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Autor: Liana Fatima Fuga Vasconcelos
   
Título(s):
[pt] O corpo nas aulas de Educação Física: docilidade ou corporeidade
[en] not available
   
Instituição de Defesa: Universidade Metodista de Piracicaba
   
Resumo(s):
[pt] O presente estudo investiga como o corpo vem sendo trabalhado nas aulas de Educação Física, em específico, no ensino fundamental, da pré-escola à 4ª série. Buscamos, neste estudo, verificar em que medida o apreço ao corpo impõe-se como automatismo, configurando-se numa relação corpo-máquina, produção imediata de resultados ou, se os procedimentos em relação ao corpo fomentam uma postura e uma linguagem de corporeidade. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo, observando as aulas de Educação Física e posteriormente entrevistamos os docentes. A amostra da pesquisa foi organizado com base na seleção de cinco escolas da rede municipal de ensino, localizadas na sede do município de Marechal Cândido Rondon, Estado do Paraná. Oito professores, docentes nessas escolas, constituíram os sujeitos da pesquisa. Dois tipos de instrumentos foram utilizados: a) observações descritivas das aulas de Educação Física, da pré-escola à 4ª série e b) entrevistas com os docentes. Cada docente teve seis aulas observadas, perfazendo um total de 48 observações e oito entrevistas. A partir das observações e das entrevistas, foram retirados “indicadores” que possibilitaram a construção de “categorias”, com vistas à análise, respectivamente, da prática docente e do discurso teórico do professor. De posse dos dados, sintetizados nos “indicadores” e englobados nas “categorias”, procedeu-se à interpretação dos resultados. Os dados apresentados nos permitem concluir que o apreço ao corpo impõe-se como automatismo, configurando-se numa relação corpo-máquina, produção imediata de resultados. A dificuldade na percepção da corporeidade integra tanto a prática docente quanto o discurso teórico do professor. As contradições e a postura centrada no adestramento, na docilidade e na obediência ainda repercutem, de forma significativa, no cotidiano escolar das aulas de Educação Física, da pré-escola à 4ª série. Essa situação merece reflexão e implica a retomada de questões fundamentais no âmbito do ensino-aprendizagem, em relação às aulas de Educação Física.
[en] This paperwork investigates how the body hás being worked in the Physical Education classes, specifically, in the fundamental teaching, from nursery school to the 4th grade. We searched, in this study, verify in which measurement the body’s appreaciation imposes itself as automatism, configuring itself in a bodymachine relation, immediate production of results or if the procedures in relation to the body foment a posture and a language of corporeality. Therefore, we carried out a friedwork, observing the Physical Education classes and afterwards interviewing the teaching board. The research sample was organized based in the selection of five schools from the municipal net of teaching, situated in the Marecham Candido Rondon Country, in Paraná. Eight teachers, from those schools, constituted the research subjects. Two kinds of instruments were used: a) descriptive observations of the Physical Education classes, from nursery school to the 4th grade and b) interviews with the teaching board. Each teacher had six classes observed, completing a total of 48 observations and eihgt interviews. From the observations and the interviews, “indicators” were taken that made possible the categories construction aiming at the analysis, respectively of the teaching skill and of the teacher’s theoretical speech. Holding the data, synthesized in the indicators and englobed in the categories, we proceded the results interpretation. The presented data allow us to conclude that the body’s appreciation imposes itself as an automatism, configuring itself a body-machine relation, an immediate production of results. The difficulty in the corporeality perception integrates as much the teaching practice as the teachers theoretical speech. The contradictions and the posture centered in the training, in the docility and obedience still reflect, in a meaningful way, in the school everyday life of the Physical Education classes, from the nursery school to the 4th grase. That situation deserves reflection and involves the recapture of fundamental questions in the teaching-learning ambit regarding the physical education classes.
   
Titulação: Mestrado em Educação
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Wagner Wey Moreira 6
[Membro da Banca] José Maria de Paiva
[Membro da Banca] Joao Batista Andreotti Gomes Tojal**
   
Assunto(s):
[pt] nao disponível
[pt] EDUCACAO
[en] not available
   
Local de defesa: Piracicaba - SP - BR
   
Data da defesa:
[pt] 1992
[en] 1992
   
Número de Páginas: 238
   
Arquivo(s):
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