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Autor: Edmundo de Drummond Alves Junior
   
Título(s):
[pt] A pastoral do envelhecimento ativo.
[en] The pastoral of the active aging.
   
Instituição de Defesa: Universidade Gama Filho
   
Resumo(s):
[pt] No século XX, o envelhecimento bem sucedido passou a ser associado ao fato de se estar ativamente participando da vida em sociedade. Autores como Guillemard, Attias- Donfut, Lenoir e Gaullier entre outros, pesquisaram como se impôs socialmente um modo de vida, criando-se uma nova idade para as novas gerações que envelhecem. Substituiu-se a conotação negativa do envelhecer por uma nova higiene de vida. Com a supervalorização do estar ativo, estigmatiza-se a velhice dos que passaram a ser os verdadeiros velhos, que são os inativos, dependentes, um problema social. O tempo livre dos aposentados encontra no lazer e na vida associativa, suas atividades mais importantes, palco de um novo campo fértil para a intervenção de profissionais que se utilizam da animação. A prática de atividades físicas em associações e principalmente as ginásticas (tradicionais ou alternativas), são relacionadas como capazes de influir na saúde, autonomia, qualidade de vida e bem-estar, servindo para manter os idosos inseridos socialmente. Através de uma pesquisa sócio-pedagógica, investigamos duas associações brasileiras e duas francesas, que ofereciam a atividade ginástica. Foram entrevistados idosos, coordenadores e responsáveis pela condução da atividade em cada associação: Université du Temps Libre du pays de Rennes (UTL/Rennes), Associacion Rennaise des Retraités Sportifs (ARRS), Universidade Aberta da Terceira Idade da UERJ (UnATI/UERJ e Posto de Assistência Médica São Francisco Xavier em parceria com o Projeto Idosos em Movimento Mantendo a Autonomia (PAM/IMMA). O conteúdo de três aulas também foi analisado, levando em consideração, as características de uma pesquisa didática fundamentada no paradigma ecológico. Na literatura verificamos que tanto o movimento pela saúde como do envelhecimento ativo buscam seguidores com fortes argumentos, que os caracterizam como uma pastoral. O idoso dessa geração procura fugir de uma vida muitas vezes angustiante, sem sentido e tediosa, participando da vida associativa, resistindo dessa forma ao mau envelhecimento. Reação ao vazio do não trabalho, as atividades de lazer surgem como uma segunda carreira nessa nova idade. Quando analisamos os professores responsáveis pelas atividades, verificamos que suas intenções pedagógicas nem sempre coincidem com a prática realizada e os desejos expressos pelos idosos/alunos. As atividades didáticas que foram apresentadas recebem influência de preconceitos sociais que fragilizam os idosos, aproximando-os a crianças, e isto pode ser observado a partir dos conteúdos escolhidos e da forma como eles foram trabalhados. Em diversos momentos as aulas são escolarizadas sendo posta em prática por uma educação física instrumental. Finalmente percebeu-se que é forte a influência do movimento pela saúde nas atividades físicas praticadas pelos idosos, mas registrou-se a busca de um suporte teórico no grupo PAM/IMMA, que pode ampliar as perspectivas de atuação dos profissionais que atuam com a população investigada.
[en] At the twenty century, since the sixties, a successful aging became associated to an active participation at society’s life. Researchers as Guillemard, Attias- Donfut, Lenoir e Gaullier, among others, investigated how a new way of life has being socially imposed, creating a new age for those generations that are becoming older. The negative connotation of aging has been replaced from what is identified as a new health life. At the present time there is a hyper valorization of the active way of life, which is a parameter to point the inactive and dependent as the real elderly and consequently as a social problem. Retiree’s free time, is used mainly in leisure activities and in social affiliation. The search for this area has, consequently, attracted the interest of the socialcultural community developers. Physical activities, more specifically gymnastics (traditional or alternatives), practiced at elderlys associations, are indicated as able to interfere positively on elderly’s health, quality of life, well-being and autonomy, keeping them socially integrated. A social-pedagogical research has been conducted in two Brazilian’s and two French’s elderly associations that offer gymnastics to this population. The sample included elderlys, coordinators and teachers in which one of the associations: Université du Temps Libre du pays de Rennes (UTL/Rennes), Associacion Rennaise des Retraités Sportifs (ARRS), Universidade Aberta da Terceira Idade da UERJ (UnATI/UERJ and Posto de Assistência Médica São Francisco Xavier em parceria com o Projeto Idosos em Movimento Mantendo a Autonomia (PAM/IMMA). The content of three classes has also been analyzed according to a didactic research based on an ecological paradigm. The literature shows that the health and the active aging trends use arguments that characterized, both, as some kind of pastoral. The elderly of this generation has an ‘excessive’ free time, which is frequently responsible for distress, senseless and tedious life. In this case affiliation becomes some kind of resistance to aging. The elderly, at this new age, assumes leisure as a second carrier and a reaction to the absence of work When we analyzed teacher’s teaching, we detected they do it in an incongruent way with their speeches. We also detected that elderly whishes are ignored. The didactic conceptions they showed are influenced by social prejudge making the elderly weaker and considering them closer to children, what can be observed by examining the contents and how they are presented. We observed teacher’s performance in different moments and we identified that the contents have been presented as in an elementary school physical education class. Finally, we perceived a very strong influence of the health trend at the activity frequented by the elderly. We also identified a search for a technical theoretical support at PAM/IMMA group what can be viewed as a possibility to enlarge professional view concerning the dealing with the elderly.
   
Titulação: Doutor em Educação Física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Hugo Rodolfo Lovisolo
[Membro da Banca] Sara Nigri Goldman
[Membro da Banca] Helder Guerra de Resende
[Membro da Banca] Ludmila Mourão
[Membro da Banca] Serafim Fortes Paz
   
Assunto(s):
[pt] Idosos
[pt] Envelhecimento
[pt] Geração
[pt] Educação Física
[pt] Associativismo
[pt] Animação
[pt] Intervenção didático-pedagógica
[en] Elderly
[en] Aging
[en] Generation
[en] Physical education
[en] Affiliation
[en] Didactic-pedagogical intervention.
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Rio de Janeiro - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 02/2004
[en] 02/2004
   
Número de Páginas: 609
   
Arquivo(s):
PDF - PDF - Tese
Detalhar Incluir na pasta 
    


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