NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Maria Cecília de Paula Silva
   
Título(s):
[pt] O esporte na proposta pedagógica de educação física do colégio Granbery: uma compreensão histórica
[en] The sport in the Physical Education in the Colégio Grambery: a historical comprehension
   
Instituição de Defesa: Universidade Gama Filho
   
Resumo(s):
[pt] Este estudo se caracteriza como uma pesquisa histórica de caráter exploratório sobre a presença da Educação Física na prática educativa do Colégio Granbery no início do século XX, um dos principais estabelecimentos de ensino de Minas Gerais. Sua intenção fundamental é discutir a utilização do esporte como meio significativo para a instituição à época, no que tange à formação do homem pretendido pela sociedade urbano-industrial em desenvolvimento, de acordo com as solicitações primeiras do capitalismo em avanço. Utilizo como fontes os atos escritos dos poderes públicos e particular, periódicos e iconografias do Granbery, além de entrevistas com ex-alunos à época. Considerou-se a escola como o local propício para o cultivo de uma cultura específica, resultado de práticas e representações educacionais que auxiliam a construção de posturas do aluno. As categorias analisadas aglutinaram-se na perspectiva do controle do corpo como forma de poder: na utilização da competição como sendo o princípio norteador do trabalho esportivo, objetivando o rendimento; na convergência dos discursos orais e escritos em relação à questão higiênica; além da prática esportiva que era dispensada às suas alunas. As evidências denunciam que houve um movimento de gênese do esporte escolar anterior ao que nos aponta a historiografia na área. Apontam também para a utilização do esporte como um símbolo do progresso pretendido, formando o ideal de homem e indicando a assimilação de uma disciplina corporal que refletia os princípios da moral burguesa, contribuindo assim, para a formação de uma elite intelectual e política pronta para assumir cargos de responsabilidade e se tornarem a classe dirigente do país. No que se refere à questão do gênero, o estudo indica que, já na década de vinte, o Granbery oportunizou a prática do esporte competitivo pelas mulheres, contribuindo, de certa forma, para a emancipação da mulher no esporte.
[en] This study is characterized as a historical research of exploratory character about Physical Education practice in the beginning of 20th century at Colégio Granbery, one of the most important schools the states of Minas Gerais. Its fundamental intention is to discuss the use of sports as a significant way for the institution at that time, in what regards the man’s formation intended by a developping urban-industrial society, acording to the Prime capitalism solicitation in advance. As research sources I use writen papers from the public and private power, periodicals and photos from Granbery, besides interviews with former students (of that time). The school was considered a proper place for the development of a specific culture, resulted from practices and educational representations that help building the student atitude. The analitical categories were put together as a perspective of controlling the a body as a form of power. The use of competition as the sportsman goal, searching for results; converging written and oral speeches related to the higienic question; besides the sport practices that were offered to the girls. The evidences show that there has been a moviment of genesis of the school sport took acount earlier than what is registrered in the hystoriograpy. It also indicates the use of sorts as a symbol of progress, forming the ideal man and indicating assimilation of body discipline that reflected the moral bourgeoisie principle, contributing, in this way, to the development of a intelectual and political elite to assume responsability positions and become the country leading class. In what concerns gender, the research showed that women in Granbery, in 1920, that already the opportunity of practinging competition sports, indicating signis of the emancipation women in sport.
   
Titulação: Mestre em Educãção Física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Vitor Marinho de Oliveira
[Membro da Banca] José Silvério Baia Horta
[Membro da Banca] Vera Lucia de Menezes Costa
   
Assunto(s):
[pt] Educação física escolar e esporte
[pt] historia da educação física
[pt] esporte escolar e protestantes no Brasil
[pt] educação física escolar e religião
[pt] esporte, corpo e poder
[pt] Corpo, competitividade e rendimento.
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Rio de Janeiro - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 05/1998
[en] 05/1998
   
Número de Páginas: 153
   
Arquivo(s):
PDF - -Parte 1
PDF - -Parte 2
PDF - -Parte 3
PDF - -Parte 4
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br