Resumo(s):
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No século XX, o envelhecimento bem sucedido passou a ser associado ao fato de se
estar ativamente participando da vida em sociedade. Autores como Guillemard, Attias-
Donfut, Lenoir e Gaullier entre outros, pesquisaram como se impôs socialmente um
modo de vida, criando-se uma nova idade para as novas gerações que envelhecem.
Substituiu-se a conotação negativa do envelhecer por uma nova higiene de vida. Com a
supervalorização do estar ativo, estigmatiza-se a velhice dos que passaram a ser os
verdadeiros velhos, que são os inativos, dependentes, um problema social. O tempo
livre dos aposentados encontra no lazer e na vida associativa, suas atividades mais
importantes, palco de um novo campo fértil para a intervenção de profissionais que se
utilizam da animação. A prática de atividades físicas em associações e principalmente
as ginásticas (tradicionais ou alternativas), são relacionadas como capazes de influir na
saúde, autonomia, qualidade de vida e bem-estar, servindo para manter os idosos
inseridos socialmente. Através de uma pesquisa sócio-pedagógica, investigamos duas
associações brasileiras e duas francesas, que ofereciam a atividade ginástica. Foram
entrevistados idosos, coordenadores e responsáveis pela condução da atividade em cada
associação: Université du Temps Libre du pays de Rennes (UTL/Rennes), Associacion
Rennaise des Retraités Sportifs (ARRS), Universidade Aberta da Terceira Idade da
UERJ (UnATI/UERJ e Posto de Assistência Médica São Francisco Xavier em parceria
com o Projeto Idosos em Movimento Mantendo a Autonomia (PAM/IMMA). O
conteúdo de três aulas também foi analisado, levando em consideração, as
características de uma pesquisa didática fundamentada no paradigma ecológico. Na
literatura verificamos que tanto o movimento pela saúde como do envelhecimento ativo
buscam seguidores com fortes argumentos, que os caracterizam como uma pastoral. O
idoso dessa geração procura fugir de uma vida muitas vezes angustiante, sem sentido e
tediosa, participando da vida associativa, resistindo dessa forma ao mau
envelhecimento. Reação ao vazio do não trabalho, as atividades de lazer surgem como
uma segunda carreira nessa nova idade. Quando analisamos os professores responsáveis
pelas atividades, verificamos que suas intenções pedagógicas nem sempre coincidem
com a prática realizada e os desejos expressos pelos idosos/alunos. As atividades
didáticas que foram apresentadas recebem influência de preconceitos sociais que
fragilizam os idosos, aproximando-os a crianças, e isto pode ser observado a partir dos
conteúdos escolhidos e da forma como eles foram trabalhados. Em diversos momentos
as aulas são escolarizadas sendo posta em prática por uma educação física instrumental.
Finalmente percebeu-se que é forte a influência do movimento pela saúde nas atividades
físicas praticadas pelos idosos, mas registrou-se a busca de um suporte teórico no grupo
PAM/IMMA, que pode ampliar as perspectivas de atuação dos profissionais que atuam
com a população investigada.
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At the twenty century, since the sixties, a successful aging became associated to an
active participation at society’s life. Researchers as Guillemard, Attias- Donfut, Lenoir e
Gaullier, among others, investigated how a new way of life has being socially imposed,
creating a new age for those generations that are becoming older. The negative
connotation of aging has been replaced from what is identified as a new health life. At
the present time there is a hyper valorization of the active way of life, which is a
parameter to point the inactive and dependent as the real elderly and consequently as a
social problem. Retiree’s free time, is used mainly in leisure activities and in social
affiliation. The search for this area has, consequently, attracted the interest of the socialcultural
community developers. Physical activities, more specifically gymnastics
(traditional or alternatives), practiced at elderlys associations, are indicated as able to
interfere positively on elderly’s health, quality of life, well-being and autonomy,
keeping them socially integrated. A social-pedagogical research has been conducted in
two Brazilian’s and two French’s elderly associations that offer gymnastics to this
population. The sample included elderlys, coordinators and teachers in which one of
the associations: Université du Temps Libre du pays de Rennes (UTL/Rennes),
Associacion Rennaise des Retraités Sportifs (ARRS), Universidade Aberta da Terceira
Idade da UERJ (UnATI/UERJ and Posto de Assistência Médica São Francisco Xavier
em parceria com o Projeto Idosos em Movimento Mantendo a Autonomia
(PAM/IMMA). The content of three classes has also been analyzed according to a
didactic research based on an ecological paradigm. The literature shows that the health
and the active aging trends use arguments that characterized, both, as some kind of
pastoral. The elderly of this generation has an ‘excessive’ free time, which is frequently
responsible for distress, senseless and tedious life. In this case affiliation becomes some
kind of resistance to aging. The elderly, at this new age, assumes leisure as a second
carrier and a reaction to the absence of work When we analyzed teacher’s teaching, we
detected they do it in an incongruent way with their speeches. We also detected that
elderly whishes are ignored. The didactic conceptions they showed are influenced by
social prejudge making the elderly weaker and considering them closer to children,
what can be observed by examining the contents and how they are presented. We
observed teacher’s performance in different moments and we identified that the contents
have been presented as in an elementary school physical education class. Finally, we
perceived a very strong influence of the health trend at the activity frequented by the
elderly. We also identified a search for a technical theoretical support at PAM/IMMA
group what can be viewed as a possibility to enlarge professional view concerning the
dealing with the elderly.
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