um campo fértil de discussão, para que mesmo considerando sua disciplina diferente sim das demais, sejam capazes de socializar conhecimentos, valores, e ações que alcancem significativas contribuições na formação do aluno.
[en] The objective of this assignment was to describe how the Physical Education class is identified in the daily life of three public schools, considering the meanings expressed by the investigated community. The outlined aspects comprehended the limits and challenges that this course faces in the course of the educational process, as well as its role in the global project of the studied schools. In order to obtain information, the methodological trajectory has identified itself with the ethnographic research, utilizing a questionnaire and the technique of semi-structured interviews with members of the school community of CETEP Marechal Hermes, an institution made up of three schools of the state educational board of Rio de Janeiro. The elements that were part of the discussion arose out from interpretations developed during the field investigation, which raised: (a) the school characterization; (b) organizational aspects of the Physical Education course; (c) teachers’, principal’s, and students’ opinions about the Physical Education class in those schools. The reflections were developed taking into account the dialogue with authors who are concerned about the educational theme and school Physical Education. Generally, one comes to the conclusion that the school intervention in the educational process experiences a paradox generated by the maintenance of a progressive speech in the heart of the public school and the incapacity of solving its most urgent problems. Thus, this progressive speech seems to have a symbolic effectiveness in explaining the school objectives, but this effectiveness still does not reflects itself on the teachers’ actions. The Physical Education teaching staff emphasizes its commitment to the consolidation of the values necessary for the student formation, but points out the so-called macro-structural difficulties (lack of resources, deficient functional conditions, etc.) as imperative for their small professional satisfaction and a lower educational quality. In specific terms, the Sportive Center, in a certain way, functions as a “fourth unit” inside the CETEP, once it is a department that is responsible for offering the students of the CETEP’s three schools sportive activities, reinforcing the idea of difference and complementation that this course accomplishes inside the curriculum. The direction and the students perceive the Physical Education as an accessory activity due to the kind of knowledge and social experience allowed by the classes. However, the specificity of classes itself provides teachers’ sociability and is able to generate new forms of conciliation at a moment where the school is of little importance. Thus, Physical Education teachers have found a fertile discussion field and even considering their course different from the others they are able to socialize knowledge, values, and actions that may reach significant contributions to the student formation.
   
Titulação: Mestre em Educação Física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Antonio Jorge Goncalves Soares**
[Membro da Banca] Vera Lucia de Menezes Costa
[Membro da Banca] Amarílio Ferreira Neto
   
Assunto(s):
[pt] Educação, educação física, escola
[en] no available
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Rio de Janeiro - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 02/2004
[en] 02/2004
   
Número de Páginas: 134
   
Arquivo(s):
PDF - PDF-Dissertação
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br