NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz
   
Título(s):
[pt] A motivação humana e o gesto técnico no contexto da dança
[en] The motivation human being and the gesture technician in the context of the dance
   
Instituição de Defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
   
Resumo(s):
[en] This research was developed aiming at understanding the reasons which leads a human being to seek the mastering of the technical gesture in dancing. By using the exploration and description methods I endeavored to captivate, not only the appearance of the phenomenon being studied, but also it’s relations, it’s changes, and the consequences it has on humans. To accomplish, that I analyzed the content of the theoretical references and the information acquired through interviews and questionnaires. In that perspective, the School of Dance of the Artistic Forming Center (CEFAR) of the Fundação Clóvis Salgado-Palacio das Artes- BH/MG, was chosen as the sample for this research, and the information gathered indicated the transcendence of the meaning of dance and human motivation to learn the technical gesture and it’s practice. Thus, it was possible to observe the dancer’s body language in its totality, in interaction with the world. Dance, in this context, is one of humanity’s means of manifestation through which body gesture may be poetically built in metaphoric movements that give form to the artistic content. Historically speaking, it can be seeing that dance is created and recreated, with regards to it’s body technique, in a dynamic exercise that constitutes an opportunity for discoveries and renewals, springing from human motivation, which is the compelling force of all human being’s. Therefore, besides being only a way of existence, dance is also the materialization of the subjects desires; desires which permeate aspects of the sensitive and intelligible ambit, leading towards new perceptive and expressive realities of feelings. In that regard, it was observed that in western tradition, the dancer has been guided in expressing specific extra-daily techniques the playful experience of the body is inserted in the dance and by the dance. Finally, we can reflect on the relevance of the dance leading to the development of the aesthetics, critic and creative conscience of mankind in dialogue with the theories of human motivation, technical body training and Physical Education. This dialogue points to the utopia of mutual experience of rediscoveries and advances in the understanding of the meaning of this and of other manifestations of the human movements and the pedagogic actions allied to technical corporal training.
[pt] No sentido de conhecer e compreender os motivos que levam o ser humano a buscar o domínio do gesto técnico na dança, desenvolvi uma pesquisa, utilizando-me do método da exploração e da descrição para captar não só a aparência do fenômeno estudado, mas também sua essência, buscando as causas de sua existência, procurando compreender sua origem, suas relações, suas mudanças, bem como as conseqüências que terão para a vida humana. Utilizei, para tanto, da análise do conteúdo para a leitura do referencial teórico e dos dados levantados através das entrevistas e questionários utilizados. Nessa perspectiva, a Escola da Dança do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (CEFAR) -Palácio das Artes- BH/MG, foi escolhida como amostra desta pesquisa, e os dados ali coletados indicaram-me a transcendência do significado da dança e da motivação humana para o aprendizado do gesto técnico em sua prática. Dessa maneira foi possível observar a corporeidade do bailarino numa perspectiva de totalidade em interação com o mundo, e a dança, neste contexto, é uma das possibilidades de pronunciamento do ser humano onde o gesto corporal pode se construir poeticamente através de movimentos em metáforas que dão forma ao conteúdo artístico. Numa abordagem histórica, a trajetória da dança, sob a perspectiva da técnica corporal, é criada e recriada num exercício dinâmico que se constitui em oportunidade de descobertas e de renovo a partir da mola-mestra de todo o ser, que é a motivação humana. Assim a dança alem de ser um modo de existir é também a materialização dos desejos de seus sujeitos, desejos estes que permeiam aspectos no âmbito do sensível e do inteligível em direção a novas realidades perceptivas e expressivas do sentimento humano. Nesse sentido, observei que na tradição ocidental o bailarino tem sido orientado na expressividade das técnicas corporais extracotidianas específicas, em detrimento da linguagem e da fala corporal, nas antrelinhas de arte, da estética e da cultura, numa estrutura Eu-Mundo. Por outro lado, o pronunciamento desse sujeito é para ser compreendido e sentido como algo mais variado e complexo, não restrito ao significado da expressividade, mas também aos inúmeros fatores que o orientam. Abordando teorias sobre a motivação humana, na expectativa de buscar subsídios para compreender os meandros relativos aos fatores motivacionais que vêm impulsionando o ser humano a buscar o aprendizado e o domínio de técnicas extracotidianas para a expressão da dança pode-se observar que ao longo do processo ensino-aprendizagem esses motivos podem se transformar em geradores de sentido e de valores socioculturais. Os dados indicaram-me ainda, que no uso das técnicas corporais extracotidianas pelo bailarino está inserido a vivencia lúdica do corpo na dança e pela dança. Enfim, temos a possibilidade de reflexão sobre a relevância da dança em direção ao desenvolvimento de uma consciência estética, crítica e criativa do ser humano, em diálogo com as teorias da motivação humana, do treinamento de técnicas corporais e da Educação Física, dialogo este voltado para a utopia de uma experiência mutua de descobertas e avanços na compreensão dos significados tanto desta como das inúmeras manifestações da cultura de movimentos humanos e das ações pedagógicas aliadas ao treinamento técnico corporal.
   
Titulação: Mestre em Educação Física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Treinamento esportivo
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Myriam Evelyse Mariani
[Membro da Banca] Dietmar Martin Samulski
[Membro da Banca] Virgínia Araújo Figueiredo
   
Assunto(s):
[en] Not available
[pt] Não disponível
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Belo Horizonte - MG - BR
   
Data da defesa:
[pt] 26/10/1998
[en] 26/10/1998
   
Número de Páginas: 204
   
Arquivo(s):
PDF - PDF-Dissertação
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br