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Autor: Fernando J. Gonzalez
   
Título(s):
[pt] Influência do nível de desenvolvimento cognitivo, segundo a teoria psicogenética, na tomada de decisão de crianças em jogos motores de situação.
[es] INFLUENCIA DEL NIVEL DE DESARROLLO COGNITIVO, SEGÚN LA TEORÍA PSICOGENÉTICA, EN LA TOMA DE DECISIÓN DE NIÑOS EN JUEGOS MOTORES DE SITUACIÓN
   
Instituição de Defesa: Universidade Federal de Santa Maria
   
Resumo(s):
[pt] O propósito fundamental deste estudo, foi investigar como o nível de desenvolvimento cognitivo, segundo a teoria psicogenética, influi nas estratégias de ação de crianças, em um jogo motor de situação. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa causal-comparativa. A amostra deste estudo foi composta de 20 crianças do sexo masculino, seis (6) classificadas no estágio pré-operatório, seis (6) em transição do estágio pré-operatório ao operatório concreto e (8) classificadas no estágio operatório concreto, com uma idade compreendida entre os 5,8 e 6,9 anos, de uma escola de primeiro grau da Cidade de Córdoba-RA. Para a diferenciação entre os sujeitos que se encontravam nos diferentes níveis de desenvolvimento, foi utilizado o método clínico piagetiano. Os dados sobre as estratégias de ação utilizadas, foram coletados quando da realização de um jogo de situação. A partir desta situação, durante o jogo, as crianças indagadas sobre que idéias guiavam sua ação imediata anterior e sobre que idéias antecipavam a ação do companheiro. Ao mesmo tempo, foi realizada uma filmagem de um plano geral da totalidade do campo de jogo, com o objetivo de registrar os graus de deslocamentos das crianças em cada área de jogo. Para a análise dos resultados das entrevistas, utilizou-se um procedimento hermenêutico, enquanto que para a análise das ações motoras foram utilizadas as freqüências do uso de quatro recursos táticos, pelos grupos de desenvolvimento cognitivo pré-operatório e operatório, comparadas estatisticamente através da prova qui-quadrado.Com base nos resultado, chegou-se as seguintes conclusões: os estágios de desenvolvimento cognitivo, dentro da proposta psicogenética, operatório e pré-operatório parecem influenciar de forma diferenciada nas possibilidades de reflexão sobre o jogo de situação, quando comparadas crianças de mesma faixa etária. Há indícios de que o desenvolvimento cognitivo seja um fator importante para resolver os problemas do jogo de situação, sendo este capaz de influenciar na possibilidade de seleção dos recursos táticos no decorrer do mesmo. O nível de desenvolvimento cognitivo, aparentemente influencia as possibilidades de introspecção das crianças sobre as razões que originaram as ações motoras, tendo uma marcada vantagem o grupo operatório sobre o pré-operatório, nas possibilidades de explicar-se. Sugere-se: o uso da metodologia clínica psicogenética e da entrevista durante jogos de situação, como forma de conhecer como as crianças constróem seu conhecimento sobre eles, bem como conhecer como o desenvolvimento cognitivo afeta esta possibilidade de construção; realizar investigações com o objetivo de estabelecer o tipo de estratégias utilizadas por sujeitos em estágios de desenvolvimento cognitivo diferentes aos contemplados neste estudo; realizar o mesmo tipo de pesquisa com outros jogos de situação, particularmente com aqueles que contemplem a participação de dois ou mais colegas por equipe.
[es] El propósito fundamental de este estudio fue investigar como el nivel de desarrollo cognitivo, según la teoría psicogenética, influye en las estrategias de acción de los niños en juegos motores de situación. El estudio se caracterizó como una investigación causal-comparativa. La muestra fue integrada por 20 infantes de sexo masculino, seis (6) clasificados en el estadio preoperacional, seis (6) en transición del estadio preoperacional al operacional concreto y ocho (8) clasificadas en el estadio operacional concreto, con una edad comprendida enter los 5,8 y 6,9 años, de una escuela de nivel primario de la Ciudad de Córdoba – R.A.. para identificar los sujetos que se encontraban en los diferentes niveles de desarrollo fue utilizado el método clínico piagetiano. Los datos sobre las estrategis de acción utilizadas fueron recolectados cuando participaban de un juego de situación. A partir de esta situación, durante el juego, los niños fueron indagados sobre las que ideas guiaban su acción inmediata anterior y las ideas que anticipaban la acción del compañero, a la vez, fue realizada una filmación desde un plano general de la totalidad del campo de juego, con el objetivo de registrar los desplazamiento de los niños en cada área de juego. Para el análisis de los resultados de las entrevistas se utilizó un procedimiento hermenéutico, en cuanto que para el análisis de las acciones motoras fueron utilizadas as frecuencia del uso de cuatro recursos tácticos por los grupos con desarrollo cognitivo preoperacional y operacional, comparadas estadísticamente a través de la prueba chi-cuadrado. Con base en los resultado se llegó a las siguientes conclusiones: los estadios de desarrollo cognitivo operacional y preoperacional, dentro de la propuesta psicogenética, parecen influenciar de forma diferente las posibilidades de reflexión sobre el juego de situación, cuando comparados niños de la misma franja de edad. Hay indicios de que el desarrollo cognitivo es un factor importante par resolver los problemas del juego de situación, capaz de influenciar en la selección de los recursos tácticos en el recorrer del mismo. El nivel de desarrollo cognitivo, aparentemente influencia las posibilidades de introspección de los niños sobre las razones que originaron las acciones motoras, presentando una marcada ventaja en las posibilidades de explicarse el grupo operacional sobre el preoperacional. Sugiérese, con base en esta investigación, el uso de la metodología clínica psicogenética y dela entrevista durante los juegos de situación, como forma de conocer como los niños construyen su conocimiento sobre estos, también para estudiar como el desarrollo cognitivo afecta esta posibilidad de construcción, realizar investigaciones con el objetivo de establecer el tipo de estrategias utilizadas por sujetos en estadios de desarrollo cognitivo diferentes a los contemplados en este estudio; realizar el mismo tipo de investigación con otros juegos de situación, y particularmente con aquellos que contemplen la participación de dos o más colegas por equipo.
   
Titulação: Mestre em Ciência do Movimento Humano
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Ruy Jornada Krebs
[Membro da Banca] Pablo Juan Greco**
[Membro da Banca] Pedro Jose Winterstein**
   
Assunto(s):
[pt] não disponível
[es] not available
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Santa Maria - RS - BR
   
Data da defesa:
[pt] 07/11/1996
[en] 07/11/1996
   
Número de Páginas: 104
   
Arquivo(s):
PDF - PDF- dissertação (parte 1)
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