NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Heloisa Helena Baldy Reis
   
Título(s):
[pt] O ENSINO DOS JOGOS COLETIVOS ESPORTIVIZADOS NA ESCOLA
[en] THE EDUCATION OF COLLECTIVE GAMES ESPORTIVIZADOS IN THE SCHOOL
   
Instituição de Defesa: Universidade Federal de Santa Maria
   
Resumo(s):
[pt] Este estudo teve como objetivo identificar, nos livros disponíveis em língua portuguesa de autores brasileiros, como é tratado o ensino dos jogos coletivos esportivizados, especificamente nos casos do Basquetebol, Futebol, Handebol e Voleibol. A bibliografia consultada sobre o ensino desses jogos consistiu dos livros cadastrados na "Base de Dados UNIBIBLI" e ampliada com alguns livros de bibliotecas particulares. Ao analisar a literatura tive as seguintes preocupações: 1) identificar e apreender quais os métodos de ensino sugeridos pelos autores; 2) como a literatura trata o conteúdo dos "jogos coletivos esportivizados"; 3) qual a compreensão que os autores têm acerca da aula e 4) como os autores tratam o tema "esporte coletivo" na escola e fora dela. Pude concluir, a partir das análises feitas, que não há diferenças significativas no modo pelo qual os autores abordam os vários jogos coletivos esportivizados, mesmo entre os autores de livros de um mesmo jogo. O ensino é proposto na maioria das vezes a partir dos fundamentos dos diferentes jogos, tendo assim uma fragmentação desses conteúdos da Educação Física escolar. O ensino tem um modelo a ser atingido que é a execução perfeita do gesto técnico, a partir da imitação e repetição de exercícios. O modelo de performance que se busca é o modelo do esporte de "alto rendimento". Nesses textos as crianças são vistas apenas como "futuros jogadores" e os procedimentos de ensino sugeridos não consideram a criança como tal e a concepção que se tem é de criança como futuro atleta e futuro adulto. Dediquei o capítulo II à análise mais sistematizada dos textos que tratam dos "jogos coletivos esportivizados", tomando como modelo exemplar o Handebol. No capítulo III procurei situar o conteúdo dos textos estudados com as correntes pedagógicas Tradicional e Tecnicista, fazendo também uma discussão sobre o respeito à cultura da criança no processo de ensino-aprendizagem. Finalizando, explicito como, do meu ponto de vista, deveriam ser abordados os "jogos coletivos esportivizados" nas aulas de Educação Física na escola.
[en] This dissertation intends to study the vision on teaching collective games, as documented in books written in the Portuguese language by Brazilian authors. Particular attention is given to basketball, soccer, handball and volleyball. The literature consulted about the teaching of these games was found in the data base UNIBIBLI and in private libraries. In analyzing the literature, the following considerations were made: 1) identify and understand the methods of teaching suggested by the authors; 2) how literature treats the contents of collective games; 3) which understanding the authors have about a physical education class; 4) how the authors treat the subject “collective games” inside the school and outside. In the basis of this study, it is concluded that there are no significant differences between the way the different authors treat the different sports within a single book. The teaching methodology proposed in the majority of the books studied is based on the fundamentals of the sport considered, thus containing a fragment of the physical education classes. The teaching has a model to be attained which is the perfect execution of technical movement , based on imitation and repetitive exercises. The performance model that is the sports model of “high efficiency”. In the textbooks studied, the children are considered as mere “future players” and the teaching techniques suggested unconsidered the children as children. The conception the books promote is the child as future athlete and future adult. In the second chapter a systematic analysis is made of the text which treat about “collective games”, taking handball as an example. The third chapter tries to identify the content of the texts within the context of the trends of traditional and technically oriented pedagogy. A discussion is made about the respect the child deserves with respect to its culture in the teaching learning process. Finally, the author suggests how “collective games” should be treated during the physical education classes.
   
Titulação: Mestre em Educaçao Fisica
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Joao Batista Freire da Silva**
[Membro da Banca] Haimo H. Fensterseifer
[Membro da Banca] Carmen Lúcia Soares
   
Assunto(s):
[pt] Pedagogia do Esporte.
[en] No avaiable
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Santa Maria - RS - BR
   
Data da defesa:
[pt] 01/08/1994
[en] 01/08/1994
   
Número de Páginas: 68
   
Arquivo(s):
PDF - PDF - Dissertaçao
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br