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Autor: Hamilcar Silveira Dantas Junior
   
Título(s):
[pt] Estado, Educação e Hegemonia: reflexos da Pedagogia Experimental na Educação Física em Sergipe (1947-1951)
[en] State, Education and Hegemony: consequences of the Experimental Pedagogia in the Physical Education in Sergipe (1947-1951)
   
Instituição de Defesa: Universidade Federal de Sergipe
   
Resumo(s):
[pt] Após a 2ª Guerra Mundial, inicia-se um processo de reorganização sócio-política e econômica mundial. Em meio à estruturação democrática brasileira, revelam-se as lutas pela reordenação da hegemonia política em direção à modernidade, travadas na relação entre Estado e Educação. O governo eleito de Sergipe (1947-1951) revela, na figura de José Rollemberg Leite, uma administração emblemática. Apesar de eleito pelo conservadorismo-oligárquico, conduziu a Educação por princípios políticos sintonizados com o ideário pedagógico liberal modernizador. O objetivo deste trabalho foi verificar a direção dada à Educação Física pelas políticas educacionais no estado de Sergipe, nesse período. O estudo segue os princípios da Ciência da História, a partir da perspectiva da Pedagogia histórico-crítica. Concluiu-se que em meio à sociedade oligárquica, a direção dada à Educação em Sergipe teve como perspectiva a possibilidade de expansão do ensino público no estado, partindo de uma visão liberal; imprimiu-se à Educação Física o status de disciplina obrigatória, com orientação e estímulo a cargo do Estado; em suas práticas, visualizam-se reflexos dos princípios teórico-metodológicos da Pedagogia Experimental, e o esporte passa a ser legislado pelo Estado, ganhando corpo nas ações educativas, sobretudo por sua expressão de modernidade.
[en] After the Second World War, a process of social-political and economic world reorganization is started. In the midst of the Brazilian democratic structuring process, the struggles for reordering the political hegemony towards modernity, established between the State and the Education, are then revealed. The elected Government in Sergipe (1947-1951), in the person of José Rollemberg Leite, turns out to be an emblematic administration. In spite of being elected by the oligarchic conservationism, he led Education through political principles tuned with the modernizing liberal pedagogical ideal. The objective of this essay is to verify the direction given to Physical Education by the educational policies in the State of Sergipe during that period. The study is based upon the principles of the History Science, starting from the perspective of the Critical Historical Pedagogy. The conclusion is that, amid the oligarchic society, the direction given to Education in Sergipe outlined the possibility for the spread of the public education in the State, seen from a liberal view; it also gave Physical Education the status of the obligatory subject with orientation and incentive in charge of the State; reflexes are seen, in their practices, inside the theoretical – methodological principles of the Experimental Pedagogy; the sports turns out to be ruled by the State, gaining consistency in the educational activities, mainly for its expression of modernism.
   
Titulação: Mestrado em Educação
   
Programa de Pós-Graduação: Educação
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Marta Vieira Cruz
   
Assunto(s):
[pt] Política educacional
[pt] educação física
[pt] História da Educação Física.
[en] Educational politics
[en] physical education
[en] History of the Physical Education.
[pt] EDUCACAO
   
Local de defesa: São Cristóvão - SE - BR
   
Data da defesa:
[pt] 2003
[en] 2003
   
Número de Páginas: 147
   
Arquivo(s):
PDF - Dissertação - (Parte 1).pdf
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