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Autor: Sybelle Regina Carvalho Pereira
   
Título(s):
[pt] Dança na escola: princípios didático-pedagógicos fundamentados na psicologia histórico-cultural de Vygotsky
[] DANCE AT SCHOOL: DIDACTIC PEDAGOGICAL PRINCIPLES ESTABLISHED IN THE HISTORICAL CULTURAL PSYCHOLOGY OF VYGOTSKY
   
Instituição de Defesa: Universidade Federal de Santa Maria
   
Resumo(s):
[pt] Cada vez mais o mundo atual exige do ser humano uma postura ativa frente às questões da modernidade, sociedade caracterizada tanto pelo grave avanço tecnológico, como também, pela não solução de questões essenciais à existência humana como alimentação, saúde, habitação...Acredita-se ser a educação um processo fundamental para a formação deste Homem capaz de vir à participar das transformações necessárias a sua sociedade, preparando-o para que ele possa agir como condutor do processo histórico com criticidade, criatividade, autonomia e sensibilidade contribuindo assim para um mundo mais humano. Na tentativa de discutir como efetivamente as práticas educativas podem vir a formar este Homem, diversos referenciais tem chegado as discussões pedagógicas entre esses está a Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky, proposições como: mediação social e instrumental, a relação temporal entre instrução e desenvolvimento, zona de desenvolvimento próximo, a relação entre emoção-imaginação-pensamento foram algumas formulações desta perspectiva analisadas e interpretadas neste estudo. A dança enquanto conteúdo de cultura de movimento do Homem e, portanto, conteúdo a ser desenvolvido na Educação Física escolar (componente curricular que na sua especificidade trabalha com movimento e corpo humano) deve ser compreendida como uma grande possibilidade de diálogo corporal, de expressão, comunicação de sentimentos e idéias através do movimento. Com isto procurou-se investigar possíveis relações pedagógicas entre o processo de ensino-aprendizagem da dança em aulas de Educação Física e as proposições da Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky. Este estudo caracterizou-se por ser uma pesquisa teórica de abordagem qualitativa. Após construção, análise e interpretação do quadro teórico de referência pôde-se fazer as seguintes considerações: a dança nesta perspectiva deve ser compreendida como um fenômeno histórico-social; a dança favorece o desenvolvimento do pensamento e das funções psicológicas superiores por ser capaz de aliar ao seu processo didático aspectos como emoção-imaginação-pensamento; a zona de desenvolvimento próximo é uma proposição teórico-prática que fornece indicadores relativos à procedimentos didáticos; as aulas de dança por sua vez podem favorecer a criação de zonas de desenvolvimento próximo quando o professor favorecer um cenário didático onde o aluno seja envolvido em autêntico contextos sociais, apropriando-se de mediadores instrumentais e esteja engajado em tarefas desafio. Este estudo não tem a pretensão de considerar-se como a única forma de interpretação deste referencial, pretende sim vir a contribuir para o debate pedagógico em torno das proposições Vygotskianas no sentido de esclarecer quais as possíveis contribuições à Educação Física escolar.
[] More and more the actual world demand an active posture of the human being façade to the questions of modernity, society characterized in as much as the great technological advance, as also, by the not solution of the essencial question to the human existence as nourishment, health, habitation… We believe to be the education a fundamental process to the formation of this Man capable to come to participate of the necessary transformations to his society, preparing him so be can act as conductor of the historical process with criticism, creativity, autonomy and sensibility cooperating to more human world. In the attempt to discuss how effectively the educative practices may come to from this Man, many references have come to pedagogical discussions among them is the Historical Cultural Psychology of Vygotsky, propositions as: social and instrumental mediations, temporal relation between instruction and development, zone of proximal development, the relation between emotion – imagination – thought were some of the formulations of this perspective analyzed and interpreted in this study. The dance whereas subject of Man movement culture and, therefore, subject to be developed in the school Physics Education (curricular component that in its specificity works with the movement and the human body) must be understood as a great possibility of corporal dialogue, of expression, feelings communication and ideas through movement. Therefore we manage to the investigate possible pedagogical relations between the process of teaching learning of the dance in the Physics Education class and the propositions of the Historical Cultural Psychology of Vygotsky. This study characterized for being a theorical research of qualitative boarding. After the construction, analysis e interpretation on the theorical view of reference we were able to do the following considerations: the dance in this perspective must be understood as a historical cultural phenomenon; the dance assist the thought and the psychological functions development superiors for being capable to join to its active didactic process as emotion – imagination – thought; the zone of proximal development is a practical theorical proposition that provides relatives indicators to the didactic procedure; the dance, in its turners, may provide the creation of zones of proximal development when the teacher assists a didactical scenery where the student be involved in authntical social context, appropriating his self of instrumental mediators and be engaged in a challenge task. This study doesn’t has the pretension of considering it self as only way of interpretation of this referential, pretends to contribute to the pedagogical debate about the Vygotsky´s propositions to the effect of clearing to the possible contributions to the school´s Physical Education.
   
Titulação: Mestre em Ciência do Movimento Humano
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Marta de Salles Canfield
[Membro da Banca] Ingrid Marianne Baecker
[Membro da Banca] Salete Cleusa Bona
   
Assunto(s):
[pt] não disponível
[] not available
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Santa Maria - RS - BR
   
Data da defesa:
[pt] 15/12/1997
[en] 15/12/1997
   
Número de Páginas: 162
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