NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Alex Fabiano Santos Bezerra
   
Título(s):
[pt] AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENQUANTO CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA
[en] PHYSICAL EDUCATION CLASSES AS A CONTEXT FOR THE DEVELOPMENT OF PHYSICALLY HANDICAPPED STUDENTS.
   
Instituição de Defesa: Universidade Federal de Santa Maria
   
Resumo(s):
[pt] O propósito deste estudo foi investigar as aulas de Educação Física como contexto de desenvolvimento para alunos do ensino fundamental portadores de deficiência física (PNE), do município de São Luis-MA. Os sujeitos foram 06 alunos (PNE), mais 164 alunos integrantes das respectivas classes escolares e 05 professores de Educação Física. Para cada aluno enumerou-se um contexto, salientando que no contexto 05 havia dois alunos PNE. Utilizou-se o modelo de pesquisa descritiva apoiada na Teoria dos Sistemas Ecológicos BRONFENBRENNER (1979). Os instrumentos foram a entrevista semi-estruturada, para verificar as atividades molares e os papéis vivenciados pelo PNE; a sociometria e a observação indireta em VT, para quantificar e para analisar as relações interpessoais e díadas de interação. Os resultados apontaram o futebol como atividade molar para o PNE na maioria dos contextos. Nos demais contextos essa atividade mostrou-se molecular. Verificou-se uma relação entre o tipo de limitação física e engajamento do PNE na atividade. Nas relações interpessoais, os alunos do contextos 04, e aluno A do contexto 05, apresentaram relações mais intensas, nos critérios de liderança e afetividade, respectivamente. Nos demais contextos, o aluno PNE apresentou relações menos intensas localizando-se, quase sempre, nos limites de inferioridade do grupo. No aspecto qualitativo, as análises apontaram predominância de díadas de atividade conjunta nos contextos 02, 03 e 04, e díadas observacionais alternando com atividade conjunta nos contextos 01 e 05. Na análise dos papéis, estes indicaram que os alunos PNE esperam que não hajam atividades com distinção para o deficiente e normais, havendo expectativas de relação de amizade com o professor. Esperam ainda que o professor acredite em sua capacidade de executar movimentos, vendo-os com igualdade perante os outros alunos. Por outro, lado, o professor espera que o aluno PNE não desista de participar das aulas de Educação Física e que essas favoreçam a superação de suas limitações. A aula de Educação Física enquanto contexto de desenvolvimento apontou o engajamento do PNE nas atividades destacando a observação prévia. O engajamento se mostrou satisfatório para todos os alunos PNE, exceto para os dos contextos 01 e 05, que se apresentaram insatisfatórios. O PNE mostrou-se motivado a engajar-se no ambiente em todos os contextos, exceto para o aluno do contexto 01. Os agente motivadores foram de ordem extrínseca nos contextos 02, 04 e 05 e de ordem intrínseca nos contextos 01 e 03. Sendo assim, constatou-se que as aulas de Educação Física apresentaram um contexto pobre de desenvolvimento para alunos portadores de deficiência física do Município de São Luís-MA, tendo os contextos 02 e 04 maiores potencialidades de desenvolvimento para os alunos PNE. Nos demais contextos, ações omissas dos profissionais envolvidos, aliadas à falta uma política pedagógica que atenda a essa população no Estado, prejudicaram a potencialidade desses contextos se apresentarem desenvolvimentistas para alunos portadores de deficiência física do município de São Luis-MA.
[en] The purpose of this study was to investigate Physical Education classes as a context for the development of physically handicapped elementary school students Ín the city of São Luís -MA. The sample was based on 06 handicapped students in a contex of 170 students from different school classes and 05 Physical Education teachers. For each student, a context was organized, and it was made clear that ín context 05, there were 02 handicapped students. The pattern used was that of descriptive research based on the BRONFENBRENNER Theory of Ecológica! Systems (1992). The istruments were: a semi-structured interview, in order to verify molar activities and the roles played by handicapped students; the sociometrics and indirect observation in VT, in order to qualify and analyze interpersonal relations and interaction dyads. The results pointed soccer as a molar activity for handicapped students in most of the contexts whereas, in the others this activity was considered molecular. A relation between the type of physical limitation and the engagement of handicapped students in the activity was observed in the personal relations aspect, context 04 students and student A in context 05 presented more intensive reíations, in the criteria of leadership and affectívity respectively. In the remaining contexts handicapped students presented less intensive reiations almost always placing themselves within the group's limits of inferiority. In the qualitative aspect, the analyses pointed out the predominance of dyad coilective activity in context 02, 03 and 04, and observational dyads altemating with coilective activity in context 01 and 05. In the role analyses, the roles indicated that handicapped students expect not to find distinct activities between physically handicapped students and the other students. They also expect the teacher to believe in their capabiíity of performing movements, seeing ali of them as equals. On the other hand, the teacher expects that handicapped students do not give up taking part in Physical Education classes and that these classes help them overcome their limitation. The Physical Education cíass as a developmente context has indicated the activities, emphasizing previous observation. The engagement achieved was satisfactory for ali of handicapped students, except for those in context 01 and 05. Handicapped students were motivated to engage in the environment in ali of the contexts, except for that in context 01. The motivating agents were of extrinsic order in context 02, 04 and 05, and of intrínsic order in 01 and 03. Therefore, Physical Education classes presented a poor context for the development of handicapped students in the city of São Luís -MA, also revealing context 02 and 04 as best for the development of handicapped students. In the remaining contexts, neglectful actions of the involved professionals, in addition to a lack of a pedagogic policy to take care of this populatíon in the State, caused damage to the potentiality of these contexts to present themselves as favorable to the development of handicapped students in the city of São Luís - MA.
   
Titulação: Mestre em Ciência do Movimento Humano
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Teresinha Fátima Hassfen Dertos
[Membro da Banca] Cleonice Carolina Reche
[Membro da Banca] Ruy Jornada Krebs
   
Assunto(s):
[pt] educação Escolar
[pt] educação especial
[pt] atividade fisica
[pt] currículo
[pt] avaliação
[pt] educação física.
[en] No avaiable
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Santa Maria - RS - BR
   
Data da defesa:
[pt] 07/12/1998
[en] 07/12/1998
   
Número de Páginas: 147
   
Arquivo(s):
PDF - PDF - Dissertaçao (parte 1)
PDF - PDF - Dissertaçao (parte 2)
PDF - PDF - Dissertaçao (parte 3)
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br