NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Eduardo Jose da Costa e Faria
   
Título(s):
[en] BODY DIMENSIONS OF A SCHOOL POPULATION AND THEIR IMPLICATIONS ON THE METHODOLOGICAL STRATEGIES
[pt] Dimensões corporais de uma população de escolares e suas implicações no ensino da Educação Física.
   
Instituição de Defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
   
Resumo(s):
[en] The aims of this study are: (a) to provide an anthropometric description of a group of students aged 07 to 19 years; (b) to suggest some methodological strategies drawn from those data. The target population is the school population enrolled at the Escola Estadual Presidente Dutra, in Itaguaí, a rural municipality in the State of Rio de Janeiro. To carry out this study a sample of 10% (51 male and 64 female) out of the target population was randomly selected. Measurements of stature, body weight, sitting height, shoulder height, elbow height, hip height, span, upper limb length, vertical grip reach, forward grip reach and skinfold were made. The literature reviewed suggests a correspondence between the process of growth, maturation and development and schooling leveis. However, the results show that in that school of the Brazilian public schooling system there is no such correspondence. For example, in the 1 st scholing year instead of 6-7 year old children we found a majority of 08 sd. 2.0 year old students. These findings indicate that new methodological strategies could be useful.
[pt] Os objetivos deste estudo são: descrever os estágios de crescimento e maturação dos alunos de ambos os sexos, entre 7 e 19 anos da Escola Estadual Presidente Dutra, localizada em Itaguaí (Rio de Janeiro); investigar as condições morfológicas de manifestação do movimento humano daqueles alunos; e contextualizar pedagogicamente os resultados desse estudo, de forma a subsidiar o planejamento do ensino em educação física. Uma amostra de aproximadamente 10% (51 meninos e 64 meninas) da população escolar foi randomicamente selecionada. Mediram-se área de gordura do braço (AGB), índice de massa corporal (IMC), estatura, peso, dobras cutâneas, diâmetros ósseos e do tronco, comprimento dos membros superior e inferior. Os dados revelaram que: 55% das meninas e 37% dos meninos obtiveram IMC abaixo do peso normal (<18,9); 6% das meninas e 8% dos meninos apresentaram peso excessivo (de 25,0 a 29,9) e obesidade (>30,0). Essa constatação aponta para a necessidade de uma análise mais acurada do estado nutricional e da composição corporal dessas crianças, observando-se aspectos tais como: somatotipologia, raça e níveis maturacionais. Ao contextualizar pedagogicamente os resultados, constatamos que a cineantropometria pode se tornar um valioso instrumento didático-pedagógico para a melhoria da qualidade do ensino da educação física na escola pública.
   
Titulação: Mestre em Educação Física
   
Programa de Pós-Graduação: Ciências da Saúde
   
Área de Concentração: Ciências do desporto
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Alfredo Gomes de Faria Junior**
   
Assunto(s):
[pt] Não Disponível
[pt] EDUCACAO FISICA
[en] Not available
   
Local de defesa: Rio de Janeiro - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 07/1996
[en] 07/1996
   
Número de Páginas: 116
   
Arquivo(s):
PDF - PDF - DISSERTAÇÃO
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br